Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Arthur Dallegrave, 57 anos de amor ao Internacional

Morreu ontem (17), Arthur Dallegrave, um dos mais importantes dirigentes de toda a história do S.C. Internacional de Porto Alegre, aos 78 anos de idade (11-04-1930), 57 deles dedicados ao futebol. O ex-presidente colorado sofria de problemas na bexiga e por isso estava internado no Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRGS). Na semana passada sofreu intervenção cirúrgica. Ontem após sofrer três paradas cardíacas, não resistiu. O corpo, coberto com uma bandeira do Internacional foi velado no Salão Nobre do Estádio Beira-Rio e sepultado hoje às 14 horas no Cemitério São Miguel e Almas na capital gaucha.

O dirigente era casado com Clara Eulália Maciel Dallegrave e deixou os filhos Arthur Júnior, Cylene, Giovanna e Bianca. Na sua vida profissional, foi sócio gerente da Loja Senador Moda Masculina, de 1957 a 1989, e sócio gerente da Garagem Dallegrave, de 1967 até novembro de 2008.

Dallegrave era muito querido por todos, torcedores do Internacional, ou não. Em seu velório, além dos familiares e amigos mais íntimos, personalidades do mundo político também se fizeram presentes, como a deputada federal Manuela D'Ávila, que é colorada, e vereadores de Porto Alegre. O clube rival, Grêmio, enviou uma coroa azul e branca, colocada em meio a um mar de flores vermelhas. No seu site oficial, o Grêmio divulgou uma nota de pesar pela morte do ex-presidente do Inter. No Estádio Olímpico a bandeira do clube, comemorativa aos 25 anos do primeiro título da Copa Libertadores, foi hasteada a meio-mastro.

Arthur Dallegrave, que ingressou no futebol em 1948, como presidente do Fluminense F.C., clube amador do bairro Bonfim deixa uma história de grande dedicação ao Internacional de quem era sócio desde 1947. Em 1950, com apenas 20 anos de idade ingressou no Conselho Deliberativo, na gestão do ex-presidente Ephraim Pinheiro Cabral. Neste mesmo ano, assistiu de perto aos jogos da Copa do Mundo sediados no Estádio dos Eucaliptos.

Na década de 1960 trabalhou nas categorias de base e depois teve intensa participação na construção do Estádio Beira Rio, como membro do Comitê de Construção.

Foi presidente colorado nos anos de 1982 e 1983, período em que foram conquistados dois títulos de campeão gaúcho. Depois, por diversas vezes ocupou a vice-presidência de futebol do clube, inclusive ao lado do então presidente Frederico Arnaldo Ballvé, no histórico octacampeonato gaúcho do Inter, de 1969 a 1976.

Mais recentemente, foi primeiro vice-presidente na gestão de Fernando Carvalho, tendo sido nome importante nas conquistas da Copa Libertadores da América e Mundial FIFA, em 2006. Atualmente era o presidente da comissão de festejos do centenário do Internacional, a ser comemorado no ano que vem.

Nos 57 anos que dedicou ao Internacional, Dallegrave participou ativamente de vários momentos inesquecíveis do clube, desde os tempos do velho estádio dos Eucaliptos. Viu o “Rolo Compressor” dar show, vibrou com as jogadas do grande Tesourinha, assistiu o time de ouro encantar o Brasil com três conquistas nacionais. Ajudou a levantar taças junto de craques como Falcão, Lula, Carpegiani, Batista, Manga, Flávio Minuano, Figueroa, Marinho, Dadá Maravilha, Mário Sérgio, entre outros, sob o comando de Rubens Minelli.

E depois o título invicto de 1979, único até hoje no Brasil, com a liderança do saudoso Ênio Andrade. No site do Inter uma frase de Dallegrave sobre esse histórico feito, tem lugar de destaque: “Ouso dizer que jamais outro clube do país conquistará um campeonato de tal forma”. Ele também esteve no Morumbi e no Beira Rio quando o time ganhou a Libertadores, e no Japão, no maior feito de toda a história colorada.

Nem nos momentos difíceis que enfrentou nos seus últimos dias, Dallegrave deixou de lembrar o Internacional. Ele acompanhava tudo, mesmo à distância. O dirigente Fernando Carvalho conta que após a vitória sobre o Boca Juniors, na Bombonera, pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, Dallegrave ligou do hospital para mandar um abraço, o que emocionou a todos que ainda estavam no vestiário comemorando o grande feito.

O presidente Vitorio Piffero, do S.C. Internacional fez um pronunciamento oficial sobre a perda: “Está de luto a nação colorada. Arthur Dallegrave era um homem que dedicou a sua vida ao Internacional. Que ajudou o clube a chegar onde está”.

Arthur Dallegrave era um daqueles dirigentes que quase não existem mais e que foram responsáveis diretos por grandes momentos da dupla Gre-Nal. Esses homens viviam os seus clubes de maneira intensa, o tempo todo e se responsabilizavam por compromissos financeiros. E o mais importante, se respeitavam mutuamente, mesmo não esquecendo a “flauta” com os rivais. Exemplo disso era quando perguntavam a Dallegrave se alguém da sua família torcia pelo Grêmio, ele respondia com bom humor: “Graças a Deus, ninguém nunca derrapou na família Dallegrave”. (Pesquisa: Nilo Dias)

Dallegrave ao lado de Figueroa. (Foto: Site oficial do S.C. Internacional)