Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

S.C. Internacional, um gigante de 100 anos (3)

A chegada do ano de 1927 marcou o primeiro grande título conquistado pelo Sport Club Internacional, o de Campeão Gaúcho, quando a equipe sofreu algumas modificações: na zaga, Carlito, jogador da seleção gaúcha foi substituído pelo jovem Gilberto, que veio do 14 de Julho de Santana do Livramento. Ao seu lado o canoense Grant. Na linha média continuavam os experientes Ribeiro e Lampinha, e a revelação Paulo "Manotaço".

No ataque, Nenê, Miro e o uruguaio Ross entraram na equipe, ao lado de Veiga e Barros. Mas a grande mudança foi no gol: Moëller, revelação do Novo Hamburgo. Como o profissionalismo era oficialmente proibido, a imprensa noticiou que Moëller “transferira sua residência” para a capital, e decidira associar-se ao Internacional para continuar a praticar o futebol.

No campeonato municipal, o Internacional empatou logo na segunda rodada com o Cruzeiro, enquanto o Grêmio venceu seus dois jogos. Mas no Gre-Nal o Colorado mostrou que queria o título. Saiu vencendo a partida por 2 x 0, sofreu o empate, mas foi buscar o terceiro gol. Ainda no primeiro turno, porém, o Internacional perdeu mais um ponto, ficando igualado ao rival.

Na abertura do returno, novo Gre-Nal e nova vitória colorada, 3 x 1. Mas logo em seguida o time tropeçou no Americano. A seguir, ganhou todas as outras partidas, enquanto o Grêmio empatou com o Cruzeiro e era goleado pelo Americano por 6 x 3. O Internacional ganhou um título municipal depois de cinco anos e conquistou o direito de disputar seu primeiro campeonato gaúcho.

O campeonato gaúcho, na época era disputado pelos campeões citadinos, e nas seis edições anteriores, os clubes do interior haviam vencido a metade. Pelotas e Bagé eram os grandes centros esportivos, e Rio Grande, Alegrete, Uruguaiana, Cruz Alta, Santa Maria e Santana do Livramento também possuíam equipes tradicionais.

A campanha do Internacional começou contra o Itapuí, de Guaíba. Como o adversário não podia utilizar o seu capitão Nona, por estar mal inscrito, o Itapuí propôs entregar os pontos ao Internacional e disputar uma partida amistosa, o que foi aceito pela FRGD e vencida pelo clube da capital por 3 x 0. Na partida seguinte, o Internacional venceu o Nacional de São Leopoldo por 4 x 1, gols de Veiga (2), Ross e Nenê.

Vencedor da chave metropolitana, o Internacional enfrentou na decisão o vencedor da chave do interior, o G.E. Bagé, campeão estadual em 1925, que tinha alguns jogadores conhecidos, entre eles Pasqualito, atacante famoso pelo forte chute. O jogo foi realizado dia 7 de setembro no Campo da Baixada, perante quatro mil expectadores.

Era uma tarde fria e chuvosa, quando o time do Inter venceu o Grêmio Sportivo Bagé por 3 X 1, com dois gols de Barros e um de Miro. O time campeão de 1927 formou com Grant – Gilberto – Daré – Moller – Miro – Barros - Ross - Veiga – Nenê – Paulo - Lampinha e Ribeiro. Naquele tempo os jogos eram disputados em dois tempos de 40 minutos.

Em 1928, o clube campeão gaúcho atravessou uma grande crise econômica, ao ponto de quase fechar. O Asilo da Providência, dono da chácara dos Eucaliptos comunicou a intenção de venda do terreno. O Inter tinha prazo e preferência de compra, mas não tinha o dinheiro, 40 mil contos de réis. Embora o preço fosse alto, a família Chaves Barcellos concordou em doar a quantia. Mas o dirigente Antenor Lemos foi contra e o negócio não se concretizou. Em março de 1933 foi anunciado nas páginas do “Correio do Povo” a venda de terrenos no novo “Condomínio Jardinópolis”, onde se localizava a antiga Chácara dos Eucaliptos.

Em 1929 o engenheiro Ildo Meneghetti foi eleito presidente do Inter e encontrou um terreno disponível na Rua Silvério, que na época estabelecia o limite da cidade de Porto Alegre. O Inter fez a compra por 220 contos de rés. Dez por cento foram pagos à vista, e o clube parcelou o restante em mensalidades de 3 contos. Os últimos 40 contos foram pagos após a negociação de Sílvio Pirillo, vendido por 50 contos, no final da década de 1930. O estádio recebeu o nome de Eucaliptos porque Oscar Borba, que presidiu o clube em 1927 cercou a área com mudas de eucaliptos, trazidas de Viamão. Assim, o Internacional teve finalmente, o seu primeiro patrimônio, 20 anos depois de sua fundação.

A inauguração era para ter ocorrido no dia 8 de março de 1931, mas um temporal que caiu em Porto Alegre obrigou a transferência do jogo para o dia 15 do mesmo mês. O adversário convidado foi o tradicional rival Grêmio. O Inter venceu por 3 X 0, com os três gols marcados por Jawel, que curiosamente nunca foi campeão pelo time vermelho. Seu único título ocorreu quando jogou pelo Grêmio. Mas ele nunca escondeu que era colorado. O Inter jogou com Peña – Miro e Risada – Alfredo – Magno e Moreno – Jawel – Ribeiro – Honório - Marroni e Mancuso. Juiz: Heitor Deste

O Eucaliptos, que mais tarde ganhou o nome de Ildo Meneghetti teve inicialmente 10 mil lugares, com um pavilhão de madeira na Rua Silvério e uma arquibancada de cimento no lado oposto. Para a Copa do Mundo de 1950 o pavilhão da Silvério também passou a ser de concreto, por conta da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). O Mundial teve dois jogos no estádio, Suiça x México, e México x Iugoslávia.

Em reconhecimento ao seu grande esforço, o Internacional homenageou o presidente Ildo Meneghetti, anos mais tarde, com o título de patrono colorado. A partir de 14 de fevereiro de 1944, o Estádio dos Eucaliptos recebeu oficialmente o nome de Estádio Ildo Meneghtti. A última partida no Eucaliptos foi disputada em março de 1969: o Inter ganhou do time mais antigo do futebol brasileiro, o Rio Grande, por 4 X 1. O velho ídolo Tesourinha entrou só no final, jogou alguns minutos, e arrancou a rede de uma das goleiras.

O ano de 1934 marcou o segundo título de nível estadual conquistado pelo Inter. No campeonato da cidade, o time colorado venceu a final contra o Grêmio por 2 X 1. E no jogo final do “Gauchão”, o Internacional ganhou do 9o Regimento, de Pelotas por 1 X 0, gol de Tupan. No final do jogo, aconteceu uma pequena confusão: o time derrotado acusou o Inter de ter vencido o jogo através de um pênalti supostamente mal marcado pelo árbitro.

O 9º Regimento era uma grande equipe, mas o Colorado tinha um bom retrospecto contra pelotenses, em 1934. Já havia disputado e vencido dois amistosos: 6 X 0 no próprio Regimento e 6 X 3 na Seleção de Pelotas. O 9º Regimento ainda faria sucesso no futebol gaúcho, e hoje é conhecido por G.A. Farroupilha.

Houve um desafio de revanche, que não foi aceito pelos colorados, que só queriam mesmo era comemorar o seu segundo título estadual. O resto dos anos 30 determinou um certo domínio do interior sobre a capital, ganhando quase todos os títulos. (Pesquisa: Nilo Dias)

Campanha do bônus, idealizada por Ildo Meneghetti, para construção do Estádio dos Eucaliptos.