Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Brasileiro morre na Ucrânia

O jogador de futebol Maicon Pereira de Oliveira, o “Maicon”, de 25 anos de idade, que pertencia ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia e estava emprestado ao Illichivets Mariupol, também da Liga Ucraniana, morreu na madrugada de ontem em um acidente de carro, perto da cidade de Donetsk. Maicon era carioca, nascido em 8 de maio de 1988.

Começou a carreira nas categorias de base do Fluminense, onde ficou de 2004 a 2006. Depois foi para o Flamengo onde jogou de 2007 a 2008. Em 2009, sem oportunidade entre os profissionais das equipes cariocas, assinou seu primeiro contrato de profissional com o Atlético Mogi, de Mogi Mirim (SP), e em seguida foi para a Europa contratado pelo Volyn Lutsk, da Ucrânia.

Em 2011, foi emprestado para o Steaua Bucaresti, da Romênia, por um período de três meses. Ao voltar para o Volyn Lutsk foi artilheiro do campeonato ucraniano, com 16 gols, e da Copa da Ucrânia, com 10 gols. Em 2 de julho de 2012 foi vendido para o Shakhtar Donetski, onde foi campeão ucraniano na temporada 2012/2013.

Sem muito espaço no clube ainda o ano passado foi emprestado para o Zorya Luhansk, também da Ucrânia, e depois para o Illichivets Mariupol, onde disputou a última edição do campeonato nacional. Em 2013/2014, Maicon somou 11 partidas, sendo todas como titular, e marcou três gols.

Embora estivesse emprestado, o Shakhtar Donetsk, dono de seus direitos federativos até 2015, cancelou todos os treinos programados para este sábado. O Shakhtar Donetsk é um clube grande, que conta com uma estrutura excelente.

É um dos clubes europeus que mais contrata jogadores brasileiros. Lá também jogam Wellington Nem, Fred, Bernard, Fernando, Eduardo da Silva, Luiz Adriano, Douglas Costa, Taison, Alex Teixeira, Ilsinho, Dentinho e Ismaily. (Pesquisa: Nilo Dias)