Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O “Lobo Vermelho” de Bebedouro

No início do século passado a cidade de Bebedouro, interior de São Paulo, vivia um momento de grande expansão econômica graças ao cultivo do café e a construção da ferrovia, que encurtou o caminho para a Capital. Isso foi fundamental para a chegada de imigrantes e do futebol, um esporte até então desconhecido na cidade.

Como resultado dessa integração alguns clubes de futebol surgiram em Bebedouro, entre eles o Club Athletico Americano e o São Paulo Goyaz Foot Ball Club. Em 11 de junho de 1906 foi fundado o Foot Ball Club Internacional, que tempos depois trocou de nome passando a se chamar Sport Club Internacional, até que em 1920 ganhou a denominação atual de Associação Atlética Internacional.

O escudo do clube também foi alterado nessa ocasião, mantendo-se até hoje com a mesma forma e as mesmas cores. Apresenta ao centro a abreviatura do nome oficial AAI – Associação Atlética Internacional – e abaixo do nome o ano da fundação, 1906.

Em razão de suas cores vermelha e branca, o time é chamado por seus torcedores de “Lobo Vermelho”. É o 11º clube centenário do futebol brasileiro, tendo mais de 50 participações em campeonatos paulistas, sendo 18 delas na Segunda Divisão (atual A2).

Como uma das primeiras equipes de futebol fundadas no país, nos primeiros tempos de vida o time recebia seus adversários em um campo muito simples. Em 1921 inaugurou na rua Valin, uma praça de esportes, onde recebeu seus adversários até 1990.

Graças a Internacional, que difundiu o futebol na região, foi que surgiram equipes como o Club Barretense, Athletico Club Monte Azulense, e outras.

Em 1909 o clube se filiou à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA). Mas só a partir de 1924 é que começou a disputar campeonatos amadores. Nesse período o time realizou 310 jogos intermunicipais, 32 interestaduais, 36 contra equipes da capital paulista e três contra o Peñarol, de Montevidéu, Uruguai.

A adesão ao profissionalismo só aconteceu em 1948, quando o time participou do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 1952 pediu licenciamento pela primeira vez. Voltou a competir em 1955, ainda na “Segundona”.

Em 1956 surgiu um dirigente promissor, atuante, que gostava de verdade do clube, chamado Arnoldo Bulle que junto de Aderval Marques e Ceneviva Netto, contratou grandes jogadores para a equipe, que ao vencer a “Série Pecuária”, quase subiu para à "Primeira Divisão". Mas o sonho acabou no quadrangular final, quando enfrentou os campeões das outras Séries. Arnoldo Bulle morreu em 1957.

A Internacional conseguiu se manter competindo até 1969, quando se licenciou pela segunda vez. No período de licenciamento manteve sua equipe juvenil em atividade e o time principal realizando alguns jogos amistosos. O retorno ao profissionalismo veio em 1973, na disputa do "Campeonato Paulista da Primeira Divisão", atual Série A2.

Nesse ano o presidente Arnaldo de Rossis Garrido, preocupado com o futuro do clube fechou parceria com a Prefeitura no auxilio as infra-estruturas do Estádio Arnoldo Bulle. Foi assim que conseguiu retornar ao futebol profissional.

O Estádio Arnoldo Bulle, o “Bullão”, que pertencia a A.A. Internacional foi a leilão e hoje é o Centro de Treinamento e Convivência da Fafibe (Universidade de Bebedouro). Mas o clube entrou na Justiça e tem esperança de recuperar a área.

O “Arnoldo Bulle” foi o primeiro estádio do interior paulista a ter iluminação artificial, tendo sido inaugurado no dia 29 de abril de 1930. A Internacional se despediu do “Bullão”, depois de 70 anos, no dia 24 de fevereiro de 1991, quando perdeu para o Jaboticabal por 2 x 1.

O seu primeiro título na era profissional veio em 1979, quando venceu a “Copa São Paulo”, que teve a participação de 20 equipes. Em 1982, a Internacional mais uma vez chegou perto da classificação para à "Divisão Especial", atual Série A1.

Mas ficou só no “quase”, pois perdeu a chance para o Taquaritinga, na última rodada da competição. Isso causou uma grande consternação na cidade, pois o acesso era dado como certo. E somado a outros fatores, o clube recorreu ao licenciamento pela terceira vez.

Dessa vez o afastamento durou somente um ano. Em 1984 a Prefeitura voltou a auxiliar o time, que disputou o "Campeonato Paulista da Segunda Divisão" até 1987, quando ocorreu uma reestruturação no futebol estadual. A 2ª Divisão passou a se chamar Série A3, e a Internacional nela permaneceu até 1993. Em 1994 e 1995 jogou à Série B1, retornando em 1996, à A3, onde ficou até 2004.

Antes, em 1989 assumiu a presidência do clube o desportista Jose Carlos Tortorello, que contava com apoio político da cidade. Foi o começo da era moderna para a Internacional, que mudou de casa. A Prefeitura ofereceu o Estádio Municipal “Sócrates Stamato”, localizado no alto da cidade, para que o time mandasse seus jogos lá.

Como as dificuldades financeiras não foram resolvidas, a Internacional pediu licenciamento pela quarta vez.  Retornou em 2007, quando disputou o "Campeonato Paulista da Segunda Divisão". Em 2008 e 2009, não conseguiu passar da segunda fase do certame. Em 2010, depois de um bom campeonato, quando foi 6º colocado, conseguiu classificação para a Série A3, devido a desistência de algumas equipes que disputaram divisões superiores.

Na Série A3 em 2011, não conseguiu subir de Divisão, mas teve o consolo de se classificar para a “Copa Paulista” pela primeira vez na história. Essa competição garantia um lugar na “Copa do Brasil”. Na primeira fase o time fez uma campanha que superou todas as expectativas, ficando à frente de equipes como Noroeste, Linense e Rio Preto. Mas não conseguiu passar da segunda fase.

O ano passado a Internacional participou novamente da Série A3. Dessa feita conseguiu subir para a Série A2. No segundo semestre, o clube disputou o "Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão", sendo incluído no grupo 2, junto de Comercial, Noroeste, Ferroviária, Catanduvense, XV de Jaú e Batatais.

A Internacional manda seus jogos no "Estádio Municipal Sócrates Stamato", que tem capacidade para abrigar até 15.500 torcedores. O estádio faz parte do "Complexo Armando Zacarelli", que inclui ginásio poliesportivo, pista de atletismo, piscina olímpica, quadra poliesportiva e espaço para realização de eventos.

O primeiro jogo no “Stamatão” foi contra o XV de Novembro, de Jaú, com vitória da Internacional por 2 X 1.

Em seus 107 anos de vida, a A.A. Internacional não conquistou nenhum título de expressão. Foi campeão da "Série Pecuária" do "Campeonato Paulista", em 1956 e campeão da "Taça Estado de São Paulo", em 1979. Conseguiu, ainda, ser vice-campeão das Séries, B1-B, em 1994 e B1-A em 1995. (Pesquisa: Nilo Dias)