Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

A morte de Valmir Louruz

Morreu na última quarta-feira, 29, o ex-jogador e técnico de futebol, Valmir Louruz, na idade de 71 anos. Foi vítima de um mal súbito, quando caminhava por uma das ruas de Porto Alegre, onde residia. Louruz chegou a ser encaminhado para o hospital, mas acabou não resistindo. Ele faleceu por volta das 12h50min no Hospital Santa Casa de Misericórdia, na capital do Estado.

Natural de Porto Alegre, onde nasceu a 13 de março de 1944, Valmir Louruz foi zagueiro e começou a carreira no E.C. Pelotas, em 1967, levado pelo então treinador do clube, Oswaldo Rolla (Foguinho). Jogando em campos de várzea, Valmir chamou a atenção do treinador, que solicitou a sua contratação junto à diretoria do clube pelotense.

Era um quarto-zagueiro técnico, sereno, bom cabeceador e voluntarioso. Posicionava-se bem, uma verdadeira liderança positiva.

Posteriormente, foi emprestado ao Palmeiras em 1968 e contratado pelo Internacional, no ano seguinte. Valmir conquistou três títulos estaduais pelo Inter (1969, 1970 e 1971). Ainda defendeu as equipes de Hercílio Luz, Caxias, CSA e Juventude, onde encerrou sua carreira.

Após pendurar as chuteiras, iniciou em 1980 a jornada como treinador e trabalhou em diversos clubes. Seus títulos mais importantes foram o de campeão da “Copa do Brasil” de 1999, com o Juventude, de Caxias do Sul.

Na ocasião, o time gaúcho eliminou Corinthians, Bahia, aplicou 4 X 0 no Inter em pleno Beira-Rio na semifinal e se consagrou ao segurar um 0 X 0 no Maracanã lotado, diante do Botafogo, após uma vitória por 2 X 1 em casa no jogo de ida.

Outra campanha de destaque de Louruz como técnico ocorreu em 1985, quando levou o Brasil, de Pelotas às semifinais do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o “Xavante” chegou a eliminar o Flamengo, de Zico, com uma vitória por 2 X 0 no Estádio Bento Freitas.

Em Alagoas, Valmir Louruz treinou o CSA entre os anos de 1981 a 1983, regressando em 1986. Em 2006, voltou a treinar o CSA. Foi também um dos responsáveis por trazer o então jogador Luiz Felipe Scolari para o CSA, ainda na década de 1980. Louruz também treinou o CRB em 2009. 

Outros times que treinou: Londrina (PR), Vitória (BA), Náutico (PE), Santa Cruz (PE), Tuna Luso (PA), Paysandu (PA), Jubilo Iwata (Japão), Seleção Olímpica do Kuwait (classificando para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992), Al Ahli ,da Arábia Saudita, Internacional (RS), Figueirense (SC), Vila Nova (GO), São José (RS), Duque de Caxias (RJ) e Esportivo, de Bento Gonçalves, onde encerrou a carreira, em 2009.

Pego de surpresa com a notícia da morte do amigo – vítima de um AVC, o técnico Dunga, da Seleção Brasileira, recordou a passagem que ambos tiveram pelo futebol japonês juntos e, inclusive, lembrou que foi um dos responsáveis por levar Louruz ao comando do time nipônico, em 1998, onde conquistaram a “Copa Nabisco” e foram vice-campeões japonês.

Títulos. Como jogador: Internacional, Campeão Gaúcho. (1969, 1970 e 1971). Como treinador: CSA, Campeão Alagoano. (1981); Vitória: Campeão Baiano (1989); Júbilo Iwata, Campeão da Liga Japonesa. (1998); Juventude: Campeão da Copa do Brasil. (1999). (Pesquisa: Nilo Dias)

Louruz quando treinava o E.C. Pelotas. (Foto: Uol Esportes)