Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vergonha no futebol brasileiro

Realmente o futebol brasileiro não tem mais jeito. Não sei se o que está acontecendo nas últimas semanas deve ser chamado de vergonha ou de anarquia. Ou as duas coisas. Primeiro foi juntar os títulos de outras competições disputadas no passado, como Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e considerar seus vencedores também como campeões brasileiros. E o pior veio agora, reconhecer o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, quando até a Justiça já havia declarado o Sport Recife como legitimo vencedor.

O Sport não vai aceitar isso e já se prepara para uma nova guerra judicial. Dizem os dirigentes pernambucanos que a chance do Sport dividir o título com o Flamengo é zero. A matéria já está resolvida, foi julgada pelo STJ e todos os prazos para recursos já passaram. A CBF está se posicionando contra a Justiça Brasileira, que, após anos de batalhas, reconheceu o Sport como o verdadeiro Campeão Brasileiro de 1987. O Sport está amparado pela Justiça nesse assunto e espero que consiga mudar essa vergonhosa decisão.

E o que pretende fazer agora a CBF com relação a taça das bolinhas, que já foi entregue ao São Paulo, como o primeiro clube a conquistar o pentacampeonato brasileiro? Vai pedir de volta para entregar ao Flamengo? Ou vai entregar outra para o clube carioca? Ou vai declarar os dois exacampões ao mesmo tempo? Não vai poder fazer nada, porque a taça quem deu foi a Caixa Econômica Federal.

Os sãopaulinos não estão nem aí para o que pensa a CBF. Para o diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, a Justiça já determinou o Sport como campeão brasileiro de 1987 e, por conta disso, a decisão da CBF não deve interferir no que diz respeito ao troféu. Para ele essa decisão é uma gentileza que a CBF está prestando ao Flamengo. O campeão de 87 reconhecido pela soberana Justiça de nosso país é o Sport. E se algum juiz quiser aparecer e mandar entregar a taça ao Fla, também não vai levar, porque o processo É entre o clube carioca e a CBF. O São Paulo não faz parte dessa ex-briga.

Ele ainda explicou que, no aspecto judiciário, a decisão não tem mais volta. A ação que tramitou e foi julgada na 10ª Vara Federal de Pernambuco, de 2 de maio de 1994, é favorável ao clube pernambucano. A Justiça comum tomou uma decisão "transitada e julgada", que não cabe mais recurso. Trocado em miúdos, o título do Flamengo não existe, é de brincadeirinha, só para deixar a dona "Patricinha" feliz.

Decisões como essas, feitas com o intuito único de agradar clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, não podem se repetir. As federações de futebol dos demais Estados precisam se unir e promover uma verdadeira revolução. Neste caso de agora, o que está em jogo é a renovação de contrato para transmissão pela TV do Campeonato Brasileiro. É negocioata do seu Teixeira que quer acabar com o Clube dos 13.

Está passando da hora de afastar o seu Teixeira e sua turma do comando do futebol brasileiro. A própria Justiça de nosso país deveria se encarregar de anular todas essas decisões benevolentes que não tem amparo legal. O futebol também precisa ser moralizado. E quanto a TV, deixem Flamengo e Corinthians com a Globo, e corra todos os outros para a Record. Quero ver o que vai dar.

Os desmandos e injustiças não param somente nesse reconhecimento fajuto de títulos, que na verdade não foram conquistados, sim dados por algumas pessoas que se acham acima de tudo e de todos. Também precisam ser revistos os critérios para distribuição das cotas pelo televisionamento de jogos. Porque clubes como o Flamengo e Corinthians recebem mais que os outros? Qual a razão? Os clubes do Rio vivem na miséria, fazem contratos milionários que não são honrados, não pagam ninguém, muitos dirigentes são abertamenter chamados de ladrões, e nada acontece.

Num país sério, clubes que agem como muitos que a imprensa teima em chamar de grandes, já teriam sido declarados falidos e fechados. Mas por aqui tudo vai na onda do samba. A contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo, certamente ainda vai dar muito que falar. O clube carioca nunca paga os salários de seus jogadores em dia. O de Ronaldinho, por força de contrato não vai poder atrasar. E os outros vão aceitar isso com um sorriso nos lábios? Duvido.

Por fim, temos um outro problema que é bastante sério: o favorecimento de clubes cariocas no televisionamento dos jogos. Em Brasília, onde o colunista mora, só se vê Flamengo. De vez em quando passam jogos de Fluminense, Vasco e Botafogo, que ganhou de presente por graça de seu torcedor e governador do Estado, o Engenhão, estádio feito com dinheiro público. Quando não tem mais ninguém jogando, aí vai um joguinho de clubes paulistas. E os outros? Bem, esses não existem, embora Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Atlético de Belo Horizonte, sejam muitas vezes maiores que os times cariocas. Em tudo, da seriedade a capacidade técnica.

E para justificar tanta mentira é preciso fabricar pesquisas que apontam o Flamengo e Corinthians sozinhos, com quase a metade dos torcedores brasileiros. Dá vontade de rir. Se um torcedor cearense, por exemplo, disser que é Fortaleza e Flamengo, na pesquisa só aparece o Flamengo. Assim fica fácil. É por essas e por outras que não assisto mais os programas do Sportv e seus fraquissimos apresentadores. Estou pensando seriamente em cancelar minha assinatura do Campeonato Brasileiro. Como só torço pelo Internacional, acho que daqui para frente vou ouvir os jogos do colorado pela Gaúcha ou Guaíba, através da Internet. Vou economizar dinheiro e poupar meus ouvidos de tanta besteira que rola por aí. (Nilo Dias)

A "Taça das Bolinhas" tem dono, é do São Paulo. A Taça de campeão de 87 também, está lá na Ilha do Retiro.