Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Os 100 anos da A.A. Caçapavense

No último dia 9 a Associação Atlética Caçapavense, da cidade paulista de Caçapava, completou 100 anos de fundação. Caçapava se situa próximo aos municípios de São José dos Campos e Taubaté e tem uma população perto de 100 mil habitantes. A primeira sede do clube se situava na rua Capitão João Ramos , onde hoje está localizada a agência local do Banco do Brasil, no Calçadão da cidade.

No início a sede tinha apenas um salão. Todos os acontecimentos sociais de Caçapava aconteciam lá, como formaturas, palestras, bailes, datas comemorativas, casamentos, aniversários e bailes de Carnaval. Em 1941 foi inaugurada uma nova sede, que resiste até os dias de hoje.

Ela tem salão nobre, piscinas, sauna, quadra, academia, salão de jogos, campo de futebol etc., mas está  com os dias contados.Com o advento do centenário a entidade está empenhada na construção de uma sede mais moderna com campos de futebol society, academia, restaurante, quiosques, salão de festas, entre outras atrações, em uma área situada na avenida Ney Gomes de Oliveira 303, no Jardim Maria Cândida.

Caçapava já teve também outro clube de futebol profissional, o Providro, que foi extinto. Fundado em 17 de agosto de 1964 por funcionários da empresa de mesmo nome, participou de uma edição do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Segunda Divisão) em 1966.

A A.A. Caçapavense, embora tenha 100 anos, só se profissionalizou em 1964, mas hoje participa apenas de competições amadoras. O uniforme tem as cores preta e branca. Seu estádio é o Capitão José Ludgero da Siqueira, que tem capacidade para 4.500 expectadores. (Pesquisa: Nilo Dias)

Associação Atlética Caçapavense, em 1925. (Foto:Acervo fotográfico do clube)