Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Os 100 anos do "Leão da 13"

O União Agrícola Barbarense Futebol Clube, da cidade de Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo foi fundado no dia 22 de novembro de 1914, inicialmente com o nome de União Foot-Ball Club. O curioso é que o clube teve várias outras denominações, até chegar a atual.

Em 1918 passou a chamar-se Athlético Barbarense Foot-Ball Club e, um ano depois, Sport Club Athlético Barbarense. Em 1920, em razão da fusão com o 7 de Setembro, da Fazenda São Pedro, mais uma vez alterou o nome, dessa feita para Sport Club União Agrícola Barbarense.

E ainda naquele ano, por fim, adotou o nome que persiste até hoje de União Agrícola Barbarense Futebol Clube. Suas cores são o preto e o branco desde a fundação.

Em 1921 o clube foi registrado na Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), que dirigia o futebol no Estado de São Paulo. Mas somente em 1941 filiou-se à Federação Paulista de Futebol (FPF), ainda como amador. Em 1942 associou-se a Liga Barbarense de Futebol (LBF), entidade que organiza o futebol em Santa Bárbara d'Oeste.

A ascensão ao profissionalismo só veio em 1964. Na estreia da nova categoria o time não foi feliz, perdeu por 3 X 1 para o Alumínio, em jogo válido pelo Campeonato da 3ª Divisão de Acesso. O jogador Mané de Campos, foi quem marcou o primeiro gol do União como profissional.

Em 1967 o clube adotou o “Leão da 13” como mascote, em homenagem aos torcedores fiéis que apoiavam com garra o time, “como verdadeiros  leões”. A sede e o estádio do União ficam na Rua Treze de Maio, em Santa Bárbara d’Oeste.

O primeiro título do clube só veio em 1946, quando ainda era amador, e sagrou-se campeão da cidade pela Liga Barbarense de Futebol. Dois anos depois, outra conquista: Campeão Amador da Região, disputando o Campeonato Paulista do Interior pela FPF. Foi tricampeão da "Taça Cidade de Santa Bárbara" nos anos de 1957, 1961 e 1963.

Nesse período, mais precisamente em 15 de novembro de 1959, o “Jornal D’Oeste” publicou a composição do hino oficial do clube, de autoria do professor José Dagnoni (letra) e Hermosa Hadad Baruque Murbach (música). Em 1967, já como profissional, foi Campeão Paulista da 2ª Divisão, conquistando o acesso à 1ª Divisão, uma antes da Principal.

O União conquistou outros títulos regionais, como o “Torneio Intermunicipal Americana X Santa Bárbara d’Oeste em 1973. Depois de ficar alguns anos sem disputar os campeonatos da FPF foi, finalmente, em 1990, vice-campeão Paulista da 2ª Divisão, conquistando mais uma vez o acesso à Divisão Intermediária.

Em 1995 foi Campeão Paulista de Juniores da Série A3 e, em 1996, dos “Jogos Abertos do Interior”, com a equipe de Juniores. Em 1997, conquistou o vice-campeonato da Série A3 do Paulista. No ano seguinte, o maior triunfo até então: o título do Campeonato Paulista Série A2 e o acesso à divisão principal estadual.

Em 1999, depois de ter se classificado como o melhor time do interior no “Paulistão”, o União Barbarense foi declarado “Campeão do Interior”. Em 2001, foi vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol. Em 2004, foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série C, alcançando classificação para a Série B. No mesmo ano voltou a Série C.

No Estadual, o time conseguiu manter-se na Primeira divisão até 2005, quando caiu para a Série A2. Em mais um ano ruim, foi rebaixado para à Série A3 em 2007. Nesse ano fez uma campanha regular na Série A3, com oito vitórias, três empates e oito derrotas.

Ficou apenas em décimo lugar e não conseguiu voltar a Série A2.
Já em 2008 a campanha foi bem diferente, terminando a primeira fase da Série A3 em segundo lugar. Nas semifinais, foi segundo classificado mais uma vez, com a mesma pontuação do Flamengo (14 pontos), e conseguiu o acesso à Série A2.

Em 2009, chegou a estar entre os primeiros colocados no início do campeonato, mas depois caiu de produção e ficou somente em 11º lugar. Como não chegou a segunda fase da competição, viu escapar o sonho de retorno á elite do futebol paulista.

Em 2010, ficou entre os oito primeiros colocados da primeira fase, conseguindo uma vaga para a fase seguinte da A2, quando foi eliminado na antepenúltima rodada, depois de não vencer um único jogo. Foram dois empates e quatro derrotas e o último lugar no grupo.

Em 2011 a Série A2 foi disputada por 20 clubes, divididos em dois grupos. Todos os times de cada grupo jogaram entre si em turno e returno. O União não foi bem e parou ainda na primeira fase, sendo oitavo colocado em seu grupo.

Em 2012 a Série A2 foi disputada novamente por 20 clubes, mas apenas em turno único, todos jogando entre si uma única vez. O União Barbarense alcançou classificação na primeira fase, avançando para a etapa seguinte.

Os oito classificados foram divididos em dois grupos de quatro jogando entre si em turno e returno. O União foi primeiro de seu grupo, ganhando o direito de disputar a final contra o São Bernardo.

O primeiro jogo, realizado em Santa Bárbara d'Oeste terminou empatado em 1 X 1. O jogo da volta, em São Bernardo do Campo também terminou empatado, dessa feita em 2 x 2. Com o resultado, o time de São Bernardo do Campo sagrou-se campeão.

Em 2013 o União caiu para a Série A2. No segundo semestre o clube fez fiasco na Copa Paulista. Nesse ano o União fez parceria com a empresa Abra Sports, de Abrahão Balaban. Em 2014, ano do centenário de fundação, o clube fez um razoável “Paulistinha” (Série A-2) e na Copa Paulista conseguiu passar à 2ª fase depois de dez anos.

A temporada valeu pelas três vitórias seguidas nos derbis regionais em cima do rival Rio Branco, de Americana. O lado ruim foi a saída da Empresa Abra Sports, depois de um ano apenas. Em 2015 está disputado a Série A do CampeonatoPaulista.

O União Barbarense tem a segunda torcida mais antiga do interior de São Paulo, a “Torcida Uniformizada Sangue Barbarense (TUSB), fundada em 11 de novembro de 1984, e a quinta em funcionamento, incluindo a capital. Em 2013 o clube ganhou uma nova organizada, a “Torcida Inferno Barbarense(TIB).

O União Barbarense realiza as suas partidas no “Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães”, que hoje possui capacidade para abrigar 16.850 torcedores. O nome é uma homenagem a um ex-presidente e patrono do clube. Foi inaugurado em 21 de maio de 1921 e seu primeiro jogo foi União Barbarense 3 X 1 E.C. Concórdia, de Campinas.

Durante anos o estádio passou por várias reformas, sendo a mais importante delas a que substituiu as antigas arquibancadas de madeira, por arquibancadas de concreto, ladeando a Vila Aparecida. E o lance que hoje pertence as cadeiras numeradas ao lado dos muros da E.E. Américo Emílio Romi.

Em 1996, o estádio foi ampliado para poder receber os jogos da então 3ª divisão da série A do Campeonato Paulista e futuros jogos de torneios nacionais. O estádio está localizado na rua 13 de Maio, 1.269 em Santa Bárbara D'Oeste.

O estádio é um verdadeiro alçapão, onde os adversários sentem de perto a força da torcida barbarense. Em certos setores, a distância entre as arquibancada e o gramado, atualmente está em apenas 1,0 metro de distância, por isso é chamado de "Jaula do Leão" e "Caldeirão da 13 de Maio."

Ao lado da “Rua Javari”, do Juventus, de São Paulo, o “Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães”, é considerado o último caldeirão do futebol paulista, o que é recebido com orgulho pelos torcedores do União Agrícola Barbarense, que não admitem deixar o local. O jornal a “Folha de São Paulo”, chegou a chama-lo de “A Toca do Leão”.

União Barbarense e Rio Branco, de Americana são protagonistas de um dos mais acirrados clássicos do interior paulista, que também é chamado de “Derby”, a exemplo de outros jogos do futebol paulista.

O Rio Branco chegou primeiro à divisão maior do futebol paulista e lá permaneceu mais tempo, 17 anos. Já o União Barbarense ostenta um título Brasileiro (Série C) e dois títulos de divisão de acesso Paulista.

Títulos. Nacionais: Campeonato Brasileiro - Série C (2004); Estaduais: Campeonato Paulista do Interior (1999); Campeonato Paulista - Série A2 (1998); Campeonato Paulista - Série A3 (1967); Categorias de base. Campeonato Paulista Sub-20 - 2º Divisão (1988); Outras conquistas.  Campeão da Liga Barbarense de Futebol (1946); Taça Cidade de Santa Bárbara (1957, 1961 e 1963).

Campanhas de destaque. Vice-Campeonato Paulista A3 (1997); Vice-Campeonato Copa Coca-Cola (2001); Vice-Campeonato Paulista de Futebol - Sub-13 (2010); Vice-Campeonato Paulista A2 (2012). Títulos. Nacionais: Campeonato Brasileiro - Série C (2004); Estaduais: Campeonato Paulista do Interior (1999); Campeonato Paulista - Série A2 (1998); Campeonato Paulista - Série A3 (1967); Categorias de base. Campeonato Paulista Sub-20 - 2º Divisão (1988); Outras conquistas.  Campeão da Liga Barbarense de Futebol (1946); Taça Cidade de Santa Bárbara (1957, 1961 e 1963).

Atletas revelados pelo clube. Zagueiros : Ademir Gonçalves e Wilson Gottardo; Meio-Campo: Bruno César, Oscar, Osvaldo Vital e Carlos Eduardo; Atacantes: Diego Tardelli, Euzébio, Mazolinha e Oscar.

Jogadores históricos do clube. O ponta esquerda "Leme" - Iniciou sua carreira no União Barbarense em 1927. Em 1931 transferiu-se em definitivo ao XV de Piracicaba, sendo campeão do interior, permanecendo na equipe de Piracicaba até 1934.

Em 35 Leme foi para o C.A. Estudantes Paulistas, de São Paulo, clube que pouco mais tarde, em 1938, fez fusão com o São Paulo F.C. Como Leme era um extraordinário ponteiro, automaticamente passou a defender o tricolor paulista, tendo sido convocado para a Seleção Paulista em 1936. Encerrou sua carreira no União Barbarense em 1946.

O zagueiro de área "Zé Furlan", começou jogando pelo União Barbarense em 1928, permanecendo em Santa Bárbara D'Oeste até 1930. Chegou a treinar no Santos F.C., mas acabou mudando para o Rio Branco, de Americana.

Em 1933, Zé Furlan seguiu para o Pernambuco, onde jogou no Sport Recife, juntamente com o grande Ademir de Menezes, tendo, inclusive, defendido a Seleção Pernambucana em 1939. Em 1946 voltou para um pouco mais próximo de sua terra, ingressando no América, do Rio de Janeiro, encerrando sua carreira, em seguida, na equipe do Canto do Rio.

Wilson Garrido. Ponteiro direito - Iniciou sua carreira no União Barbarense em 1940. Foi ao Corinthians em 1946, onde apenas participou de treinamentos e no mesmo ano passou para o Ypiranga, outro grande clube da capital, que se extinguiu em fins da década de 50.

Wilson Garrido, mesmo sendo apontado como um ponteiro com possibilidades de chegar à seleção, não levou a a sério o futebol ou sua carreira, por esse motivo, já em 1947 ele passou a defender a Ponte Preta, de Campinas e em 1948 estava de volta a Santa Bárbara, onde completou sua carreira atuando pelo União e posteriormente no Cillos F.C., Paulista e até mesmo em uma equipe varzeana local.

O quarto zagueiro "Brandão" - Da equipe varzeana do Bandeirantes, de Santa Bárbara, Brandão passou em 1958 ao juvenil do União Barbarense e em 1959 foi lançado no time principal, ainda em idade juvenil, sendo apontado como revelação do futebol local.

Em 1960 Brandão foi para o Santos F.C. e em agosto integrou a Seleção Brasileira de Amadores nos "Jogos Olímpicos", realizados em Roma (Itália). Em maio de 1961 excursionou pela Europa com o quadro titular do Santos F.C., jogando com Pelé; ainda em 1961 Brandão foi emprestado por um ano ao Grêmio Portoalegrense.

No final de 1962 seu passe foi negociado com a Ferroviária, de Araraquara. Em 1968 Brandão ingressou no clube Milionários, da Venezuela. Encerrou a carreira em 1975 defendendo a equipe do Palmeiras, de São João da Boa Vista (SP).

O ponteiro direito "Joãozinho" - Desde seus 12 anos de idade, quando parecia que ele era menor que a bola de futebol, Joãozinho jogou pelo União Barbarense. Em idade de juvenil ingressou no Guarani de Campinas e em 1964 foi lançado no time profissional do "Bugre", quando formou o famoso ataque que teve Joãozinho, Nelsinho, Babá, Américo Murolo e Carlinhos.

Esse ataque fez 5 X 1 no Santos de Pelé, ocasião em que o barbarense Joãozinho marcou um dos gols do alviverde e pelo meio das pernas do goleiro bicampeão mundial Gilmar dos Santos Neves. Em 1970 voltou para defender o União Barbarense no Campeonato da 1ª Divisão.

O quarto zagueiro "Guassi"começou na equipe infantil da A.E. Internacional, de Santa Bárbara. Passou para o juvenil do União Agrícola e em 1965 foi lançado, ainda jovem, ao quadro de profissionais do alvinegro, disputando o Campeonato Paulista da 3a Divisão.

Jogou no União até 66, quando transferiu-se ao juvenil do Guarani, de Campinas. Em 1967 Guassi foi convocado para a Seleção de Novos, excursionando em jogos amistosos pela Europa e África. Em 1968 defendeu a Seleção Brasileira Pré-Olímpica, campeã na Colômbia e no mesmo ano de 68 foi convocado para os "Jogos Olímpicos", do México, mas não seguiu viagem devido uma intervenção cirúrgica do menisco.


Em 1972 foi transferido para a equipe do C.A. Juventus, de São Paulo. Em outubro de 1975 foi emprestado para a S.E. Palmeiras, mas o técnico Dino Sani não lhe deu chances no time titular. No início de 1976 retornou ao Juventus, quando teve outra grave contusão que interrompeu um pouco cedo sua carreira no futebol. (Pesquisa: Nilo Dias)

(Foto: Acervo de fotos do União Agrícola Barbarense Futebol Clube)