Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Os 100 anos do “Carijó da Avenida”

O Corumbaense Futebol Clube, da cidade de Corumbá (MS), foi o primeiro clube a completar 100 anos de existência em 2014. Ele foi fundado em 1 de janeiro de 1914 e é conhecido por seus torcedores como “Carijó da Avenida”, devido as cores de seu fardamento, preta e branca. Durante muitos anos foi a base da seleção amadora de Mato Grosso.

É uma agremiação que tem revelado bons jogadores para o futebol brasileiro, entre eles o atacante Dionísio, que jogou no Flamengo, do Rio de Janeiro, Matateu, Titinho, Rutênio, Tota, Ramão, Delgado, Garrafinha, Edson Duarte, Cuiabano, Aires, Cavassa, Negão, Tiquira, Carlinhos e Ênio, entre outros.

O futebol profissional só chegou ao Mato Grosso em 1972. Antes disso, Corumbaense, Marítimos e Riachuelo eram os clubes que mais se destacavam nas competições amadoras estaduais. Depois da divisão que criou o Mato Grosso do Sul, o Corumbaense conquistou o titulo em 1984.

O atacante Amaurício dos Santos Gonçalves o “Negão”, entrou para a história do clube ao marcar os gols do título estadual, conquista de maior expressão até hoje na história do Corumbaense. O time ganhou do Operário, de Campo Grande por 1 X 0, gol de “Negão”.

Mas o C.A. Douradense conseguiu na Justiça Esportiva anular esse jogo. Uma nova final foi marcada, e o Corumbaense derrotou o time de Dourados duas vezes, dentro e fora de casa. “Negão” marcou os gols que deram o troféu ao time de Corumbá e foi o artilheiro da competição com 6 gols.

Em 1985 disputou o “Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão”, tendo terminado a competição no 41º lugar e rebaixado para a 2ª Divisão. Participou também da “Taça de Bronze” de 1981 e do “Módulo Azul” da “2ª Divisão” do “Campeonato Brasileiro” de 1987.

Entre 1997 e 2004 o clube esteve inativo, tendo voltado aos gramados em 2005, quando disputou a Série B do campeonato estadual, após o C.A. Kapital ter desistido de competir. Em 2006, conquistou o título e em consequência subiu para a “1ª Divisão” do Estado, onde se manteve até 2011.

Penúltimo lugar na classificação geral, foi rebaixado pela segunda vez em sua história. Em 15 de setembro de 2012, valendo pelo “Campeonato Estadual”, o Corumbaense aplicou uma goleada de 23 X 1 no Coxim Atlético Clube, da cidade de Coxim, em jogo disputado no “Estádio Arthur Marinho”, em Corumbá.

O primeiro tempo terminou com o placar de 10 X 0, com gols de Amarildo (4), Julian (4) e Madson (2). No segundo tempo mais 13 gols, definindo o escore de 23 X 1: Amarildo (5), Julian (3), Tuia (3), Vi (1) e André (1). O gol de honra do Coxin foi marcado por Jhonny.

Esta foi a segunda maior goleada da história do futebol brasileiro em competições oficiais, só perdendo para Botafogo 24 X 0 Mangueira, pelo Campeonato Carioca de 1909.

O Corumbaense foi vice-campeão da Série B estadual em 2012 e voltou a elite do futebol sul-matogrossense em 2013. Mas acabou rebaixado mais uma vez, o que irritou sua massa torcedora e gerou uma crise que persiste até hoje.

Títulos conquistados. Foram apenas dois em 100 anos de história. Campeonato Sul-Mato-Grossense (1984); Campeonato Sul-Mato-Grossense - Série B (2006).

O Corumbaense manda seus jogos no “Estádio Municipal Arthur Marinho”, de propriedade da Liga de Esportes de Corumbá e desde 2007 administrado pela Prefeitura Municipal, tendo capacidade para receber até 15 mil torcedores. É o terceiro maior estádio de futebol do Estado, ficando atrás apenas do “Universitário Pedro Pedrosssian”, o “Morenão”, situado em Campo Grande e do “Fredis Saldivar”, o “Douradão”, localizado em Dourados.

O estádio Arthur Marinho foi inaugurado em 4 de julho de 1941, tendo recebido o sistema de iluminação em 1961. Em 1964 foram construídas as arquibancadas de concreto, que substituíram as de madeira. Em 1981, durante reforma o estádio ganhou túneis, vestiários e um segundo lance de arquibancadas. Atualmente possui uma das melhores infraestruturas de todo o Mato Grosso do Sul.

O centenário do Corumbaense não teve nenhuma comemoração especial, pois o clube se vê as voltas com uma dívida de R$ 180 mil, que seria inexpressiva para os clubes grandes do futebol brasileiro, mas que quase inviabiliza a continuidade da agremiação.

Desde abril do ano passado, quando a equipe caiu para a Série B estadual e o presidente Antônio dos Santos renunciou ao cargo, o Corumbaense vem sendo dirigido por uma Comissão de Associados que buscam alternativas para solucionar os problemas.

Praticamente a comemoração pelo centenário resumiu-se a um torneio de futebol de salão entre jogadores veteranos, denominado “Gud”, uma homenagem ao falecido técnico de futsal, Guinnemer Gomes da Silva. O Torneio contou com as equipes do Nova Loja Corumbaense, Mixto, Supermercado Popular, Supermercado Ok e Marítimos, entre outros.

O torneio foi realizado o ano passado, nos dias 11 e 12 de outubro, e foi encerrado com um churrasco nas dependências do clube. (Pesquisa: Nilo Dias)

Lance do jogo Corumbaense 23 X 1 Coxim. (Foto: Rodrigo Nascimento - Diário On line)