Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O centenário do "Avoengo da Ribeirinha)

O Esporte Clube Propriá, da cidade de igual nome, foi fundado em 12 de outubro de 1913, com o nome de Sergipe Foot Ball Club. É o terceiro clube de futebol mais velho do Estado. Somente Cotinguiba e Sergipe, ambos de 1909, são mais antigos.

Em 1956, quando se filiou a Liga Sergipana de Esportes Atléticos (LSEA), atual FSF, trocou para o nome atual. E também pela existência em Aracaju de um outro clube chamado Sergipe.

A mudança de nome provocou uma rachadura da diretoria do time. O dirigente Durval Feitosa não aceitou o nome de Propriá e sugeriu Serigy Futebol Clube, que não foi aceito. Inconformado, partiu então para a fundação do América Futebol Clube.

As cores do clube são azul e branco. Seu principal rival é o América Futebol Clube, também de Propriá, fundado 8 de agosto de 1942 por jogadores dissidentes do Propriá.

O clube nunca teve uma participação constante na elite do futebol sergipano. Tanto é verdade, que somente no final da década de 1940 é que começou a participar do Campeonato do Interior, quando conseguiu poucos títulos da “Zona Norte” do Estado.

Tomou parte no primeiro campeonato profissional em 1960. Ganhou dois títulos estaduais na segunda divisão do sergipano, o primeiro em 1964, o outro quando foi campeão invicto em 1983. Nem sempre disputou o campeonato. Junto com o América, também de Propriá, passou por séria crise financeira, que acabou com a fusão dos dois, em 1991, quando nasceu o União, de Propriá, de vida curta.

Um dos grandes feitos da história do Propriá foi a vitória de 1 X 0 sobre o Bahia, em jogo amistoso disputado em 1963. O gol foi do jogador Zé Pequeno.

Atualmente o Propriá busca retornar a Série A do Estadual. O “Avoengo da Ribeirinha”, como é chamado por sua torcida, sempre foi um celeiro de bons jogadores.

Foram revelados pelo clube Xinica, Abilio, Zé Torres, Tonho de Olimpio, Beque, Alemão(Branco), Zagueirão, Sérgio, Maromba, Zé Pequeno, Ozano, Demazinho, Jurinha, Enário, e tantos outros que fizeram história no Futebol Sergipano.

O Propriá é dono do Estádio Constantino Tavares, que tem capacidade para cinco mil expectadores, que se encontra em péssimas condições. O clube pensa em vender seu único patrimônio para uma rede de supermercados, mas quer primeiro que o Estado doe o Estádio João Alves, um verdadeiro elefante branco construído na cidade, e que também está em mau estado de conservação.

Esporte Clube Propriá, que tem o peixe “piau” como mascote, está participando da Copa Sergipe, competição que começou dia 6 deste mês e se prolongará até o dia 22 de dezembro. Devido ao mau estádo em que se encontra a sua praça de esportes, o Propriá manda seus jogos no estádio da cidade de Itaporanga.

Até o ano passado o Propriá jogava no Estádio Durval Feitosa, que pertence ao seu arqui-inimigo, o América. Este ano o clube rival não quis mais emprestar a sua praça sde esporrtes, o que obrigou o Propriá a jogar no município vizinho de Itaporanga. (Pesquisa: Nilo Dias)

O time do Propriá em 1964. (Foto: Acervo fotográfico do Esporte Clube Propriá)