Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Copa de 1950 no Brasil

O Brasil está sediando uma Copa do Mundo pela segunda vez na história. A primeira foi em 1950, 64 anos atrás e se constituiu na quarta edição do evento que começou em 1930, continuou em 1934 e 1938, sendo interrompido durante a 2ª Guerra Mundial. 

As edições de 1942 e 1946 foram canceladas. A competição de 1950 foi disputada de 24 de junho a 16 de julho, tendo como cidades sedes Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

A escolha do Brasil como país anfitrião foi por unanimidade, visto que a Europa estava recém se reestruturando dos efeitos danosos da Guerra que arrasou o Continente. Estávamos em pleno governo do presidente Getúlio Vargas e as exigências da Fifa para um evento de tamanha envergadura, eram bem menores que os de hoje em dia.

Nesta Copa de 2014 o Brasil instituiu 12 cidades como sedes. Em 1950 foram apenas seis, a metade. Foram elas: Estádio Jornalista Mário Filho, no Rio de Janeiro,popularmente conhecido por “Maracanã”, construído especialmente para a Copa e com a intenção de ser o maior do mundo. O principal palco do evento tinha a capacidade, na época, para 200 mil pessoas e recebeu oito jogos, dentre eles quatro da Seleção Brasileira e a final.

O Paulo Machado de Carvalho, o “Pacaembu”, em São Paulo, o segundo maior estádio da competição, tinha capacidade, na época, para 60 mil pessoas. Recebeu seis jogos, dentre eles um da Seleção Brasileira.

O Estádio Raimundo Sampaio, o “Independência”, em Belo Horizonte, foi construído para a Copa do Mundo e pertencia na época ao Sete de Setembro Futebol Clube. Tinha capacidade, para 30 mil pessoas e recebeu três partidas. Atualmente, América Mineiro e Atlético Mineiro mandam seus jogos nesse estádio.

O Estádio Durival Britto e Silva, “Vila Capanema”, em Curitiba, pertencia ao então Clube Atlético Ferroviário, atual Paraná Clube. Tinha capacidade para aproximadamente 10 mil pessoas e recebeu dois jogos.

O Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, era o estádio do Internacional na época e tinha capacidade para 20 mil pessoas. Recebeu dois jogos da competição. O estádio não existe mais.

E, finalmente, o Estádio Adelmar da Costa Carvalho, “Ilha do Retiro”, pertencente ao Sport, que foi reformado para a competição e tinha capacidade, na época, para 20 mil pessoas. Deveria receber dois jogos, mas com a desistência da França, que se recusou a participar da competição porque jogaria em Porto Alegre e no Recife, a uma distância de 3.779 quilômetros, a cidade abrigou somente uma partida.

O único pedido para aprovação dos estádios, era que tivessem arquibancadas para no mínimo 20 mil torcedores, alambrados, cabines para a imprensa e autoridades e túneis interligando os vestiários ao gramado.

Um caderno de exigências com 420 páginas foi apresentado pela Fifa para a Copa de 2014 no Brasil, o que não aconteceu em 1950. Naquele evento as instalações existentes no país foram vistas como exemplo para o mundo. O presidente Getúlio Vargas incentivava o esporte como extensão da educação. Não havia exigências com transporte, aeroportos, hospitais ou outros itens de infraestrutura.

Participaram da Copa de 1950, 13 seleções: Brasil, Uruguai, Inglaterra (que disputava pela primeira vez), Espanha, Chile, Bolívia, Iugoslávia, Suíça, Estados Unidos, Itália, Suécia, Paraguai e México. Dos 16 países inscritos, três desistiram à véspera da competição, Índia, Turquia e Escócia. Por isso o grupo 4 ficou com apenas duas seleções: Uruguai e Bolívia. A partida direta entre eles teve, por resultado, 8 X 0 para os uruguaios.

Os jogos do Brasil naquela Copa tiveram estes resultados: 4 X 0 sobre o México; 2 X 2 com a Suíça, 2 X 0 na Iugoslávia, 7 X na Suécia, 6 X 1 na Espanha e derrota de 2 X 1 para o Uruguai, que se sagrou campeão do mundo. O Brasil perdeu o título em um “Maracanã” lotado, com 199.854 torcedores.

A cerimônia de premiação, que estava marcada para o centro do gramado, não aconteceu e o presidente da Fifa, Jules Rimet, teve que entregar a taça ao capitão Obdúlio Varela de forma improvisada. O curioso é que o Uruguai foi campeão do mundo jogando apenas quatro vezes e com três vitórias.

Algumas curiosidades da Copa do Mundo de 1950: a grande surpresa da competição foi a vitória de 1 X 0 dos Estados Unidos sobre a Inglaterra, que é até hoje considerada a “mãe de todas as zebras”. O jogo foi disputado no dia 29 de junho, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Os norte-americanos tinham uma equipe amadora, formada basicamente por carteiros, lavadores de prato e imigrantes. O autor do gol foi Gaetjens, nascido no Haiti. Em 2005, foi lançado um filme sobre a partida, "Duelo de Campeões". A bola da vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra virou peça de museu.

Brasil 7 X 1 Suécia, Brasil 6 X 1 Espanha  e Uruguai 8 X 0 Bolívia, foram as maiores goleadas da Copa; foi a primeira Copa a ter números nas camisas; o goleiro chileno Sergio Livingstone se tornou o primeiro na história das Copas a atuar com camisas de mangas curtas.

O Cruzeiro de Porto Alegre foi o primeiro clube do mundo a ter sua camiseta usada em uma Copa. Isto ocorreu na partida entre México e Suíça, disputada no Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre. Ambas seleções tinham fardamentos vermelhos e era preciso distingui-los. Os mexicanos jogaram listrados de azul e branco e a Suíça venceu.

A segunda vez que isso ocorreu foi na Copa de 1978, quando a França usou camisa em listras verde e branca do clube argentino Kimberley, no jogo contra a Hungria. (Pesquisa: Nilo Dias)

Cartaz da Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil. (Foto: Divulgação)