Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O centenário "Galo" de Vinhedo

Três importantes clubes de futebol do interior paulista completaram 100 anos de fundação neste inicio de 2009: Associação Rosinhense de Futebol, de Vinhedo, Paulista Futebol Clube, de Jundiaí e Rio Claro Futebol Clube, de Rio Claro. Outros dois também vão entrar no seleto grupo de agremiações centenárias neste ano de 2009, o Coritiba Futebol Clube, de Curitiba (PR) em 12 de outubro e o Club Sportivo Sergipe, de Aracaju, em 17 de outubro.

A história da Associação Rosinhense de Futebol começou a ser escrita no dia 20 de Janeiro do ano de 1909, quando um grupo de desportistas reuniram-se em uma fábrica de chapéu de palhas, pertencente ao senhor João Benetti, que se localizava próximo a atual Praça de Sant’Ana, no centro do então Distrito de Rocinha, com o objetivo de fundar um time de futebol.

Não foi preciso muita conversa para que chegassem a um consenso quanto ao nome do novo clube: Associação Rocinhense de Futebol, uma referência ao distrito de Rocinha, que passou à município em 1948, mudando o nome para Vinhedo. As cores escolhidas para as camisas foram o vermelho e branco.

Na ata de fundação constam os nomes dos desportistas Romeu de Moraes, Antônio Gonçalves, Attílio Braghetto, Francisco Salustiano de Souza, Epifânio Salustiano de Souza e Fernando Biscardi. Curiosamente, não foi eleita uma Diretoria, dividindo-se de maneira igual às responsabilidades. Todos concordaram numa coisa, que a principal atividade da nova agremiação seria o futebol. De imediato foi conseguido um campo, no local onde hoje se encontra a Igreja Matriz. Depois, o time se transferiu para a Vila Planalto, em uma área que pertencia a Familia Pescarini e onde atualmente está o Colégio Patriarca da Independência.

Organizado e bem dirigido, não demorou para que o Rocinhense ganhasse muitos torcedores. O esforço de seus jovens dirigentes era reconhecido, tanto que o clube ganhou uma gleba de terra, pertencente à dona Leontina Swalles de Barros, proprietária da Fazenda Cachoeira. A terra doada é onde hoje se localiza o balneário do clube, perfazendo uma quadra inteira na área central da cidade.

Não demorou para que o Rosinhense passasse a ser um time conhecido e respeitado em toda a região. O crescimento rápido exigia pulos mais altos. Os jovens do distrito clamavam por um local onde pudessem se reunir e se divertir. A idéia foi amadurecendo e o clube, que já contava com um bom número de sócios e algum recurso em caixa, acabou por comprar uma área ao lado da Igreja Matriz, na Praça de Sant’Anna, de propriedade da Família Trevisan, por 30 contos de réis. E uma outra parte da área, onde foi erguida a sede social, foi presente da Família Magalhães.

Nos seus primeiros anos de existência o Rosinhense possuía uma das melhores equipes de futebol da região. O “Galo”, como era chamado por seus torcedores chegou a participar por diversas vezes de campeonatos regionais da Federação Paulista de Futebol. Disputou a 4ª Divisão de Profissionais em 1966 e 1967. Foi campeão da Série Carlos Rolim em 1953 pela Liga Campineira de Futebol, e por várias vezes campeão municipal de Vinhedo. A mascote do clube é o “Galo Vermelho e Branco”.

O Rosinhense foi o primeiro adversário do Guarani, fora de Campinas. O jogo amistoso foi realizado no dia 1 de outubro de 1911 e vencido pelos visitantes por 2 x 1.

Atualmente a Associação Rocinhense de Futebol é dona de um apreciável patrimônio, possuindo auma sede na Praça de Sant’Ana, um salão social, sala de troféus e reuniões, dois campos de bochas acarpetados, salão de jogos, lanchonete e secretaria. No balneário localizado na Rua Fernando Costa, existem duas piscinas, uma quadra de tênis e paredão, um campo de futebol society, uma quadra poliesportiva, sala para exercícios, parque infantil, salão de jogos, dois campos de bochas, pista para autorama, sauna, lanchonete, área para churrascos e vestiários. (Pesquisa: Nilo Dias)

Fundação do Rosinhense (Foto: Acervo da Associação Rosinhense de Futebol)