Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sábado, 19 de abril de 2014

A imprensa esportiva está de luto

Morreu na tarde de hoje, aos 67 anos de idade, um dos mais conhecidos narradores de futebol do Brasil, Luciano do Vale Queirós, nascido em Campinas (SP), no dia 4 de julho de 1947. Ele sentiu um mal súbito dentro do avião, quando se dirigia para Uberlândia (MG), onde amanhã faria a narração do jogo Atlético Mineiro X Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Ainda deu tempo de ser levado a um hospital de Uberlândia, onde morreu às 16h15min. Ao que se sabe, o locutor já sofria com problemas de saúde. Em início de 2012 ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que o obrigou a passar por sessões de fonoaudiologia, para reaprender a falar.

Luciano tentou voltar às atividades profissionais em um jogo entre Santos x Palmeiras, mas a doença não permitiu que fizesse a transmissão com êxito, errando quase tudo e virando motivo de chacota nas redes sociais.

Somente um ano depois do ocorrido e ainda com a saúde debilitada, é que revelou a existência do AVC. Mesmo assim continuou a narrar futebol, comandando sempre a partida principal do fim de semana na Band.

Tempos depois foi operado da bexiga e em consequência não pode participar das transmissões da Olímpíada de Londres, em 2012. Seu último trabalho foi na decisão do Campeonato Paulista deste ano, quando narrou a vitória nos pênaltis do Ituano sobre o Santos.

Luciano do Vale começou a carreira de locutor esportivo na Rádio Brasil, de Campinas, em 1963, quando tinha apenas 16 anos de idade. Também trabalhou na Rádio Educadora, de sua cidade natal.

Em 1967 foi morar em São Paulo e integrou a equipe de esportes da Rádio Gazeta, a convite de Pedro Luiz, famoso narrador da época. Mas ganhou destaque trabalhando na Rádio Nacional, de São Paulo, onde participou da cobertura da Copa do Mundo do México, em 1970.

Em 1971, já um narrador consagrado, chamou a atenção da Rede Globo, que o contratou para substituir Geraldo José de Almeida, um dos monstros sagrados da narração esportiva do país. Sua primeira transmissão na nova emissora foi um jogo de basquete masculino, válido pelo “Troféu Governador do Estado de São Paulo”.

A partir daí se tornou o principal locutor esportivo da TV brasileira, transmitindo os mais importantes jogos de futebol no país e no exterior, e também corridas de Fórmula 1, contando as vitórias de Emerson Fittipaldi.

Ele narrou com exclusividade para a Rede Globo a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, quando a emissora bateu todos os recordes de audiência no jogo Brasil X Itália.

Calcula-se que mais de 90 % dos aparelhos de TV ligados no Brasil naquela tarde, estavam sintonizados na Globo. Foi a partir da voz dele que o Brasil sofreu com os gols de Paolo Rossi no fatídico jogo que tirou a Seleção do Mundial da competição.

Foram 11 anos na emissora de Roberto Marinho, com duas Copas do Mundo (1978 e 1982) e duas Olímpíadas (1976 e 1980). Após a Copa do Mundo foi para a Record, onde ficou de 1982 a 1983. De 2003 a 2006, teve nova passagem pela emissora.

Ao sair da Record pela primeira vez, assumiu a direção do Departamento de Esportes da TV Bandeirantes, onde trabalhou de 1983 a 2003. A sua segunda passagem na Band foi no período de 2006, até hoje. Pela emissora transmitiu sete Copas do Mundo (1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010).

Em 2006 foi o apresentador do programa “Apito Final”, levado ao ar durante a Copa do Mundo e narrador dos principais jogos daquela competição, pelo Canal Band Sports. Graças a ele a emissora cresceu em audiência.

Luciano ajudou no desenvolvimento de diversas modalidades esportivas que antes não tinham espaço na TV brasileira, como o próprio Voleibol. Graças ao seu trabalho na TV Record o Brasil se tornou uma pujança mundial no esporte, consagrando uma geração de atletas como Bernard, William, Montanaro e Renan.

Já na TV Bandeirante ele promoveu o histórico jogo de Voleibol entre às Seleções do Brasil e da União Soviética, em 1983, numa quadra improvisada em pleno gramado do Estádio do Maracanã. O evento foi um sucesso, já que 97.325 pessoas pagaram ingresso. Foi o maior público a assistir um jogo de Voleibol no país, até hoje.

Foi ainda um incentivador da Fórmula Indy de Automobilismo, abrindo portas para que diversos pilotos brasileiros entrassem nesse tipo de competição. Em 1989 foi brilhante ao contar a vitória de Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis.

Ao final dos anos 80 Luciano do Vale montou a Seleção Brasileira de Masters, da qual era treinador, formada por craques veteranos, que fez muito sucesso. Entre outros jogavam Luís Pereira, Edu, Dario, Cláudio Adão, Rivellino, Ado, Nunes e Dicá.

Luciano transformou a Band numa emissora ligada ao esporte, ganhando o slogan de "Canal do Esporte". Aos domingos era levado ao ar o programa de longa duração “Show do Esporte”, em que era dada ênfase aos mais variados tipos de esportes como jogo de sinuca, boxe, automobilismo e esportes olímpicos.

Nos meses de verão costumava promover várias modalidades de esportes de praia. Foi ele que abriu espaço para Hortência e Paula do basquete feminino, que juntas, ganharam o Pan de 1991 em Havana e o título mundial de 1994. Ele, lógico, narrou as duas conquistas.

Deu força ao futebol feminino, alavancou a carreira do lutador de boxe de Maguila, e deu o início às transmissões da NBA, da Fórmula Indy e do futebol americano no Brasil. Nos últimos anos reduziu drasticamente suas atividades empresariais, tendo se dedicado somente a narração de futebol. (Pesquisa: Nilo Dias)

Luciano do Vale foi um dos grandes nomes da imprensa esportiva brasileira. (Foto: Divulgação)