Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 17 de maio de 2015

Um astro do futebol mexicano

Na noite de 21 de abril último o atacante Cuauhtémoc “Blanco” Bravo, de 42 anos, disputou sua última partida como atleta profissional. O primeiro nome de “Blanco”, Cuauhtémoc, vem do dialeto asteca "Nahuatl" e significa águia que cai. Cuauhtémoc foi o último imperador asteca.

O veterano jogador se despediu dos gramados no jogo em que seu time o Puebla, derrotou o Chivas Guadalajara, por 4 X 2, conquistado a Copa do México pela sexta vez. Ele entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo e teve uma boa atuação, inclusive quase marcando um gol para a sua equipe.

Mesmo não sendo uma despedida com glória individual, depois de uma carreira de 23 anos, o público que esteve presente ao "Estádio Universitario BUAP", em Puebla, prestou-lhe uma justa homenagem através de demorados aplausos.

Apesar de parecer um final de carreira perfeito, o jogador revelou que tinha o sonho de deixar os gramados atuando pelo seu clube de coração, o América, mas por problemas de relação com a diretoria da equipe, esta vontade não lhe foi concedida.

“Blanco” nasceu no bairro de Tepito, um dos mais populares da Cidade do México, em 17 de janeiro de 1973, tendo dado inicio a sua carreira de futebolista aos 17 anos, jogando pelo América, seu clube de coração, em 1990, onde teve quatro passagens, tendo estreado entre os profissionais em dezembro de 1992.

O técnico que deu a primeira oportunidade para o então jovem “Blanco” jogar no time principal do América foi o brasileiro Paulo Roberto Falcão. Pelo América Blanco jogou em 13 temporadas e ganhou muitos títulos. Ao todo, foram 333 partidas, com 123 gols marcados.

Ele também atuou pelos mexicanos Necaxa, Veracruz, Santos Laguna, Irapuato, Sinaloa, BUAP e Puebla. Além disso, defendeu o espanhol Real Valladolid e o norte-americano Chicago Fire

Em 1995 “Blanco” foi convocado pela primeira vez para a seleção mexicana. Ao lado de Chicharito Hernández, é o segundo maior artilheiro da Seleção com 39 gols, só sendo superado por Jared Borgetti que marcou 46 gols.

“Blanco” participou de três Copas do Mundo, 1998, 2002 e 2010. Por causa de sua personalidade forte, não jogou a Copa do Mundo de 2006, pois brigou com o técnico argentino Ricardo La Volpe que, então, dirigia a seleção mexicana.

A partir de agora trocará os gramados pelos palanques políticos. Ele se filiou ao Partido Social Democrata (PSD), pelo qual pretende se candidatar a prefeito de Cuernavaca, capital do estado de Morelos.

“Blanco” já havia anunciado em setembro de 2008, o fim da sua carreira na Seleção, entretanto, em meados de 2009 foi chamado de volta à representação nacional, que enfrentava dificuldades para alcançar classificação para a Copa do Mundo de 2010. Fez excelentes partidas e conseguiu ajudar seu país a se classificar para mais uma Copa.

Em 2010-2011 atuou na novela “El Triunfo del amor” (O Triunfo do amor). No papel do personagem Juanjo.

Títulos conquistados. Seleção Mexicana: Copa das Confederações (1999); Copa Ouro (1996 e 1998); América: Copa dos Campeões da CONCACAF (2005); Campeonato Mexicano (2005 - Clausura); Supercopa do México (2005); Artilharia. Seleção Mexicana: Copa das Confederações (1999 - 9 gols);  América: Campeonato Mexicano (1998 - Inverno - 16 gols).

“Blanco” foi eleito o melhor jogador do México em 2004 e 2005. O gol que marcou contra o Real Salt Lake em 19 de agosto de 2007, foi eleito “O Gol do Ano”.

No jogo MLS All-Star 2008, realizado em 24 de julho, além de um gol e uma assistência na vitória da seleção da MLS contra a equipe inglesa West Ham por 3 X 2, Blanco ainda foi eleito o melhor jogador da partida.

O jogador também era famoso por seu temperamento explosivo e um drible em especial, onde ele prendia a bola entre os pés e saltava para fugir da marcação adversária. (Pesquisa: Nilo Dias)


Nenhum comentário: