Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O histórico futebol de Porto Alegre (Final)

O Americano, que tinha as cores branca e grená foi fundado no dia 4 de julho de 1912, com a denominação de Sport Club Hispano-Americano. Foram seus fundadores: Jacinto Losano, João Ray, Bernardo Serrano, Erwin Siegmann, João Siegmann, Paulo Manchon, Manoel Manchon, André Ibañez, Reynaldo Preuss, Honório Ouriques e Napoleão Salatino.

Em 1913, o nome do clube foi alterado para Sport Club Americano. No ano seguinte, ingressou na Liga de Foot-Ball Porto Alegrense, a qual abandonou em julho de 1914, para ajudar a criar a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense, juntamente com Frisch Auf, Grêmio e Fussball Porto Alegre.

Com a unificação do futebol de Porto Alegre, em 1916, foi fundada a Federação Sportiva Riograndense, e o Americano foi integrado à 2ª Divisão da capital gaúcha. Participou da fundação da Federação Porto Alegrense de Foot-Ball, em 1918.

Em 1924, o Americano filiou-se à Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD), pela qual conquistou os campeonatos de 1924 e 1928. Neste ano, o clube sagrou-se campeão estadual, ao vencer o Grêmio Bagé na partida final, por 3 X 0, no dia 24 de outubro.

No ano de 1925, o Americano adquiriu o terreno onde foi construído o seu campo, situado na Rua Larga, próximo ao bairro da Azenha. A inauguração oficial ocorreu no dia 25 de abril de 1926, quando perdeu para o Internacional por 3 X 0.

No início de 1929, o Americano desligou-se da APAD e, juntamente com Grêmio , Internacional e outros clubes de Porto Alegre, criaram a Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos (AMGEA). Neste mesmo ano, o clube foi novamente campeão citadino. Porém, ficou de fora do Campeonato Gaúcho, pois a Federação Riograndense de Desportos indicou o campeão da APAD, o Cruzeiro, para a disputa da competição estadual.

No final de 1934, uniu-se à Federação dos Estudantes Universitários de Porto Alegre, passando a se chamar Americano-Universitário. Em 1935, conquistou o Torneio Início de Porto Alegre. Em 1937, vários clubes romperam com a AMGEA, criando a "AMGEA Especializada", numa tentativa de profissionalizar o futebol gaúcho.

O Americano, porém, manteve-se fiel à AMGEA (agora conhecida como "AMGEA Cebedense"), sendo vice-campeão do campeonato organizado pela entidade, em 1937. Aderiu à "AMGEA Especializada" no ano seguinte.

No início da década de 1940, o Americano passou por severas crises financeiras. O clube tentou uma fusão com o Foot-Ball Club Porto Alegre. Porém, a fusão não progrediu e o Americano decretou a falência, sendo extinto em 1941.

O Americano obteve os seguintes títulos: Campeão Gaúcho (1928); Campeão de Porto Alegre (1924, 1928 e 1929).

O Fussball Club Porto Alegre foi fundado no dia 15 de setembro de 1903, curiosamente na mesma data de criação do Grêmio. Seus fundadores foram Leopoldo Rosenfeld (presidente), J. Brenner (secretário), O. Becker (tesoureiro), Hugo Brenner, Oscar Schaitza, Guilherme Trein, Rodolpho Schoeller, Eugênio Sattler, Oscar Matte, Rodolpho Campani, Walter Heckmann, Ernesto Oswaldo Schmitt, Otto Niemeyer, Reynaldo Schoeller, Hugo Gerdau, Alfredo Stumpf, Hugo Becker e Francisco Strattmann. Todos eles eram ciclistas da Rodforvier Verein Blitz (Sociedade Radfahrer Verein Blitz).

A fundação de Grêmio e Fussball foi consequência de uma exibição feita pelos primeiros e segundo quadros do Sport Club Rio Grande, numa excursão em Porto Alegre em 7 de julho de 1903, o que motivou um grupo de amigos a criar um clube de futebol. A primeira sede do Fussball estava situada na Rua Dr. Timóteo, ao lado do Velódromo da Sociedade Blitz, em terreno doado pelo Dr. Luiz Englert. O campo foi inaugurado no dia 9 de novembro de 1903, com um jogo interno, e foi utilizado pelo clube até 1911.

O Fussball marcou presença no primeiro jogo disputado entre equipes porto-alegrenses, no dia 6 de março de 1904, contra o Grêmio. O programa da partida, com escalações dos times e outros detalhes, foi impresso em português e em alemão. O Grêmio venceu a partida, apitada por Valdemar Bromberg, pelo placar de 1 X 0. Além disso, o Fussball disputou com o Grêmio a primeira competição interclubes realizada em Porto Alegre: a Taça Wanderpreis.

Em 1908, o clube atravessou uma grave crise: a diretoria pediu a renúncia do presidente Oscar Campani e, em 17 de junho, foi eleito para o cargo Carlos Foernges Filho. Em 1910, o Fussball participou da fundação da Liga de Foot-Ball Porto Alegrense, disputando o campeonato municipal. E em 1914, juntamente com Grêmio, Americano e Manschaft Frisch Auf, fundou a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, o nome do clube foi mudado para Foot-Ball Club Porto Alegre. As cores também mudaram, trocando o alvi-negro original pelo alvi-verde. Em 1923, inaugurou o maior estádio de Porto Alegre na época: a Chácara das Camélias, que foi depois utilizado pelo Nacional.

Títulos conquistados: Troféu Wanderpreis (1904,1908 e 1909); Torneio Início (1923 e 1928); Torneio Lemos Bastos (1923); Torneio Ruy Barbosa (1923); Taça 14 de Julho (1927) e Citadino de Porto Alegre (1923).

O Militar foi fundado em julho de 1909 por alunos da Escola de Guerra de Porto Alegre. A sede do clube estava sediada no “Casarão da Várzea”, mesmo local onde atualmente se encontra o Colégio Militar de Porto Alegre.

A primeira partida da história do clube ocorreu em 7 de setembro de 1909, num empate em 0 X 0 frente o Internacional, no campo da Várzea. O primeiro time do Militar estava formado por: Prado - Aché e Abacílio – Américo - Fiuza e Costa – Atahualpa – Mendes – Souza - Lima e Vasconcelos.

Em 1910, foi um dos fundadores da Liga Porto Alegrense de Foot-Ball (LPAF), juntamente com 7 de Setembro, Grêmio, Internacional, Nacional, Fussball e Frisch Auf. No mesmo ano, o clube sagrou-se campeão citadino de Porto Alegre de forma invicta. Também conquistou o Campeonato de segundos quadros da cidade.

Em 1911, a Escola de Guerra foi transferida para o Rio de Janeiro e o clube foi extinto. Alguns jogadores, como o zagueiro Aché e o meia Mendes, transferiram-se para o América, ao chegarem no Rio de Janeiro, enquanto outros permaneceram em Porto Alegre e ajudaram a fundar o Esporte Clube Cruzeiro em 1913.

O Fussball Mannschaft Frisch Auf foi fundado em 31 de maio de 1909, por iniciativa do ex-jogador do Grêmio, Georg Black. O time era uma extensão da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa). Suas cores eram preto, vermelho e branco. Em 1910, o clube inaugurou o seu estádio, no bairro São João, mesmo local onde hoje localiza-se o Estádio Olímpico da Sogipa. Em 1917, o Frisch Auf foi extinto.

O Grêmio Foot-Ball 7 de Setembro foi fundado no dia 15 de agosto de 1909. Suas cores eram branco e verde. Os fundadores do clube foram Lothario Kluwe, João Kluwe, Archymedes Fortini, Percio Malater, Atanásio Vieira, Lourival Nuñes, Fidélis Prates, Arnaldo Corrêa dos Santos e Abílio Corrêa dos Santos, entre outros.

Seu campo situava-se no bairro Menino Deus. Graças ao prestígio do jornalista Archymedes Fortini, as atividades do clube eram publicadas com frequência nas páginas do jornal “Correio do Povo”, que anunciava as partidas de futebol, pic-nics e outras diversões no campo localizado no bairro Tristeza. Apesar disso o clube teve existência efêmera.

Em 1910, foi um dos fundadores da Liga Porto Alegrense de Foot-Ball (LPAF), juntamente com Grêmio, Internacional, Militar, Nacional, Fussball e Frisch Auf. Após um desentendimento com os demais clubes, retirou-se da Liga em 1912, desaparecendo pouco depois.

Outros clubes que existiram em Porto Alegre e disputaram campeonatos: Concórdia Foot-Ball Club, fundado em 1 de janeiro de1915. Sport Club Ruy Barbosa, fundado em 21 de outubro de 1915. Nesse mesmo ano foi criada a Liga da Canela Preta, formada exclusivamente por jogadores negros, que não eram aceitos nos grandes clubes de Porto Alegre. No dia 15 de março de 1917 foi fundado o Ypiranga Foot-Ball Club. No dia 29 de agosto de 1927 foi fundado o Club Athletico Bancário. (Pesquisa: Nilo Dias)

O Americano foi campeão gaúcho em 1928.