Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 17 de junho de 2012

O "Galo Carijó" goiano

O Goiânia Esporte Clube, uma das mais tradicionais agremiações esportivas de Goiás foi fundado em 5 de julho de 1938. O clube que tem o nome da capital do estado de Goiás é um dos principais da região. É o terceiro time com mais campeonatos conquistados em Goiás. O “Galo Carijó” tem 14 títulos da primeira divisão do Campeonato Goiano, e dois da segunda em seu histórico. Já participou em cinco ocasiões da Série A do “Brasileirão” e duas vezes da Copa do Brasil.

O escudo do time sugere o ano de 1938 como o da data de fundação. Entretanto, publicações dizem algo diferente sobre a história do alvinegro da capital. Na versão do jornalista e escritor, João Batista Alves Filho, falecido em 2008, publicada no livro “Arquivos do Futebol Goiano”, o 30 de abril de 1936 seria o dia exato em que o Goiânia Esporte Clube teria sido originalmente criado. Idealizado por Joaquim da Veiga Jardim, que também teve participação na fundação do Atlético-GO, Vila Nova e Goiás, foi, segundo relatos, o “pai” do “Galo Carijó”.

A primeira diretoria do Goiânia foi formada por José Neddermeyer, como presidente; o 1º vice foi Carlos Alberto de Freitas; o 2º vice foi Benedito Zupelli; o secretário geral era Pedro de Sousa Osório; o 1º secretário foi Manoel Alves; o 2º secretário foi João Santana Sobrinho; Tesoureiro: Aquilino Contart; e ainda tinha José Henrique da Veiga Jardim como encarregado do setor esportivo.

Mas o “Galo” precisava definir como seria o uniforme. O glorioso e belo uniforme ficou definido com as cores preta e branca, quando ganhou logo uma definição: camisas pretas com golas brancas, trazendo o mapa do Estado de Goiás. Os calções seriam brancos, com meias pretas. O distintivo foi carinhosamente bordado por dona Maria Luzia Leite, a “Baby” e dona Lucy Gomes da Veiga Jardim.

A primeira formação do Goiânia teve lugar de honra na sua história foi: Pernambucano - Diogo e Lázaro – Carioca - Lino e Hugo Piegas - Dito Salgado – Trindade - João Leite e Juca. O primeiro triunfo alvinegro só veio na terceira partida oficial disputada. Na ocasião, contra o Anápolis Futebol Clube.

Crescendo junto com a cidade, fundada em 24 de outubro de 1933, o clube teve início avassalador e foi o primeiro pentacampeão estadual, de 1950 a 1954, sendo que duas vezes de forma invicta. Mas o começo não foi tão brilhante assim. Nas duas primeiras partidas realizadas pelo Goiânia Esporte Clube, a equipe da capital só conheceu derrotas. A primeira por 3 x 1, para o time da cidade de Bela Vista, em um feriado de domingo, quando se comemorava o dia da padroeira da cidade.

O time só se profissionalizou, em 1964, 10 anos após o futebol goiano ter aderido o profissionalismo. Foi o clube da capital que levou mais tempo para alcançar essa situação. O presidente da época era Luiz Miguel Estevam de Oliveira. Apesar disso, foi o segundo a conseguir um título na nova era do esporte regido pela Federação Goiana de Desportos.

Exaltada por publicações da década de 60 e 70, a “casa do Goiânia”, a “Vila Olímpica”, sempre foi o orgulho dos dirigentes. Construída para ser o lugar onde o clube formaria os atletas não só para o futebol, mas para o basquete, natação, voleibol e outros esportes, o Centro de Treinamentos do “Galo” era tido como o grande trunfo dos desportistas que tocavam o clube.

“A Vila Olímpica” é hoje o maior patrimônio que um clube de futebol tem na capital goiana. Localizada perto do centro e no setor da cidade que mais cresce, vem sendo construída para deixar o associado alvinegro em condições de frequentar um clube completo.

Até o final do ano estarão concluídas as obras programadas para que ao lado da piscina já construída, da churrascaria, das quadras e dos dois campos de futebol que estão prontos, venham aumentar a área de lazer do sócio alvinegro.

Desenvolvida e distribuída pela própria agremiação, a construção da Vila Olímpica serve também para fazer com que o clube tenha cada vez mais associados e que, estes, contribuam financeiramente com o clube. Assim, com mais conforto e opções, o Goiânia quer que a torcida se interesse cada vez mais pelas “coisas” do clube.

O Estádio Olímpico Pedro Ludovico foi inaugurado no dia 3 de setembro de 1941, com o jogo Goiânia 2 X 0 América Mineiro. O estádio tem capacidade para 10 mil pessoas. O homenageado, Pedro Ludovico, foi o fundador da capital goiana.

Segundo a Federação Goiana de Futebol, entidade que, hoje, rege o futebol goiano, a primeira vez que o Goiânia Esporte Clube pode soltar o grito “é campeão” foi em 1945, quando Aládio Teixeira Alvares assumiu a presidência, substituindo José Henrique da Veiga Jardim. O Atlético-GO – como sempre – foi superado na ocasião. Era o segundo campeonato disputado em Goiás, ainda amador. O primeiro foi conquistado pelo próprio rubro-negro, o grande rival do alvinegro na época.

No ano seguinte, em 1946, com novo presidente, Joaquim Brandão Ferreira, o “Galo” foi novamente campeão goiano. Dessa vez, o time da Vila Olímpica deixou o Atlético-GO na segunda colocação. Foi o primeiro bicampeonato conquistado por um time goiano, justamente, na terceira edição da competição.

Em 1947, o Goiânia não levou a taça, mas voltou a ser o melhor time de 1948, sob o comando do presidente Ary Rodrigues de Bessa. Na oportunidade, o “Galo” chegou a sofrer derrota por 5 x 1 para o Goiás e a golear o Independente por 10 x 3. Veio o ano de 1949 e o rubro-negro mais uma vez triunfou no Campeonato Goiano. Apesar disso, a não conquista do título por parte do Goiânia seria perdoada pelos torcedores. Isso porque, o que viria a seguir seria, algo pitoresco

De 1950 a 1954, apesar das intervenções do TJD/GO, só o Goiânia comemorou. Nem mesmo o “incômodo” atleticano e as ações do Goiás na Justiça, puderam evitar que o time da Vila Olímpica alcançasse o primeiro pentacampeonato goiano, sendo que, por duas vezes, em 53 e 54 de forma invicta. Em meio ao crescimento de equipes como Goiás e Vila Nova, o “Galo” seguia comandando o futebol no Estado.

Assim, de 1956 a 1974, o alvinegro foi campeão apenas seis vezes, para espanto dos dirigentes do clube. Até 1974, ano da última conquista alvinegra, a tabela de campeões da Federação Goiana de Desportos mostrava o time da Vila Olímpica com 14 troféus estaduais. Juntas, as outras equipes somavam 17 conquistas. Os emergentes, Vila Nova e Goiás, até aquele momento, somavam 5 e 3 títulos, respectivamente.

O Goiânia é o 3º time com mais títulos no Campeonato Goiano totalizando 14, sendo ultrapassado pelo Goiás na década de 90 (atualmente com 23 títulos) e pelo Vila Nova em 2005 (atualmente com 15 títulos). O último título do Goiânia foi em 1974, sendo o último campeão no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira. Depois que o Estádio Serra Dourada foi inaugurado em 1975, o Goiânia não ganhou mais nenhum Campeonato Estadual.

Em campeonatos brasileiros a melhor colocação do alvinegro aconteceu em 1975, quando alcançou a 28ª posição entre 42 participantes. Em 1999, na Série C, bateu o Fluminense, do Rio de janeiro, no Serra Dourada, por 4 X 3. Em 2001 disputou a Copa do Brasil eliminando o América-MG e sendo eliminado pelo Corinthians, perdendo assim os dois jogos disputados.

Nesses últimos anos o Goiânia vem lutado para se manter na Segunda Divisão Goiana, com administrações ruins, crises, pouco dinheiro e sem apoio da massa que comparecia nos áureos tempos do “Galo Carijó”. O único momento de destaque foi ter a presença de Túlio Maravilha no elenco do time. O estádio Olímpico também foi demolido para uma reforma que até hoje não terminou.

Em 2005 caiu para a Segunda Divisão e retornou como campeão em 2006, vencendo 8 dos 12 jogos disputados no torneio, porém acabou rebaixando novamente em 2007. Também ganhou dois Campeonatos Goianos da 2ª Divisão, 8 títulos do Torneio Início, além da conquista da Copa Brasil Central em 1967. Em 1981 o Goiânia foi vice-campeão do Torneio Centro-Oeste.

Acredita-se que o Estádio Serra Dourada não trouxe sorte ao Goiânia, pois o clube só conquistou títulos goianos antes da sua construção, em 1975, sendo o último em 1974, quando bateu o Goiás nas finais por 1 X 0 e empate em 1 x 1. O Goiânia Esporte Clube foi campeão goiano nos anos de1945, 1946, 1948, 1950, 1951, 1953, 1954, 1956, 1958, 1959, 1960, 1968 e 1974.

O principal rival do Goiânia é o Atlético Goianiense. Também teve destaque o clássico Go-Go, disputado entre o Goiânia e Goiás nos anos 60, 70 e 80. Mas com a decadência do “Galo Carijó”, a rivalidade praticamente não existe mais. (Pesquisa: Nilo Dias)

Time que conquistou o último título goiano, em 1974.