Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 14 de dezembro de 2014

O futebol nas Ilhas Maurício

O futebol é o esporte mais popular das Ilhas Maurício, tendo chegado ao país no começo do século 20 por meio de colonos britânicos. E não levou muito tempo para surgirem os primeiros clubes, muitos, como na Inglaterra, começaram nas universidades, como o “Royal College”, de Curepipe e o “Saint-Jospeh College”. Outros vieram das várias comunidades que formavam a sociedade mauriciana naquela época.

Os nomes dos clubes às vezes referiam-se às suas origens étnicas, como o “Dragons Chinois”, ou a símbolos nacionais, como o “Dodo Football Club”. Referência um pássaro já extinto, que só existia nas Ilhas Maurício.

Em 1935 foi disputado pela primeira vez um campeonato nacional. Já outra grande competição do país, a “Copa da República”, começou a ser disputada a partir de 1957. O primeiro jogo da Seleção Nacional foi em 1947 contra uma equipe da ilha de Reunião, vencendo por 2 X 1.

A seleção mauriciana nunca obteve resultados expressivos no futebol. Sua maior vitória foi contra a mesma Seleção das Ilhas Reunião, por 15 X 2, em 1950. As duas partidas foram realizadas em Madagáscar.

As maiores derrotas da Seleção foram contra Egito, Seychelles e Senegal, com o mesmo placar nas três partidas: 7 X 0 (em 2003, 2008 e 2010); ganhou por 10 vezes o título do “Triangular dos Jogos do Oceano Índico”, competição que deu origem aos “Jogos das Ilhas do Oceano Índico”, entre 1947 e 1963.

As Ilhas Maurício jamais chegou perto da classificação para uma Copa do Mundo. Entre 1930 e 1950, não conseguiu entrar nas Eliminatórias; em 1974 estreou nas Eliminatórias, mas não chegou perto da vaga; em 1978 e 1982, também não conseguiu entrar; em 1986, esteve longe da classificação; em 1990, foi desclassificado por estar em litígio com a FIFA. Em 2014, desistiram de jogar as Eliminatórias por questões financeiras.

Sentindo a necessidade de organizar o futebol no país, foi fundada em 1952 a Federação Mauriciana de Futebol, sob a denominação de “Curepipe Sports Committee” (Esportes do Comitê Curepipe), tornando-se depois o “Maurítius Sports Association (MSA)” em 1952, e depois “Mauritius Football Association (MFA)”, em 1984. Em 1962 se filiou à Confederação Africana de Futebol (CAF), e em 1964 à FIFA. Os membros fundadores do “Comité Curepipe Esportes” foram: “Dodo Club”, “Falcon Club” (Faucon), “C.S.C, Hounds”, “Royal College of Curepipe” e “Saint Joseph College”.

Naquela época existiam outros clubes, que tinham sede em Port Louis: “Fire Brigade”, “Muslim Scouts”, “Pere Laval”, “Stade Olympique”, “Wings”, “MF & HC” e “Police”, que acabaram por ser incluídos como membros associados. Meses depois, o “Cadets Club” aderiu a associação.

O primeiro clube inglês a se apresentar nas Ilhas Mauricio, foi o Burnley, em 1954, para um jogo amistoso realizado no “Barry Stade”, em Curepipe, que pertencia ao município e deu lugar ao novo “Estádio George V”, que saiu do papel graças a um acordo firmado com a empresa privada “Compagnie Jacques Noel”.

O novo estádio, além de sediar partidas do campeonato nacional, é onde a Seleção realiza seus jogos. Embora todos os esforços para que o futebol se desenvolvesse, o tamanho diminuto do país não ajudou para que atingisse um papel mais importante dentro do cenário do futebol africano.

Em 1961, com a popularização do futebol no país, a capacidade do estádio foi aumentada com a construção de mais uma arquibancada. A inauguração foi contra a equipe indiana "Mohun Bagan". Esta nova arquibancada acabou por ser apelidada de "Mohun Bagan" pelos torcedores.

Em1965 a MSA adquiriu os direitos do estádio da “Compagnie Jacques Noel”. Em 1966 o país participou pela primeira vez do “Campeonato Africano das Nações”. Em 1974 a seleção nacional se classificou, pela primeira vez para uma fase final da “Copa das Nações Africanas”, que foi realizada no Egito.

Em 1985 as Ilhas Mauricio ganharam a medalha de ouro dos “Jogos das Ilhas do Oceano Índico”. O Governo teve um papel fundamental nesta conquista, uma vez que forneceu importantes meios financeiros para a preparação dos atletas de todas as disciplinas e melhoria das instalações existentes, bem como criou novas infraestruturas de todas as principais disciplinas desportivas, incluindo o futebol.

O Governo também pagou passagens aéreas, alojamento e alimentação, para as equipes que participaram de competições oficiais internacionais. Desde então, a equipe campeã do país participa regularmente do Campeonato Africano de Clubes. Em 1988 o “Cadet” tornou-se a primeira equipe do país a participar do "Campeonato Africano de Clubes Campeões". E em 1994, da “Copa Africana dos Clubes Vencedores de Copas Nacionais”.

Em 1994 o aluguel do “Estádio Rei George V” chegou ao término e o governo decidiu readquirir a titularidade. Dois anos depois, um duro golpe para o futebol local, com a descoberta de defeitos nas estruturas do estádio. Em 1997, o estádio foi reaberto em jogo amistoso com a participação do Paris St. Germain.

Em 1999, após incidentes acontecidos durante um jogo entre ”Fire Brigade” e “Scouts Club”, o futebol foi proibido de ser praticado no país. Tal decisão acabou por prejudicar até a Seleção Nacional, que teve de fazer jogos na Ilha da Reunião contra o Gabão pelo Campeonato Africano das Nações. E também nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2004, mandando seus jogos sempre fora de casa.

Em setembro de 2000, a suspensão à prática do futebol foi retirada e os clubes receberam uma ajuda financeira do Governo. Em 2003, a Ilhas Maurício conquistaram a sua segunda medalha de ouro nos Jogos do Oceano Índico.

Em 2005 a MFA vendeu suas instalações em Port Louis e estabeleceu a sua sede em Trianon. O novo prédio do “Projeto Goal” foi financiado pela FIFA. Em 2001, a Lei do Esporte revigorou o futebol nas Ilhas Maurício.

O Campeonato Mauriciano passou a ter três divisões, organizadas de acordo com a localização geográfica, e não mais em relação às suas origens étnicas. E também passou a dar maior atenção para a formação de novos jogadores.

Em 2003, as Ilhas Maurício sediaram os "Jogos das Ilhas do Oceano Índico", no Estádio George V, que foi remodelado para receber o evento. A seleção mauriciana aproveitou o fato de jogar em casa para conquistar o título do torneio mais uma vez.

Em maio de 2013, prosseguindo com a ambição de dar mais força à presença do país no cenário do futebol internacional, a Federação Mauriciana de Futebol sediou o 63º Congresso da FIFA. (Pesquisa: Nilo Dias)

Garotos jogam futebol nas Ilhas Mauricio. (Foto: UOL Esporte)