Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 27 de março de 2012

Ineditismo gaúcho em Copas do Mundo

O Brasil não é o único país do mundo a sediar por duas vezes uma Copa do Mundo: Itália (1934 e 1990), França (1938 e 1998), México (1970 e 1986) e Alemanha (1974 e 2006) já fizeram isso. Mas dois fatos que aconteceram na Copa de 1950, no Brasil, são até hoje inéditos: um clube ter seu estádio indicado duas vezes para ser sede de jogos, e outro emprestar suas camisas para uma seleção estrangeira.

Os dois fatos ocorreram em Porto Alegre. O antigo Estádio dos Eucaliptos, que pertencia ao S.C. Internacional foi uma das seis sedes escolhidas pela FIFA. As outras foram Belo Horizonte, Estádio Raimundo Sampaio (Independência); Curitiba, Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema); Recife, Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro); Rio de Janeiro, Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) e São Paulo, Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacembu)

Inaugurado em 1931 pelo Internacional, o Estádio Ildo Meneghetti (que levava o nome do ex-governador do Rio Grande do Sul) foi escolhido para abrigar os jogos da Copa. O estádio recebeu este nome devido aos eucaliptos que o cercavam, trazidos de Viamão pelo ex-presidente do Internacional, Oscar Borba. As mudas foram coletadas na Chácara dos Eucaliptos, antigo campo do clube.

A inauguração ocorreu em 15 de março de 1931, com um Gre-Nal, vencido pelo Internacional por 3 X 0. A partir de 14 de fevereiro de 1944, o estádio recebeu o nome oficial de Ildo Meneghetti.

O final de década de 1940 marcou o estopim do crescimento do Internacional. Com capacidade inicial para 10 mil expectadores, o estádio passou por obras de ampliação em 1949, passando a receber 30 mil pessoas. O velho pavilhão de madeira da Rua Silveiro passou a ser de concreto. O investimento foi da Confederação Brasileira de Desportos (CDB).

Na Copa do Mundo de 1950, o Brasil tinha apenas 52 milhões de habitantes e a Fifa somente 34 países inscritos e desses somente 13 jogaram a Copa: Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Iogoslávia, México, Suécia, Suíça Paraguai e uruguai.

Nos Eucaliptos foram jogadas duas partidas: México 1 X 4 Iugoslávia e Suíça 2 X 1 México, seleções que estavam no grupo A, o mesmo do Brasil. Também estavam previstos para Porto Alegre os jogos da Seleção da França. Os franceses jogariam contra o Uruguai nos Eucaliptos, e quatro dias depois enfrentariam a Bolívia em Recife. A proximidade dos jogos motivou a desistência francesa.

Os jogos de Porto Alegre: 28 de junho de 1950, Iugoslávia 4 X 1 México. Público: 12.000. Árbitro: Reginald J. Leafe, auxiliado por Van der Meer e Gunner Dahlner. Gols: Bobek aos 19, Čajkovski, aos 23 e 52 e Tomašević aos 81 para os iogoslavos. Ortíz, aos 89 fez o gol de honra dos mexicanos.

2 de julho de 1950: México 1 X 2 Suíça. Público: 3.600. Árbitro: Ivan Eklind, auxiliado por Gunner Dahlner e Sérgio Bustamonte. Gols: Casarín aos 60 para o México e Bader, aos 11 e Antenen, aos 44 para os suíços.

A última partida nos Eucaliptos foi disputada no dia 26 de março de 1969. O Internacional ganhou do time mais antigo do futebol brasileiro, o S.C. Rio Grande, por 4 X 1. O velho ídolo Tesourinha, aos 48 anos de idade, entrou apenas no final da partida. Tesourinha jogou alguns minutos e, após o término, arrancou a rede de uma das goleiras como recordação, ao som da "Valsa do Adeus".

Em 1999, o então presidente do Internacional Paulo Rogério Amoretty, investiu aproximadamente R$ 800 mil na recuperação do estádio. E em 11 de dezembro de 1999, o Internacional voltou a disputar uma partida nos Eucaliptos. Foi um amistoso, novamente contra o Rio Grande, como havia acontecido na despedida do estádio em 1969. O placar do jogo foi 6 X 2 para o Internacional.

Até hoje Os Eucaliptos é o único estádio gaúcho a ter sediado jogos de Mundial. Em 2014 o Beira Rio repetirá o feito. Em 28 de agosto de 2010 o velho estádio foi vendido por um valor não divulgado, dinheiro reservado para as obras de modernização do Beira Rio. Os Eucaliptos começou a ser demolido em 9 de fevereiro deste ano, e no local será construído um prédio residencial com sete torres.

O outro fato inédito em Copas do Mundo envolveu o E.C. Cruzeiro, de Porto Alegre e aconteceu no dia 2 de julho, na partida México 1 x 2 Suíça. Na época, o México não utilizava o verde e branco, usava um vermelho grená muito parecido com o vermelho sangue da Suíça. A Fifa determinou que haveria um sorteio, ganho pelo México.

Num gesto altruísta, a seleção mexicana cedeu à Suíça o direito de usar a camisa vermelha. Então, os mexicanos resolveram homenagear um time de Porto Alegre, porque foram bem recebidos na cidade, e pediram o uniforme de uma equipe porto-alegrense.

A sede do Cruzeiro ficava na rua Porto Alegre, onde está o Cemitério João XXIII, no bairro Azenha, portanto bem próximo do antigos Eucaliptos, que ficava na rua Silveiro, no bairro Menino Deus. O Grêmio foi preterido porque era mais longe, lá nos Moinhos de Vento. O Inter não poderia ceder o fardamento por ser vermelho tal qual o da Suíça.Sobraram então as camisas listradas em azul e branco do Cruzeiro, na época um clube forte da capital gaúcha e primeiro time do Rio Grande do Sul a excursionar pela Europa. (Pesquisa: Nilo Dias)

O velho Estádio dos Eucaliptos.