Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cachoeira centenário

O Cachoeira Futebol Clube, da cidade de Cachoeira Paulista (SP), foi fundado no dia 1 de janeiro de 1912. Em 1957 a agremiação se profissionalizou, tendo participado de quatro edições do Campeonato Paulista da 3ª Divisão, atual A3, em 1957, 1958, 1967 e 1968; e duas edições do Campeonato Paulista da 4ª Divisão, atual Série B, em 1965 e 1966.

Em 1965 disputou a 4ª Divisão Paulista, ao lado de outras tradicionais equipes do futebol paulista, Andradina F.C., C.A. Jalesense, Guarani F.C., de Adamantina, Marília A.C., Mirandópolis F.C., SORE Auriflama, entre outras.

Em 1966 novamente na 4ª Divisão, o clube voltou a enfrentar equipes fortes como União F.C., de Potirendaba, Serra Negra E.C., Tupi E.C., Guararapes E.C., Itapira E.C., C.A. Pirassununguense e C.A. Ipauçuense, entre outras equipes.

Em 1967, na 3ª Divisão enfrentou adversários categorizados como Pirajú F.C., Olimpia F.C., Catanduva E.C., A.E. Velo clube Rioclarense, A.A. Internacional, de Bebedouro, entre outras. A União A. Barbarense sagrou-se campeã na oportunidade.

Em 1968 voltou a disputar a "Terceirona", e ao final do campeonato desistiu do profissionalismo, passando a se dedicar somente ao futebol amador da região.

Atualmente se encontra licenciado da Federação Paulista de Futebol (FPF), disputando jogos na Liga Atibaiense de Futebol (LAF). O Cachoeira F.C. manda seus jogos no estádio João Gomes Xavier com capacidade para 4.500 pessoas e tem como cores oficias o preto e branco.


 Veteranos cachoeirenses, na festa de aniversário do clube.