Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 11 de março de 2014

O Clube dos Príncipes

O Sport Club Maguari deixou saudade no futebol cearense, porque foi um clube grande, detentor de quatro títulos de campeão cearense, nos anos de 1929, 1936, 1943 e 1944, quatro torneios início, em 1929, 1942, 1944 e 1945 e sete vices-campeonatos, 1928, 1930, 1932, 1935, 1937, 1938 e 1945.

O clube foi oficialmente fundado no dia 24 de junho de 1924, em Fortaleza, pela família Barbosa Freitas, com a grafia da época, com “y” ao final. Anos depois o “y” foi trocado pelo “i”, em função de Decreto do então presidente Getúlio Vargas, que obrigou a “nacionalização” dos nomes dos clubes brasileiros. Com o fim da guerra, o clube voltou ao nome original de Maguary.

Em 1924 existia em Fortaleza uma empresa chamada "Saunders, Barbosa & Cia”, que funcionava com o nome de "Agência Benzold", situada na rua Senador Alencar, e que trabalhava no ramo de representação. Entre seus representados estava o "Curtume Maguary", de Belém do Pará, segundo esclarece o historiador Nirez de Azevedo, em seu livro “História do Campeonato Cearense de Futebol”.

O curtume, já extinto, foi implantado por dois irmãos ingleses, os Saunders e Davids, em 1916, e se localizava às margens do rio Maguari, antes conhecido por Maguari-Assu, denominação vinda da presença constante no lugar, do pássaro “Maguari”, ave pernalta de grande porte, de cor acinzentada e preta, assemelhada à garça, conhecida por cegonha brasileira.

O S.C.Maguary surgiu graças as filhas do capitão Saunders, que eram grandes admiradoras do futebol e incentivaram os sócios Hugo Gil Saunders, José de Freitas Barbosa e Armando Guilherme, diretores da firma, e mais os funcionários Hugo Berthold Saunders, Raimundo Freitas Barbosa e João Barbosa, a fundarem um time que representasse a empresa. A ideia foi adiante e assim nasceu o time, que teve o respaldo financeiro da empresa.

O primeiro presidente do clube foi o comerciante José de Freitas Barbosa. Embora seus dirigentes fizessem parte da elite cearense, ainda assim tinha grandes admiradores entre o chamado “povão”.  Tanto é verdade, que possuía a segunda maior torcida da cidade, na época.

O uniforme era todo branco, com uma faixa horizontal preta na altura do peito, razão pela qual ganhou o apelido de “Cintanegrino”. A faixa preta homenageava algumas aves que tinham uma faixa preta abaixo das asas e que se tornava visível quando voavam.

O S.C. Maguary se tornou um time de futebol altamente competitivo, que rivalizou com os chamados grandes daquele tempo, América, Ceará, Ferroviário e Fortaleza. Naquela época não havia o profissionalismo. Então, como agregava os jovens da classe média alta, eles ficaram sendo chamados de “príncipes”.

O clube entrou definitivamente para a história do futebol cearense, ao ser um dos fundadores da atual Federação Cearense de Futebol, em 29 de janeiro de 1936, de acordo com o que está escrito no livro “Futebol Cearense: Um século de história”, do pesquisador e escritor Alberto Damasceno.

Um outro fato de destaque na vida do clube, foi o de ter sido um dos times a participar da primeira transmissão de futebol da Ceará Rádio Clube, em 24 de dezembro de 1939. O adversário foi o Estrela do Mar e a partida era válida pelo Campeonato Cearense de Futebol.

O Maguary disputou pela primeira vez o Campeonato Cearense em 1927. Já em 1929 e 1936 levantava as taças de campeão, no velho e histórico “Estádio do Prado”. Depois ganhou mais dois títulos, dessa feita no não menos histórico “Presidente Vargas”, em 1943 e 1944, este, conquistado de maneira invicta.

Em 1945 era o franco favorito para repetir o feito, com a Diretoria investindo pesado na contratação de jogadores, mas quem levantou a taça foi o Ferroviário, com apenas um ponto de diferença.

Essa desilusão foi crucial para a extinção do Departamento de Futebol, aliada a constantes atritos com a Associação Desportiva Cearense, atual Federação Cearense de Futebol. Os torcedores acabaram se dividindo entre os demais times da cidade.

E para culminar sua gloriosa trajetória, foi o primeiro clube “campeão do Castelão", quando venceu o América, em 2 de dezembro de 1973, na final do "Torneio Breno Vitoriano", competição organizada para comemorar a inauguração do então chamado “Gigante da Boa Vista”, como citou o escritor Miguel Ângelo de Azevedo Nirez, no livro “Cronologia Ilustrada de Fortaleza”, Volume 1, de 2001.

O clube foi reconhecido pelo jornal “A Folha de São Paulo”, como o quarto colocado no ranking do futebol cearense, conforme publicado na edição de 23 de dezembro de 2007, na página seis, do Caderno de Esportes.

A primeira sede do S.C. Maguary localizava-se à rua Bezerra de Menezes, números 25 e 26, no bairro do Alagadiço, atual São Gerardo. Depois mudou-se para a avenida Visconde de Cauipe, 2081, atual avenida da Universidade, no bairro do Benfica.

Foi nessa época que o S.C. Maguary tornou-se uma entidade elegante, graças ao advento de sua terceira sede social, inaugurada em 20 de abril de 1946, construída em um amplo terreno localizado na rua Barão do Rio Branco, 2955, perto da avenida 13 de Maio, no nobre bairro de Fátima. Os recursos, antes destinados ao futebol, passaram a ser utilizados na sua nova formação de clube social.

Isso se deveu aos esforços dos dirigentes Waldir Diogo de Siqueira, Mário de Alencar Gadelha e Egberto de Paula Rodrigues, que contaram com a colaboração de um seleto grupo de amigos.

O prédio foi idealizado pelo famoso arquiteto Sílvio Jaguaribe Ekman, o mesmo que criou o projeto do Ideal Clube, outra tradicional entidade social de Fortaleza.

O S.C. Maguary, em sua nova e definitiva sede, deu ênfase aos esportes amadoristas, sendo campeão estadual de basquete na década de 1950, e também participando de competições oficiais de voleibol e futebol de salão, além de organizar festas inesquecíveis, que marcaram a vida da cidade, principalmente nos chamados anos dourados.

Muitas de suas animadas festas carnavalescas, costumavam terminar por volta das 10 horas da manhã seguinte. Mesmo tendo deixado o futebol, o Sport Club Maguary continuou como clube social, com forte presença na sociedade de Fortaleza.

Em 1955, o clube viveu um dos momentos mais emocionantes de sua nova fase, ao ver sua candidata Emília Correia Lima, ser eleita "Miss Ceará" e depois "Miss Brasil", em concurso nacional promovido pelos ”Diários Associados”, tendo recebido a faixa das mãos da baiana Martha Rocha.

Em 1972 houve uma tentativa de retorno do futebol, com o nome de Maguari Esporte Clube, até que, em 14 de agosto de 1975, o clube enrolou a bandeira, em definitivo.

A sua sede foi vendida para a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e depois repassada para a Fundação Coelce de Seguridade Social, a caixa de previdência dos funcionários daquela companhia. José Leite Jucá foi o último presidente do clube, e embora tenha sido contra a venda da sede, foi voto vencido.

Depois de anos sem participar dos campeonatos, o “Clube dos Príncipes” foi novamente reorganizado em 2009, agora como clube-empresa, sob a tutela do político e empresário Aguiar Júnior.

É uma homenagem ao antigo time, revivendo seu nome, escudo e uniforme. Com sede em Fortaleza, o Maguary treina no Estádio Valdir Bezerra e disputa a 3ª Divisão, mandando os seus jogos no Estádio “Murilão”. 

As cores do S.C. Maguary são o laranja, o branco e o preto. Em seu uniforme número 1, a camisa laranja conta com uma listra na horizontal, em preto. Os calções e os meiões são também na cor laranja.

O segundo uniforme é composto por uma camisa branca com uma faixa diagonal cinza e outra preta, mais calções e meiões brancos. A ave Maguari é a atual mascote do Sport Club Maguary, inclusive fazendo parte integrante do escudo da equipe. 

Em 2011 o site "Meu Time de Futebol" (MPDF), projeto da Internet que põe nas mãos de associados o comando de um time de futebol profissional, prestou homenagem ao primeiro presidente do S.C. Maguary, José de Freitas Barbosa, emprestando seu nome a Taça e às medalhas de um torneio na Categoria Sub 20. (Pesquisa: Nilo Dias)

Uma das formações do antigo S.C. Maguary. (Foto: Jornal "Diário do Nordeste", gentileza da pesquisadora Leila Nobre, administradora do blog www.fortalezanobre.blogspot.com)