Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

A pior seleção do mundo

Até a semana passada quase ninguém tinha ouvido falar nos Estados Federados da Micronésia, um pequeno país de 107 mil habitantes, localizado em uma região do Oceano Pacífico ocidental, formado por centenas de pequenas ilhas, que somadas totalizam 707 mil quilômetros quadrados.

Bastou entrar no mundo do futebol e levar duas incríveis goleadas que totalizaram 68 gols em dois dias, para ganhar fama internacional. Na sexta-feira, 3, a Micronésia já havia levado 30 X 0 do Taiti, na abertura da edição sub-23 dos Jogos do Pacifico, que está sendo disputado em Papua, Nova Guiné, que também vale como pré-olímpico da modalidade.

O goleador da partida foi Fred Tissot, que marcou seis gols. Antes de dois minutos de jogo o placar já tinha sido aberto e o primeiro tempo terminou 10 X 0.

Curiosamente o Taiti disputou a última Copa das Confederações, no Brasil. A simpática seleção, perdeu os três jogos. Levou 10 X 0 da Espanha, 8 X 0 do Uruguai, mas vibrou muito ao marcar um gol na derrota por 6 X 1 para a Nigéria.

Oito times sub-23 disputam o torneio, mas apenas cinco países são membros do COI e lutam por duas vagas nas Olimpíadas do Rio: Nova Zelândia, Fiji, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Vanuatu. Taiti, Micronésia e Nova Caledônia disputam apenas o título da competição local.

Ontem, domingo, foi a vez das Ilhas Fiji, posição 195 em 209 seleções no ranking da Fifa, aplicar uma goleada maior ainda, 38 X 0, com direito a 10 gols do jogador Tony Tuivuna. Na primeira rodada os fijianos haviam empatado em 1 X 1 com Vanuatu.

Desta vez, a Micronésia, que não é filiada a Fifa, não aguentou nem o primeiro minuto, quando Chris Wasala abriu o placar. Tuivuna fez seu primeiro gol aos quatro minutos, para ampliar para 2 X 0.

O primeiro tempo terminou com 21 X 0 e Fiji chegou ao 31º gol aos 31 da segunda etapa. Nem nos acréscimos a Micronésia teve trégua, sofrendo mais três gols, dois deles aos 51 minutos. A média foi de um gol a cada dois minutos.

Essa foi a maior goleada da história do futebol internacional, superando a vitória da Austrália sobre Samoa Americana por 31 X 0, em 2001. No entanto, uma vez que a Micronésia não integra a FIFA, este registro não deve ser validado.

O mais curioso é que o treinador da Micronésia, o australiano Stan Foster, gostou do que viu, dizendo que sua equipe mostrou evolução após a preleção no intervalo. Ele frisou que a Seleção da Micronesia está na competição apenas para aprender.

Na terça-feira, a Micronésia vai disputar o seu terceiro e último jogo na competição frente a Vanuatu, em Port Moresby, na Papua Nova Guiné. Espera-se uma nova goleada.

O futebol na Micronésia é controlado pela Associação Micronésia de Futebol, que não é membro da FIFA e nem da Confederação de Futebol da Oceania. A entidade tem como grande meta conseguir sua filiação à Asian Football Confederation (AFC) e à FIFA. Por tal motivo não pode disputar jogos de Eliminatórias para Copa do Mundo.

Suas partidas são realizadas no “Yap Sports Complex”, geralmente amistosos contra outras seleções. É um estádio com capacidade de 2 mil lugares e que não é considerado oficial.

A equipe compete apenas nos Jogos do Pacífico, tendo disputado antes de agora, uma edição, a de 2003, quando caiu na primeira fase, tendo acumulado quatro derrotas: 0 X 10 contra Papua Nova Guiné, 0 X 7 contra Tonga, 0 X 18 contra a Nova Caledônia e 0 X 17 contra o Taiti.

Chuuk ostenta a marca de ser o Estado mais populoso da Micronésia, com 54.595 habitantes, tendo na cidade de Weno sua capital. Pohnpei é o segundo Estado mais populoso da Micronesia, contando com uma população de 34.685 habitantes; na principal ilha do Estado, localiza-se sua capital e cidade mais populosa, Kolonia, e a capital federal, Palikir.

Por fim, Yap é o terceiro Estado da Micronésia em termos populacionais, contando com 16.436 habitantes e tendo em Colonia sua sede administrativa.

Em sua história, a Seleção Nacional da Micronésia disputou até ontem, domingo, nove partidas, com oito derrotas e apenas uma vitória. O triunfo histórico ocorreu no dia 12 de Julho de 1999, quando os micronésios bateram a Seleção das Ilhas Marianas do Norte por 7 X 0.

São 16 times que disputam o campeonato principal da Micronesia: Padang, Pro Duta, Perseman Manokwari, Persiba Bantul, PSM Makassar, Rembang, Persebaya, Persijap Jepara, Persepar Palangkaraya, Persiraja Aceh, PSLS Lhokseumawe, Arema, Bontang, Persema Malang, Persibo Bojonegoro e Persija Jakarta. (Pesquisa: Nilo Dias)

Seleção Nacional da Micronésia. (Foto: Divulgação)