Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Rosário do Sul já teve um grande futebol

Rosário do Sul (RS) já teve um grande futebol no passado. O articulista, na infância morou lá e lembra de que existiam quatro clubes, que disputavam o campeonato da cidade: Internacional e Brasil, ambos da Companhia Swift, Guarany e Ypiranga que era da unidade militar da cidade.

De todos eles, o Sport Club Guarany, fundado em 3 de fevereiro de 1909 foi o que alcançou maior projeção, tendo participado das finais do campeonato gaúcho de 1928. E também era o clube dono da maior torcida na cidade.

Em 1927 aconteceu um fato inusitado na historia do futebol gaúcho. Pelo camepeonato do Estado, o Guarany perdeu de 1 X 0 para o 14 de Julho, de Livramento, gol marcado aos 42 minutos do segundo tempo. O clube rosariense entrou com protesto na Federação, que acabou por anular a partida, pois naquela época os jogos eram de 40 minutos e não tinha acréscimos por minutos perdidos.

Um novo jogo foi marcado e dessa vez em campo neutro. O local escolhido foi a Baixada dos Moinhos de Vento, em Porto Alegre, antigo campo do Grêmio. Dessa feita o 14 de Julho não deu margem para nenhum protesto, tendo vencido por 2 X 0. O campeonato de 1927 foi o primeiro conquistado pelo Internacional de Porto Alegre.

Em 12 de outubro de 1928, o Guarany, dono do título de campeão da fronteira, foi até Porto Alegre enfrentar o Grêmio Esportivo Bagé da cidade do mesmo nome em partida semifinal pelo titulo de campeão do Estado. As duas equipes se defrontaram no Estádio Moinhos de Vento, registrando-se empate em 3 X 3. Isso obrigou a uma prorrogação, quando se verificou novo empate.

Dois dias depois outro jogo foi disputado, para ser conhecido o finalista, e o Bagé acabou vencendo por 2 x 0. O time da “Rainha da Fronteira” jogou com Tavico – Antonio e Pasqualito – Moreira – Magno e Chato – Roberto – Bate-Bate – Giumelli - Oliveira e Picão. O Guarany, de Rosário do Sul com: Aguirre – Gilbert e, Orozimbo – João – Salvador e Véco - Barroso – Otacílio – Ari - Costa e Floriano.

O Bagé jogou a final de 1928 e perdeu de 3 X 0 para o S.C. Americano, de Porto Alegre, que se sagrou campeão estadual. Antes, o clube da Capital já havia eliminado a dupla Grenal. Na classificação final o Bagé foi vice-campeão, o Gaucho de Passo Fundo, terceiro e em 4° o Guarany, de Rosário do Sul e em 5º, o Nacional, de São Leopoldo. Foi um feito histórico do clube da Fronteira, que num dia do passado foi superior ao da dupla Gre-Nal..

Em 1937, o Sport Club Gurany por pouco não fechou as portas. A Intendência Municipal obrigou o clube a entregar o Estádio da Praça Nova, onde mandava seus jogos. O município resolveu urbanizar o local e construiu ali a Praça Doutor Bozano, com Ginásio de Esportes e um monumento religioso. Hoje, o terreno é ocupado pela escola Padre Ângelo Bartelle e pelo ginásio Ervilhão.

O curioso é que na época a Intendência não homenageou ninguém da cidade. O doutor Júlio Rafael de Aragão Bozano, ou simplesmente Doutor Bozano, foi um ex-prefeito de Santa Maria que morreu assassinado.

Mesmo ficando sem casa, os torcedores do Guarany não se entregaram e foram a luta. Uma lista de resistência correu rápida e em menos de um ano o clube já tinha um estádio novo, numa vasta área cedida por comodato pelo senhor Cristalino Lopes, localizada aos fundos de sua chácara no fim da Rua General Osório, no começo da várzea do Rio Ibicuy D'Armada.

Como o novo estádio ficava próximo a uma vila de operários da Companhia Swift, onde o terreno era tomado por carrapichos, não demorou para que os torcedores dos clubes adversários o apelidassem de “Reduto dos Carrapichos”.

Eu cheguei a ver o Guarany jogar. Meu pai trabalhou na Companhia Swift em meados das décadas de 1940 e 1950. Por isso torcíamos pelo Internacional, que era azul e branco. Lembro bem da camisa do Guarany, com listras finas amarelas e pretas. O Ypiranga do quartel também era amarelo e preto, mas com uma faixa tipo do Vasco da Gama. O Brasil era colorado e o mais fraco dos times da cidade.O Guarany foi extinto em 1957.

Em 1977, os fundadores da Associação Rosário de Futebol escolheram as cores amarela e preta e um escudo idêntico ao velho Guarany, com a intenção de cativar os antigos e saudosistas torcedores do clube de futebol mais popular que a cidade conheceu em todos os tempos. (Pesquisa: Nilo Dias).

O S.C. Guarany foi quarto colocado no Campeonato Gaúcho de 1928, ficando a frente da dupla Gre-Nal. (Foto histórica)