Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Morre presidente histórico do Fluminense

Além da derrota para o Internacional, ontem, pelo Campeonato Brasileiro, a torcida do Fluminense, do Rio de Janeiro, amanheceu nesta segunda-feira com mais um forte motivo para ficar triste. Ontem a noite faleceu o ex-presidente do clube, David Fischel, 79 anos de idade, que padecia de um câncer e não resistiu a uma insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital Copa D'or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Fischel foi um dos dirigentes mais respeitados na história do Fluminense. Além de presidir o clube num momento de grave crise financeira, entre 1999 e 2004, quando o time caiu para a Terceira Divisão do futebol brasileiro. Além de se sagrar campeão da “Terceirona”, o tricolor conquistou o Campeonato Carioca de 2002, durante o mandato de Fischel.

Seu maior feito na presidência do clube, foi sem dúvida ter conseguido a parceria entre o Fluminense e a Unimed , empresa médica, que se tornou a principal responsável pelos grandes investimentos no futebol, ao longo desses últimos anos. A párceria já dura 15 anos, e ajuda a pagar parte dos salários dos principais atletas do time.

O corpo do desportista foi velado nesta segunda-feira, no Cemitério Israelita do Caju, onde foi sepultado a tardinha. O Fluminense deverá prestar uma homenagem a David Fischel no compromisso do próximo sábado, às 18h30, diante do Criciúma, no Maracanã, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

David Fischel foi guindado a presidência do Fluminnse, em 1999, depois que da renúncia do presidente Álvaro Barcelos, que não resistiu a queda do time para a Série B e a Terceira Divisão. Manoel Schwartz venceu a eleição seguinte, mas em razão de problemas de saúde, não pode assumir imediatamente.

Foi então que o seu vice-presidente administrativo, David Fischel, assumiu o cargo temporariamente. Schwartz chegou a ir ao clube algumas vezes, mas nunca mais voltou ao cargo. Fischel chamou novas eleições, se candidatou e ganhou.

Fischel contava que começou a torcer pelo tricolor carioca, quando tinha apenas 4 anos de idade. Ele morava no interior de Minas Gerais e escutava os jogos do Fluminense pelo rádio. O seu pai trabalhava no Moinho Fluminense. Talvez pelo nome, analogia, tenha se tornado torcedor do clube.

O ex-presidente guardava a lembrança de um Fla x Flu, em que o Fluminense ganhou. Depois disso ainda ficou morando em Minas por alguns anos, sem ter a possibilidade de acompanhar o seu time de perto. Aos 10 anos sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, o que lhe proporcionou poder acompanhar o Fluminense em seus jogos.

Lembrava que o tricolor foi Super Campeão Carioca, numa competição em que participaram Fluminense, Flamengo, América e Botafogo. O Fluminense foi o Campeão e ele assistiu aos jogos. A final foi contra o Botafogo, com vitória de 4 x 0. Essa foi a primeira recordação que tinha, vendo o Fluminense de perto.

Daí em diante sempre morou no Rio e continuou acompanhando o Fluminense praticamente em todos os jogos. Inclusive, citava alguns episódios, como por exemplo, ter adiado o noivado, porque coincidia num dia do jogo entre Fluminense x Vasco, na decisão de campeonato.

Mas deu tudo certo, a noiva foi com ele ao Maracanã. Em 1959 Fischel foi com ela a um jogo do Torneio Rio x São Paulo, em que o Fluminense venceu por 8 X 1 ou 8 X 2. Como achou que a nova era pé quente, acelerou a cerimônia de casamento.

Fischel era sócio do clube desde que chegou ao Rio, Era torcedor, mas nunca se envolveu na vida política do clube, e nunca exerci qualquer cargo. Isso, até aceitar ser um dos membros da chapa “Vanguarda”, que concorria ao Conselho Deliberativo. E assim se tornou Conselheiro do Fluminense.

Daí por diante passou a freqüentar as reuniões do Conselho. Na época existia um racha muito grande no clube. Foi quando se deu a renúncia de Álvaro Barcelos. Foi feita, então, uma composição,em reunião ocorrida na casa de Fischel, quando foi indicado o nome de Manoel Swartz para presidente, e o dele para vice-presidente administrativo.

No dia da eleição o Manoel Swartz passou mal e Fischel assumiu interinamente a presidência. Ficou no cargo durante 5 meses. Manoel Swartz entrava e saia, pois seu estado de saúde não permitia a continuidade. Diante disso, foram chamadas novas eleições, num clima de disspersão política. 

Por sugestão de alguns conselheiros, foi feita uma composição e criado um Triunvirato, que foi eleito em dezembro e assim Fischel assumiu a presidência.

Em 1998, o Fluminense nem identidade tinha. Era um clube desfacelado e mergulhado em dívidas. Sem ter para onde ir, literalmente. O time era fraquíssimo, e tudo indicava um caminho semelhante ao que, infelizmente, percorreu o América.

Foi quando a Unimed iniciou sua parceria com o Fluminense. O investimento era menor, claro, e nunca que a Unimed ou o Fluminense imaginariam que a parceria chegasse na situação que está hoje.

No futebol, a Unimed patrocina 28 clubes Brasileros. Do pequeno Serrano, de Petrópolis, aos gigantes gaúchos, Inter e Grêmio. Em geral, dá forte incentivo ao esporte olímpico. Em termos de negócio, são 15 milhões de clientes e 73 mil Empresas espalhadas por todo o País.

Além disso, está sempre presente patrocinando eventos beneficentes, como por exemplo, uma partida organizada pelo craque Deco, que já se aposentou, e que contou com a presença de Lionel Messi. (Pesquisa: Nilo Dias)

David Fischel presidiu o Fluminense, em seu pior momento na história. (Foto: Divulgação)