Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Um estádio no meio do mundo

O Estádio Milton de Souza Corrêa, o “Zerão”, localizado em Macapá é o único no mundo em que um jogo de futebol se realiza em dois hemisférios ao mesmo tempo. Um lado do gramado fica no Hemisfério Sul e o outro, no Norte, separados pela Linha do Equador. Por essa razão o estádio é um dos pontos turísticos mais importantes de Macapá.

O apelido “Zerão” se deve ao fato do estádio ter sido construído exatamente onde passa a linha imaginária do Equador, o chamado Marco Zero localizado no quilômetro 2 da Rodovia Juscelino Kubischeck. O estádio pertence ao Governo do Estado e tem capacidade para 10 mil expectadores. O projeto foi feito de maneira que a linha do Equador dividisse o campo, que tem dimensões de 110 m X 75 m.

O Estádio faz parte do Complexo Marco Zero, que inclui também o Monumento do Marco Zero, Escola Sambódromo de Artes Populares e a Panela do Amapá onde é valorizada a gastronomia regional, com seus temperos exóticos e restaurantes com comidas típicas da região. Neste local, a latitude é de zero grau. O relógio do sol marca o local onde a linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios. A cidade têm o privilégio de assistir ao fenômeno chamado de Equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador.

Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta. A ocorrência desse fenômeno se dá em dois momentos: em março, conhecido como equinócio da Primavera; e em setembro, chamado de equinócio de Outono. O Monumento Marco Zero também possui no seu terraço um espaço para shows, além de salão para exposições, bar e lanchonete e lojas para venda de produtos locais. É o mais conhecido ponto turístico de Macapá.

O “Zerão” foi inaugurado no dia 17 de outubro de 1990, com o jogo Independente 1 x 0 Trem de Macapá. O jogador Mirandinha anotou o gol único do jogo e o primeiro no estádio. Esse jogo também marcou o recorde de público até hoje, 10.000 torcedores. Na época da inauguração o estádio se chamava Ayrton Senna, porém, após a morte de Milton de Souza Corrêa, ex-presidente da Federação Amapaense de Futebol, passou a ter essa denominação.

O Governo do Estado já executa um projeto para reforma do “Zerão”, que deve ficar pronto para a Copa de 2014. Serão investidos R$ 35 milhôes e a capacidade vai subir para 20 mil expectadores sentados em cadeiras numeradas e cobertas. O estádio vai dispor de local para adaptação de clima, alimentação e treino para seleções, que por acaso venham participar da competição, em chave com sede em Belém. E o presidente Ricardo Teixeira, da CBF até já prometeu levar a Seleção Brasileira Sub-20, para um jogo contra a Seleção do Amapá, no dia da inauguração do novo “Zerão”.

As obras estão paralisadas no momento. Por enquanto foi concluído o plantio do novo gramado, aumentado o muro e construídas novas bilheterias. Pelo cronograma a próxima etapa será a construção da pista de atletismo. O piso já foi preparado para receber o material que reveste a pista. Falta ainda a recuperação das arquibancadas, como também dos sistemas elétrico e hidráulico que foram sucateados. Do projeto consta ainda a iluminação do campo de jogo e a ampliação das arquibancadas no setor que fica nas proximidades do estacionamento.

Desde fevereiro de 2007, quando da vitória do Paissandu do Pará, por 1 X 0 frente o São José que não se realizam jogos no “Zerão”. Os confrontos pelo campeonato amapaense estão sendo disputados no outro estádio de Macapá, o Glicério Marques.

O presidente Lula, conhecido por sua paixão pelo futebol, quando em visita a Macapá em 2006, não resistiu a tentação de experimentar a sensação de entrar no gramado de um estádio onde se joga em dois hemisférios ao mesmo tempo. E bateu uma bola com alguns de seus ministros.

Antes da construção do estádio era costume dos torcedores locais fazer sexo com uma garota deitada sobre a linha imaginária, com uma perna em cada Hemisfério. (Pesquisa: Nilo Dias)