Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

O "Veterano" de Santa Vitória do Palmar

A proximidade com Montevidéu, no Uruguai foi fator preponderante para que o futebol chegasse a Santa Vitória do Palmar, no início do século passado. O isolamento com os demais municípios brasileiros fazia com que quase nenhum tipo de entretenimento existisse por lá, a não ser carreiras de cavalos.

Ao que se sabe, ao início da década de 1900 foi fundada uma sociedade da qual não se tem maiores informações, chamada de Club Recreio Vitoriense. O jornal “República”, que era editado na cidade, tem sido fonte da história local para pesquisadores.

Já em outubro de 1910 com o nome de Sport Club Vitoriense, começaram as suas lides esportivas. O jornal “República”, em sua edição de 19 desse mês, publicou o convite para um jogo de foot-ball entre sócios do mesmo, porque ainda não existiam adversários na cidade.

O quê só veio a acontecer em 1912, com a fundação do Sport Club Rio Branco, embora se saiba que existiu na época uma outra agremiação chamada de E.C. Vencedor, da qual não existem maiores informações.

Em sua edição de 21 de abril de 1909, o jornal noticiou que na sede rural da sociedade, que se localizava possivelmente entre os estádios do Brasil e do Vitoriense, margeando a avenida Bento Gonçalves, travou-se um “match de foot-ball” entre os associados daquela entidade. E que devido ao mau tempo, pouca gente compareceu ao local.

A festa fez parte das comemorações do 1º aniversário da “Recreio Vitoriense”, fundada no dia 26 de abril de 2008. Com a presença da Banda de Música Floresta, os dois times se enfrentaram, um com camisas vermelhas e o outro com azuis, sendo este o vencedor pelo dilatado escore de 6 X 1.

Antes do início do jogo falou o presidente da entidade, senhor Sertório Rosa. Depois do “match”, sempre ao som musical, os entusiastas torcedores retornaram ao centro da cidade e às suas residências.

Foi assim o início do futebol em terras vitorienses. Sabe-se que o primeiro time de futebol realmente organizado e voltado especificamente para o futebol, foi o Club Recreativo Vitoriense, criado em data desconhecida e que depois se transformou em Sociedade Recreativa, ao que se sabe em 21 de Agosto de 1910.

O Esporte Clube Vitoriense, chamado na cidade de “Veterano”, é reconhecido como a mais antiga agremiação futebolística organizada de Santa Vitória do Palmar, e que resistiu ao tempo. A data oficial de sua fundação é 21 de outubro de 1910, quando passou a chamar-se Sport Club Vitoriense.

O primeiro presidente do clube foi o desportista Hugo de Oliveira Vasques.  Inicialmente as cores do uniforme eram outras não se sabendo a origem da mudança para verde e preto.

Nos jogos entre associados, o Sport Club Vitoriense dividia dois grupos de jogadores, um com camisas azuis e outro com camisas vermelhas, a exemplo do que ocorria quando o clube se chamava Sociedade Recreativa.

O jornal “República” também noticiou outro jogo entre associados, que teria ocorrido em 23 de agosto de 1910. O interessante foi a publicação das escalações dos dois times:

Team Azul: Alfredo Antunes - Osmã Azambuja e Francisco Costa - Manoel Machado - Hugo Vasques e Victorino Moreno - José F. Farias - Antonio Estrella e Joaquim Calvete (capitão). Team Vermelho: Annibal Polycarpo - Theobaldo Rotta e Atílio Patella - Odilon Rodrigues - Walter Vianna e Pedro Leonetti - Nicolau Rodrigues - Mario Dias - José Vitório Torino - Vicente Plastina e Faustino Oliveira (capitão).

O jogo foi realizado no campo que era usado para as carreiras de cavalos, onde hoje se localiza o Estádio do Vitoriense, na rua João Telles.

Em 1915 foi construído um pavilhão de madeira com telhado de zinco para dar mais comodidade aos torcedores, embora na época a presença de torcedores não fosse das maiores, talvez em razão do pouco tempo de atividades esportivas e falta de costume dos desportistas.

Quem guardava documentos históricos do S.C. Vitoriense era o saudoso Francisco Estrella, conhecido funcionário da Prefeitura Municipal , apelidado de “Chico Estrella”. Fitas gravadas com depoimentos seus, contando importantes momentos da vida do clube, estão desaparecidas desde o seu falecimento.

Em 2011, o Sport Clube Vitoriense tentou se profissionalizar, para disputar o Campeonato Gaúcho da segunda Divisão, conforme noticiou o jornalista Sérgio Cabral, em sua coluna “Bola Pra frente”, no jornal “Diário Popular”, de Pelotas. O que acabou não acontecendo. (Fonte: Blog “Planetsul”, de responsabilidade do professor e historiador Homero Suaya Vasques Rodrigues)

Primeira foto do Vitoriense, datada de 1010. (Foto: Arquivo do professor Homero Vasques)