Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Museu alemão rastreia as origens do futebol

Quem realmente inventou o futebol: os nativos americanos? Os índios sul-americanos? Foram os mexicanos, os chineses, os japoneses ou os esquimós? O Museu de Etnologia de Hamburgo (Völkerkundemuseum), Alemanha é uma entidade das mais respeitáveis no mundo e está empenhada em responder a essa pergunta que tanto intriga os historiadores: quem realmente inventou o futebol? O esporte tem alguma relação com alguns jogos que eram praticados desde a antiguidade? Para isso o Museu vem rastreando as raízes do esporte.

Uma exposição chamada “"Fascinação Futebol", exibe tudo o que já foi apurado até hoje. Imagens coloridas de bolas, roupas, chuteiras e outros equipamentos mostram o esporte antigo que teoricamente deu origem ao futebol moderno. A forma mais primária de um jogo com bola é geralmente associada a um jogo chinês chamado "Ts'uh Kúh”, criado há 4.700 anos para ensinar os soldados sobre a cooperação e vigilância. A exposição mostra um exemplo disso.

"Fascinação Futebol" fala de bolas de pedras de 6 mil anos desenterradas no sudoeste dos Estados Unidos que são similares às usadas hoje por nativos norte-americanos em dois tipos de jogos parecidos com o futebol. A exibição mostra um par de chuteiras pretas e vermelhas que foram usadas no Japão do século 7 por imperadores, cortesãos e samurais no jogo “kemari”. Nesse jogo o objetivo era se movimentar o menos possível e as solas das chuteiras não deveriam ser mostradas.

A exposição também detalha um jogo mexicano chamado “Ulama”, de 1500 A.C., sendo que uma versão dele ainda é jogado hoje em dia. Os jogadores têm que chutar a bola por anéis de pedra com seus quadris.

Um crânio e presas de morsa decoram a parte que explica como os esquimós acreditam que as Luzes do Norte brilham quando seus ancestrais estão jogando futebol com um crânio. Esquimós normalmente gostam de jogar em campos de gelo em temperaturas de 50 graus Celsius negativos e tradicionalmente recebem convidados desafiando-os para um jogo. O primeiro jogo de futebol intercontinental aparentemente aconteceu na Groenlândia em 1586, entre o explorador inglês e sua tripulação e os habitantes de Godthab.

Uma das partes mais atraentes mostra as origens do "calcio storico", de Florença, um jogo que apresenta similaridades com o rúgbi moderno e tem sido disputado desde o século 16.

Apesar de os ingleses terem criado à primeira associação de futebol em Londres, em 1863, a Escócia é apresentada como um berço do futebol moderno. A exposição utiliza várias peças do museu do futebol escocês de Glasgow. Os registros mostram que um jogo aconteceu em Aberdeen em 1633, incluindo goleiros e marcação homem a homem.

Mesmo que muitas dessas coisas nada tenha a ver com o futebol moderno, é inegável que se trata de um trabalho da mais alta qualidade e que merece ser visto. Não sei se a exposição "Fascinação Futebol" esteve alguma vez no Brasil. Se não esteve, seria ótimo que a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ou outra entidade a trouxesse para ser vista nas principais cidades brasileiras. (Texto e pesquisa: Nilo Dias)

Funcionários do Museu Etnológico de Hamburgo cuidam dos últimos detalhes da exposição 'Fascinação Futebol', que narra a história do esporte em aproximadamente mil metros quadrados. Na foto, um dos objetos expostos: o relógio do estádio Hampden Park, da equipe escocesa Queen's Park FC, de Glasgow. (Foto: DW-WORLD.DE)