Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O "Tigre de Atenas"

O Jaboticabal Atlético, da cidade de Jaboticabal (SP), começou a ser fundado quando os desportistas Alcides Cunha, Emydio Lino Moreira Junior e José Alampary Palhares tiveram a  idéia de preparar o Estatuto de um clube de futebol, que pretendiam organizar no futuro. Depois de concluída essa primeira tarefa, o segundo passo era visitar pessoas que pudessem fazer parte da Diretoria.

Foi assim que no dia 28 de abril de 1911 chegaram à casa de Antonio Martins Bastos, que se juntou a eles. E de imediato sugeriu o nome do engenheiro canadense, Robert Todd Locke, que morava na cidade, para liderar o movimento. Outras pessoas, porém, indicavam o desportista Alcebíades Fontes Leite para presidir o clube. Porém, este também deu apoio ao doutor Locke, que acabou eleito por consenso.

No dia 29 de abril por volta das 19h30min, uma comissão composta por Carlos Buck, Antônio Martins Bastos, Alcebíades Fontes Leite, Cosme Mendes e Antonio Severo, foi até a chácara do engenheiro para lhe fazer o convite.

No dia 30 de abril por volta das 10h30m, o doutor Locke foi até a redação do “O Combate”, quando teve uma longa conversa com o jornalista Carlos Buck, fundador e dono do jornal e ficou a par de que o novo clube tinha por alvo futebol e tênis. Na oportunidade também indicou para ser seu vice-presidente o desportista Antonio Severo, seu amigo pessoal.

E com tudo resolvido antecipadamente, no dia 30 de abril de 1911 foi oficialmente fundado o Jaboticabal Atlético com às cores branca e preta. A reunião começou por volta das 20 horas, nos escritórios de “O Combate”. A primeira Diretoria ficou assim constituída: Presidente, doutor Robert Todd Locke; Vice Presidente, Antonio Severo; 1º Secretário, doutor Alcebíades Fontes Leite; 2º Secretário, professor Emydio Lino Moreira Junior; Tesoureiro, Gomes Mendes; Diretor Esportivo, José de Alandary Pallares e membros da Comissão de Sindicância, Antonio Martins Basso, Carlos Buck e Alcides Cunha.

A origem da mascote do Jaboticabal Atlético é muito antiga e remonta ao início da década de 1930. Naquela época, a cidade de Jaboticabal era um importante centro econômico e cultural, chamada de “Atenas Paulista”. Em campo, o time passeava na disputa dos torneios do Interior pela APEA, liga de futebol da época. Seus resultados levavam temor aos adversários e a torcida passou a chamar a equipe de “Tigre da Atenas”.

Foi assim que surgiu o clube que fez história no futebol do interior paulista, sendo uma das equipes que possui o maior número de títulos das séries de acesso do Campeonato Paulista de Futebol. Em 1938 o Jaboticabal ganhou de todas as equipes da região, inclusive de Comercial e Botafogo, de Ribeirão Preto.

Depois de uma série de 34 jogos, com 24 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, seus feitos correram as cidades, e aonde chegava, o time era chamado de “Esquadrão de Aço”.

O Jaboticabal foi campeão da 4ª Divisão, atual Série B, em 1989 e 1996, e da 3ª Divisão, atual A3, em 1990. Atualmente disputa a Série B, 4ª Divisão do Campeonato Paulista.

O clube é proprietário do Estádio Doutor Robert Todd Locke, que tem capacidade para 10.159 expectadores. Palco de grandes conquistas do clube alvi-negro, o estádio corria o risco de ser demolido depois de ter sido vendido em leilão acontecido no dia 3 de dezembro de 2009, pelo valor de R$ 1,38 milhão, para pagamento de dívidas trabalhistas.

Para garantir a preservação desta importante página da história jaboticabalense, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Jaboticabal decidiu pelo tombamento total do prédio, em reunião realizada dia 10 de outubro de 2011, na Prefeitura Municipal da cidade.

O estádio é um dos mais imponentes do interior paulista e é cheio de história. O nome é uma homenagem ao primeiro presidente e um dos fundadores do clube, no ano de 1911. O canadense Robert Locke presidiu a equipe até o ano de 1922, quando deixou o cargo por problemas particulares.

A inauguração do estádio aconteceu em 14 de abril de 1912, quase um ano depois da fundação do clube, quando este ganhou do Esporte Clube Pitangueiras por 4 X 2. O primeiro gol do estádio foi de autoria do jogador Linardi.

Títulos conquistados. Campeão do Oeste Paulista (1915); Campeão da 11ª Região (1944); Campeão da 6ª Região do Interior (1947); Campeão Interestadual de Basquete (1948); Vice-Campeão Paulista A2 (1956); Campeão Individual da 9ª São Silvestre (1957); Campeão do Jubileu de Ouro (1961); Campeão Regional Dente de Leite (1970); Vice-Campeão Paulista 2ª Divisão (1979); Campeão Regional Juvenil (1979); Campeão Paulista - 2ª Divisão (1989 e 1996); Campeão Paulista - Série A3 (1990); Campeão em Equipe da 42ª São Silvestre (1990); Vice-Campeão do Torneio Mateus Marinelli (1992); Campeão Regional de Basquete Masculino (1993); Campeão do Torneio Jardim das Rosas (2000) e Vice-campeão da Copa Futebol do Interior – Região Oeste (2002). (Pesquisa: Nilo Dias)

Fachada do Estádio Doutor Robert Todd Locke, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Jaboticabal. (Foto: Divulgação)