Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 10 de março de 2008

O “vovô” do futebol brasileiro

A trajetória do futebol no Rio Grande do Sul começou oficialmente em 19 de julho de 1900 com a fundação do Sport Club Rio Grande, primeiro e mais antigo time do futebol brasileiro em atividade. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) consagrou o dia 19 de julho, aniversário do S.C. Rio Grande, como o “Dia do Futebol Brasileiro”.

Ao final do século XIX, existia em Rio Grande a “Casa dos Atiradores”, também chamada de “Tiro Alemão”. Ela reunia inclusive operários da Companhia de Tecidos Rheingantz, que foi durante décadas o maior estabelecimento fabril do Rio Grande do Sul. Em suas instalações havia espaço físico para a prática do futebol. Foi ali que os alemães da fábrica realizaram exibições esporádicas de futebol.

Jovens riograndinos, entre os quais imigrantes alemães e ingleses, decidiram montar um time para jogar contra os marinheiros que chegavam ao porto. O jovem Arthur Cecil Lawson, recém vindo de um período de estudos na Inglaterra trouxe o gosto pelo futebol, material esportivo e a experiência de já ter jogado na Europa como goleiro. O desejo de implantar o futebol na cidade encontrou resistência da forte colônia alemã existente na época.

Nesse período chegou a Rio Grande o jovem Johannes Cristian Moritz Minnemann, influente membro da sociedade, aficionado do futebol e nascido em Hamburgo, Alemanha, em 17 de julho de 1875, que se tornou o maior entusiasta da idéia.

Minnemann reuniu alemães, ingleses, portugueses e brasileiros com a finalidade de fundar o clube. Isso só não aconteceu no dia 17 de julho de 1900, no Clube Germânia (hoje Sociedade Germânia), porque houve reação contrária a presença de não-alemães. Depois de dois dias de discussões houve o consenso e o clube foi fundado. A ata de fundação foi redigida em alemão por Minnemann, que dominava mal o português. As cores escolhidas foram vermelho, verde e branco, como homenagem ao Rio Grande do Sul.

Minnemann desempenhou duas funções na nova entidade: "guarda-esportes" e zagueiro do time principal. Na primeira, era encarregado de organizar as partidas, ensinar as regras e o jogo aos novatos. Na segunda, dominava o campo e esbanjava categoria.

Casou-se em Rio Grande com a professora Adélia Marques e teve dois filhos nascidos no Brasil. Em 1912, partiu para Hamburgo com a família. Após a 1ª Guerra Mundial, tentou retornar, mas a falta de rotas marítimas entre os dois países e problemas com as autoridades francesas e suíças fizeram com que se decidisse por morar em Portugal.

Minnemmam morreu na cidade do Porto em 1929, sem nunca ter retornado a Rio Grande ou a terras brasileiras. De seus cinco filhos, dois já visitaram Rio Grande nos anos 80, para conhecer de perto o grande legado deixado pelo pai no sul do Brasil.

A primeira exibição futebolística ocorreu em 9 de outubro de 1900, entre sócios do clube. O jogo foi no campo do Clube de Tiro Alemão, perante 600 pessoas. A bola foi importada da Inglaterra. Em 18 de maio de 1901 os adversários foram os marinheiros da canhoneira inglesa “Nymph”. O resultado foi um empate de 2 X 2. Um segundo jogo foi realizado, dessa vez com vitória brasileira por 2 X 1. É provável que esses tenham sido os primeiros amistosos internacionais de um clube de futebol brasileiro.

No dia 17 de julho de 2000, data do centenário do clube, o histórico jogo foi revivido. Os tripulantes de um navio da Marinha Real Britânica, o “Dumbarton Castle”, perderam de 6 X 1 para o Sport Club Rio Grande, representado por sua equipe juvenil.

No início, a ausência de outros clubes no Estado obrigava o Rio Grande a jogar sozinho. Os outros clubes da cidade foram fundados bem depois. O S.C. São Paulo em 1908 e o F.B.C. Rio-Grandense em 11 de julho de 1909. Foram vários os “matchs” de demonstração dos times “A” e “B” do S.C. Rio Grande pelo interior gaúcho.

O S.C. Rio Grande foi o introdutor do futebol em Porto Alegre, Pelotas e Bagé. O primeiro jogo realizado em Porto Alegre ocorreu em 7 de setembro de 1903. Foi um empate sem gols entre as equipes Cores X Brancos do Sport Club Rio Grande. No mesmo dia, após o jogo, os sócios da União Velocipédica, tentaram fundar um clube de futebol, mas não chegaram a um acordo.

Menos de duas semanas depois, estavam fundadas duas agremiações futebolísticas em Porto Alegre, ambas em 15 de setembro: o Grêmio F.B. Portoalegrense e o Fuss-Ball Club Porto Alegre, este por iniciativa dos ciclistas alemães da Rodforvier Verein Blitz. O Fuss-Ball encerrou as atividades na década de 40 e o Grêmio existe até hoje.

No dia 4 de outubro de 1901, a convite da União Gaúcha aconteceu em Pelotas a primeira partida de futebol que se tem notícia. O futebol foi apresentado à cidade pelos atletas do Rio Grande, em jogo demonstrativo de suas equipes “A” e “B”.

Em 1º de janeiro de 1906, criou-se em Pelotas o Club Sportivo, para a prática do futebol. Meses depois, por uma cisão dessa recente entidade esportiva surgiu o Foot-Ball Club. No dia 10 de janeiro de 1906, criou-se o Club Sportivo Internacional. Nesse mesmo ano de 1906, outro clube teve sua fundação, o Sport Club União. Logo após a criação destas equipes de futebol, inúmeros jogos amistosos foram realizados entre estas instituições, tornando-se o futebol um esporte popular na cidade.

Os principais clubes da cidade surgiram depois. S.C. Pelotas, fundado em 17 de setembro de 1908, G.E. Brasil, fundado em 7 de setembro de 1911 e G.A. 9º Regimento (atual G.A. Farroupilha), fundado em 26 de abril de 1926.

Em 15 de novembro de 1906 o S.C. Rio Grande concluiu sua missão difusora ao visitar a cidade de Bagé e lá introduzir o futebol. O jogo entre os times “A” e “B” fez parte da programação da Exposição Agropecuária. Um pequeno público assistiu à apresentação, porque o futebol era considerado na época “uma indecência, uma imoralidade, onde homens de perna cabeluda de fora, correndo, davam coice numa bola”...

No mesmo dia foi criado o primeiro time de futebol de Bagé, o Sport Club Bagé, inicialmente com as cores azul e branco, depois preto e amarelo. Ele manteve-se ativo até 1914, quando seus principais jogadores resolveram jogar pelo Guarany F.C., fundado em 19 de abril de 1907. Em 5 de agosto de 1920 surgiu o Grêmio Esportivo Bagé.

Durante muitos anos o S.C. Rio Grande foi soberano no futebol gaúcho. Tanto que só perdeu sua invencibilidade em 1909, para o S.C. Pelotas. Foi o primeiro clube brasileiro a realizar uma partida de futebol internacional, em 1910, contra o então poderoso Clube Atlético Estudiantes, da Argentina, a quem depois retribuiu a visita. E em 1911 enfrentou a Seleção Uruguaia. Mas o maior feito da história do clube foi a conquista do título de Campeão Gaúcho de 1936.

A rica história do S.C. Rio Grande, hoje disputando a 2ª Divisão gaúcha está sendo preservada. Em 2001, a produtora cultural Helena Portella criou o Memorial Johannes Cristian Moritz Minnemann, onde estão guardados troféus, fotos antigas, flâmulas e documentos importantes da fundação do clube, verdadeiros tesouros do futebol brasileiro. (Texto e pesquisa: Nilo Dias)

Equipe do S.C. Rio Grande, campeão gaúcho de 1936. (Foto:Acervo do S.C. Rio Grande)