Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Um clube amador centenário

O Marianense Futebol Clube, da cidade mineira de Mariana foi fundado no dia 17 de junho de 1912, sendo um dos clubes brasileiros centenários. Sabe-se que entre os fundadores do clube estava o senhor Clodomiro Silva, que foi destacado comerciante da cidade.

Quando das comemorações dos seus 100 anos de história, o clube foi homenageado pela Câmara Municipal da cidade, por iniciativa do vereador Edson Agostinho, o “Leitão”. O Marianense Futebol Clube faz parte da história de Mariana, auxiliando na preservação do patrimônio histórico e imaterial do município.

A sede do clube está situada no Núcleo Histórico, em uma edificação do século XVIII, que mantém as características da época, com elementos de pedra lavrada, construída pelo mestre pedreiro José Pereira Arouca, em 1752.

O Marianense também é dono do “Estádio Augusto”, onde realiza seus jogos. O nome é uma homenagem ao filho de Gomes Freire de Andrade, ex-presidente do clube e ex-senador da República.

O ponto alto das comemorações foi o “Baile do Centenário”, animado pela famosa banda “Cassino de Sevilla”, criada em 1810 na cidade espanhola de Sabadell.

O maior feito da história do Marianense foi a conquista da “III Copa Januário Carneiro, em 1983, de maneira invicta, quando o clube era presidido pelo desportista “Toniquinho”. Os atletas campeões foram Benjamim, Juvenal, Adão “Braminha”, Pedro “Salame”, Bizute, Eli, Luiz Lana, Elias, Caetano, Geraldo Rezende, Pavão, Pem, Gelson, Antônio “Pilé”, Adão Barreto, Jair, Geraldo Mozart, Américo e Cacalo.

Bizute foi escolhido como o craque revelação da Copa Januário, tendo recebido um troféu, que foi entregue na sede do clube por Tancredo Neves, que depois seria eleito Presidente da República.

Em sua sede, localizada próximo da praça Minas Gerais, onde encontram-se duas das igrejas mais visitadas da cidade, era comum os jogos de baralho entre associados. Também anualmente se realizava o concurso para escolha da “Rainha do Marianense”. As candidatas desfilavam pelas ruas da cidade em carros alegóricos durante o Carnaval.

Na história centenária do Marianense não é esquecida a atuação de Bida como presidente. A importância da família Mansur na manutenção da entidade e os almoços comemorativos do aniversário do clube, cujo cardápio era preparado com esmero pelas integrantes do “Clube Maracatu”.

O Marianense é um clube amador, filiado a Liga Esportiva de Mriana (Lema), da qual também fazem parte Guarany, Olimpic, Bandeirantes, Esporte Clube 29 de Junho e União Passagense.

O clube conquistou em 2011 o título de campeão marianense da Segunda Divisão, o que lhe valeu o Ascenso para o certame principal da cidade, no ano do centenário.

A competição teve sete equipes participantes. A campanha foi inesquecível, oito jogos, seis vitórias, um empate e apenas uma derrota. A defesa foi a menos vazada, sofrendo oito gols. O artilheiro foi Piauí, atleta do clube.

O elenco campeão contava com Waguinho, Amaral e Marco Túlio, Mauro, Maycon, Vinícius, Rafael, Totoni, Sandro, Joseir, Reginaldo, Samuel, Geraldinho, Piauí, Caburé, Aguimar, Pedro, Todynho, Ulisses, Daniel, André e Toca. O técnico era Geraldo Mosar e o presidente, Vanderlei Machado.

Aloísio Bento, conhecido como “Caburé”, foi o autor do gol que levou o Marianense à primeira divisão. Ele entrou quase no final do jogo, quando o Marianense perdia por 2 X 1. Aos 42 minutos da etapa final fez o gol do título. (Pesquisa: Nilo Dias)

O time que subiu para a Série A do campeonato de Mariana, em 2011.

A belíssima sede do Marianense.