Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A festa do interior paulista

O futebol do interior paulista mostrou força este ano ao classificar duas equipes para o Campeonato Brasileiro da Série A de 2009, o Esporte Clube Santo André e o Grêmio Recreativo Barueri, que levam o nome de suas cidades. O clube do ABC, depois de 25 anos fora da elite nacional (última vez em 1984, quando foi 10º colocado) garantiu vaga na 36ª rodada (15/11), quando derrotou de virada o Ceará, em pleno Estádio Castelão, em Fortaleza, por 3 x 2, com gols no finalzinho do jogo. Já o Barueri, com apenas sete anos de futebol profissional conquistou neste sábado (22/11) um lugar entre os grandes do futebol brasileiro, ao derrotar o América (RN), por 3 X 0.

O Esporte Clube Santo André foi fundado em 18 de setembro de 1967, na época como Santo André Futebol Clube. A expectativa era criar um clube que fizesse frente aos clubes de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, os maiores expoentes do futebol interiorano paulista e tantas outras cidades brilhavam com seus representantes.

A idéia surgiu na Liga de Futebol Amador da cidade, presidida pelo desportista Wigand Rodrigues dos Santos e logo ganhou muitos adeptos. A assembléia para fundação do clube aconteceu numa noite de chuva, na sede do Tiro de Guerra, na Praça 18 do Forte, quando faltou energia elétrica. O Santo André nasceu sob luzes de velas. Apenas quatro meses depois da fundação, em 20 de janeiro de 1968 o Santo André já se tornava um clube de futebol profissional filiado a Federação Paulista de Futebol (FPF) e apto às disputas oficiais.

Em 22 de março de 1975, o Santo André Futebol Clube passou a chamar-se Esporte Clube Santo André, nome que é utilizado até hoje. Foram trocadas também as cores do uniforme. O verde e amarelo deu lugar ao azul e branco. E a troca deu sorte. Naquele mesmo ano o clube conquistou o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (sem acesso). O feito se repetiu em 1981 quando pela primeira vez chegou ao primeiro grupo do futebol paulista.

Já consolidado como clube, em 1984 ganhou destaque também no cenário nacional, ao classificar-se para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. E fez bonito, foi 10º colocado.

Em 2003, o clube viveu momentos inesquecíveis: foi campeão da Copa São Paulo de Juniores; vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série C, que valeu vaga para a Série B de 2004 e campeão da Copa Estado de São Paulo, que garantiu presença na Copa do Brasil do ano seguinte. O clube do ABC surpreendeu a todos e com uma grande campanha conquistou o título, batendo o Flamengo na final, por 2 X 0, em pleno Maracanã lotado de torcedores.

Na condição de campeão da Copa do Brasil, o Santo André habilitou-se à inédita vaga para a disputa da Copa Libertadores da América. Enfrentando adversários bem mais experientes em competições internacionais, acabou eliminado na primeira fase. Mas, sem antes deixar sua marca: uma goleada de 6 X 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela.

Os títulos conquistados pelo E.C. Santo André: Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão (1974); Campeão Paulista da Segunda Divisão (sem acesso) (1975); Campeão Paulista da Segunda Divisão (1981 e 2008); Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão (1974, 1979 e 2001); Campeão da Copa São Paulo de Juniores (2003); Campeão da Copa Estado de São Paulo (2003); Vice-Campeão Brasileiro da Série C (2003); Vice-Campeão da Copa Estado de São Paulo (2004); Campeão da Copa do Brasil (2004) e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro da Série B, que garantiu o acesso a Série A. (2008).

O E.C. Santo André tem como mascote o “Ramalhão”, em homenagem a João Ramalho, fundador da cidade de Santo André em 8 de abril de 1553. O “Ramalhão” é o único mascote "histórico" do Estado de São Paulo, já que a maioria dos clubes prefere usar animais como “Tigre”, “Leão”, “Pantera”, “Águia” e os inúmeros "Galos" existentes no interior paulista, entre outros.

O Santo André disputa seus jogos no Estádio Municipal Bruno José Daniel, que tem capacidade para 15.000 pessoas. O clube é presidido pelo desportista Celso Luiz de Almeida e tem como patrocinadores Auto Shopping Global e Samcil. O material esportivo é fornecido pela Finta.

O Grêmio Recreativo Barueri, de Barueri, na Grande São Paulo, é um clube que recém começa a fazer história. Apesar de muito jovem, foi fundado em 26 de Março de 1989, está surpreendendo a tudo e a todos com sua rápida ascensão no futebol brasileiro. Em apenas sete anos no futebol profissional já conquistou seis acessos, inclusive para participar da 1ª divisão do campeonato paulista e da Série A do brasileiro.

No ano de 2000, em parceria com a iniciativa privada, o Grêmio Barueri iniciou sua caminhada no futebol. Disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão - categoria Juniores - tendo se sagrado vice-campeão.

Em 2001 fez uma parceria com o Roma, jogando e vencendo a Copa São Paulo de Futebol Júnior, numa final memorável em que derrotou o São Paulo F.C. A expressão da conquista tornou inevitável o ingresso no futebol profissional. E de imediato o clube disputou a Série B-3 (sexta divisão) do Campeonato Paulista de Futebol, terminando em 14°. Em 2002, jogou de novo a B-3 e conseguiu acesso para B-2. Em 2003, subiu para a B-1 e em 2004 chegou a Divisão A-3.

Em 2005 foi campeão da A-3 e subiu para A-2. No ano seguinte, ao golear o Sertãozinho por 4 X 1 no antigo Estádio Municipal Orlando Baptista Novelli (hoje o Barueri manda suas partidas na Arena Barueri) sagrou-se campeão da A-2 e assegurou o direito de disputar a primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol de 2008. E não deu outra, no primeiro ano entre os grandes foi campeão do Torneio do Interior.

Em 2006, o Grêmio Barueri disputou o Campeonato Brasileiro da Série C e conseguiu acesso para a Série B do Nacional. E agora o clube consegue a façanha de garantir uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série A do ano que vem, ao derrotar no último sábado (22) o América de Natal por 3 X 0. Quem pensa que o Barueri não pode formar uma grande equipe para 2009, está enganado. Dinheiro, não vai faltar. Os patrocinadores oficiais são fortes: Amil, Embratel e Ibi. O material esportivo é fornecido pela Canxa. E ainda tem o apoio da Gatorade.

O novo estádio da cidade de Barueri, denominado Arena Barueri pertence à Prefeitura Municipal, mas foi cedido em comodato para a Organização Não Governamental (ONG) Grêmio Recreativo Barueri. A construção é nova, o velho Estádio Orlando Baptista Novelli foi demolido. A Arena Barueri ainda não está concluída, mas já atende as exigências da FIFA.

O estádio pode receber 15 mil pessoas, mas em breve a capacidade estará aumentada para 20 mil. A previsão é que até o fim do ano que vem a obra esteja pronta com capacidade total para 40 mil torcedores. E também as obras adicionais de estacionamento e acessos. Depois de concluída a arena será de multiuso e uma das mais modernas do Brasil, podendo receber jogos da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil.

O Mascote do clube é uma abelha e foi criado pelo publicitário Felipe Nani, que integra a equipe de Marketing do Barueri. A idéia da abelha é expressar simplicidade, trabalho em equipe, força em conjunto e produção de riqueza. (Pesquisa: Nilo Dias)

Torcida do Barueri foi importante na campanha da Série B (Foto: Acervo do C.R. Barueri)
Uma das formações do Santo André na década de 1970 (Foto: Acervo do E.C. Santo André)