Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Orlando "Gato Preto"

Orlando Alves Ferreira, o “Gato Preto”, nasceu no dia 25 de julho de 1940, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Começou a carreira de futebolista em 1958, aos 18 anos, no São Cristóvão, que na época  era uma referência entre as equipes suburbanas cariocas. Ficou em “Figueira de Melo” até 1962. O apelido de “Gato Preto” se devia a sua grande elasticidade e agilidade, além de ser negro.

Em 1963 o goleiro foi contratado pela Portuguesa de Desportos, de São Paulo, onde foi companheiro inseparável do grande goleiro Félix, com quem revezou por muito tempo no arco da lusa. Também foi companheiro dos goleiros Aguilera, Carioca, Aguinaldo, Edson Mug e Zecão durante sua trajetória pelo Canindé.

Em 1964, numa excursão da Portuguesa de Desportos pelos Estados Unidos, após o nono gol, contra o Massachusetts, o goleiro Félix foi jogar de centroavante para permitir a entrada de Orlando. E curiosamente, Félix marcou o décimo gol da “Lusa”, numa partida que terminou 10 X 1.

Em 1973, com 33 anos de idade, Orlando foi suplente na campanha vitoriósa do título paulista naquela jornada contra o Santos. O goleiro titular era Zecão, que hoje mora na cidade de Sorocaba, no interior paulista.

No curriculo de Orlando consta um feito histórico, o de ter sido o último ganhador do “Prêmio Belfort Duarte”, em 6 de setembro de 1973. Era um prêmio concedido aos jogadores profissionais que completassem mais de 200 partidas oficiais de futebol ou ficassem durante 10 anos sem sofrer uma única punição.

Orlando ainda vestiu as camisas do Sampaio Correia (MA), Operário de Campo Grande (MS) e Operário de Várzea Grande (MT), time onde encerrou a carreira em 1976. Chegou a ser treinador de goleiros da própria Portuguesa e do Juventus. Depois, para passar o tempo, jogou no time amador do Milionários, que era formado por ex-jogadores de futebol.

A militância de Orlando no futebol aconteceu num tempo em que eram raros os goleiros negros. Até então os exemplos marcantes se resumiram a Barbosa, Veludo, Barbosinha, Ubirajara, Alcântara, Mão de Onça, Dimas Monteiro, Tobias e Jairo. (Pesquisa: Nilo Dias)

Orlando "Gato Preto", quando defendia o São Cristóvão, do Rio de Janeiro. (Foto: Museus dos Esportes)