Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Hergilio Hato, o "Pantera Negra"

Curaçao é uma pequena ilha do Caribe localizada ao norte da costa venezuelana e faz parte do Reino dos Países Baixos, assim como as ilhas de Aruba, Bonaire, St. Maarten, St. Eustatius e Saba. Juntas, são conhecidas como ex-Antilhas Holandesas. Curação nunca teve tradição alguma no futebol, mas foi terra natal de um dos maiores goleiros da história do futebol mundial.

Ergilio Pedro Hato nasceu no bairro de Otrobanda, em Willemstad, capital de Curaçao, no dia 7 de novembro de 1926 e faleceu lá mesmo em 18 de dezembro de 2003, aos 77 anos de idade. O nome de sua mãe era Hatot, mas ele foi registrado como Hato, porque o  Registro Civil não podia colocar esse nome.

Começou a praticar o futebol em seus tempos de escola. Antes de ir as aulas, durante os intervalos e depois da escola se dedicava a jogar futebol. Os pátios das escolas eram usados como campos de futebol na época. E os padres o encorajavam a praticar o esporte.

Em sua vitoriosa carreira jogou por apenas uma equipe, o CRKSV Jong Holland, entre 1943 e 1959, ano em que parou de jogar.  Nos anos 50 começou a defender também a Seleção Nacional.

Hato ficou conhecido como o melhor goleiro da América Latina e do Caribe e ajudou a equipe de Antilhas Holandesas a participar dos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsinque, Finlândia. Eles perderam para a Turquia.

Em 1955, ele levou a equipe de Curaçao a conquistar uma medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos. Foi quando ganhou notoriedade, o que lhe valeu várias ofertas lucrativas para jogar futebol profissional a nível internacional.

Embora fosse um dos grandes goleiros de sua época, Hato preferiu seguir atuando como semi-profissional em Curaçao, esnobando propostas para jogar em clubes maiores, como Ajax, Feyenoord e Real Madrid. Em nome de seus valores decidiu permanecer em sua terra, criar uma família e jogar no clube local do Crksv Jong Holland.

Foram 101 partidas e cinco gols marcados pela agremiação. Atuou também pela Seleção Curaçauense de Futebol em 35 partidas e fez quatro gols. Chegou ainda a defender a Seleção da Holanda entre 1950 e 1951, atuando em cinco partidas e tendo marcado um gol.

Ergilio Hato tinha apelidos como “Pantera Negra” (Black Panther), o “Pássaro de Vôo" (Vliegende Vogel) e o “Homem Elástico” (Elastic Man).

A fama de Ergilio Hato em seu país é tão grande, que o estádio multi-uso da capital, Willemstad, leva o seu nome. É o “Sentro Deportivo Korsou (SDK)”, o maior estádio da ilha, com capacidade para receber até 15 mil torcedores. 

O mesmo acontece com o aeroporto, que deixou de chamar-se Dr. Albert Plesman, para homenagear Hato por conta da paixão do ex-goleiro por aviões.

Também foi escrito um livro que conta sua vida. "Ergilio Hato: Simpel, Sierlijk, Sensationeel". Traduzido para o português quer dizer: "Ergilio Hato: Simples, elegante, Sensacional – O alto vôo de uma lenda do futebol". 

Foi escrito por Valdemar Marcha e Nancy van der Wal. Pode ser adquirido no endereço http://www.sportgericht.nl/489.html . É a única publicação em forma de livro sobre Hato, em línguas holandesa e Antilian.

Ergilio Hato está incluído entre os grandes heróis que Curaçao conheceu. Ele foi idolatrado por gerações, em razão de seus feitos incríveis como goleiro. Esse livro é um registro da importância de um homem extraordinário para a sua comunidade. Ele contém 200 fotos retratando a história de Ergilio. 

O futebol chegou a Curação em 1909. Os jovens que haviam ido estudar nos Países Baixos conheceram por lá o esporte e começaram a praticá-lo. Na época não havia campos de futebol em Curaçao e o primeiro jogo entre o time da República CVV e uma equipe de fuzileiros navais, teve lugar no jardim da igreja da Santa Família.

Os padres, que também dirigiam as escolas, desempenharam um papel importante nos primeiros tempos do futebol na localidade. Foram eles que propagaram o esporte e também organizaram voluntários para limpar e preparar os primeiros campos em Skalo. 
                                        
Em 1921, foi criada a “Curacao se Voetbal Bond” (CVB), a federação de futebol. Em agosto daquele ano, foi organizado o primeiro Campeonato com oito clubes participantes. 

Em 1926, a primeira seleção nacional de Curaçao foi organizada e disputou um torneio no Haiti, contra a seleção local e as da Jamaica e Sto. Domingo. A seleção de  Curaçao foi muito bem no torneio, com vitórias sobre Haiti e São Domingos.

Em 1932 a CVB filiou-se à FIFA. A partir daí manteve um intercâmbio futebolístico com ilhas e países vizinhos. Em 1941, participou da primeira competição organizada pela Concacaf, que contou com a presença também de Costa Rica, Nicarágua, El Salvador e Panamá. Curaçao terminou em terceiro lugar.

Ao final de 1941 as federações de Curaçao e Aruba, ilhas que fazem parte das Antilhas Holandesas, decidiram unir forças e criaram a Federação de Futebol das Antilhas Holandesas (NAVB). 

Ambas as federações permaneceram autônomas nos seus próprios territórios, e os vencedores dos campeonatos locais jogavam uns contra os outros, para determinar qual clube seria o campeão das Antilhas Holandesas.

Em maio de 1946 a CVB comemorou 25 anos de existência com um torneio internacional em Curaçao. As equipes convidadas foram Aruba, Suriname, Atlético Juniors, da Colômbia e Feyenoord, da Holanda. Curaçao venceu todas as partidas. No último jogo derrotou o famoso time holandês do Feyenoord, por 4 X 0.

Em julho de 1946, a seleção nacional de Curaçao viajou para os Países Baixos para reforçar o vínculo entre Curaçao e Holanda. Durante a excursão jogou nove partidas contra equipes holandesas, com destaque para o empate de 3 X 3 com o Feyenoord. 

O estádio em Roterdã recebeu mais de 37 mil espectadores. O jovem goleiro de Curaçao, Hergilio Hato foi o grande nome do jogo, praticando defesas sensacionais.

A seleção nacional de Curaçao saiu-se muito bem nos campeonatos subsequentes da Concacaf e da América Central e do Caribe. Ergilio Hato se tornou uma lenda na América do Sul e Caribe.

O ano de 1958 trouxe outra mudança organizacional, com a criação da União de Futebol Antilhas Holandesas (Navu). Em 1959 foi fundada a Federação de Futebol do Bonaire (BVB). Com isso, os jogadores das três ilhas ficaram aptos a participarem da Seleção Nacional das Antilhas Holandesas.

Mordy Maduro, presidente da CVB desde 1951 e presidente da Navu de 1958-1971, foi eleito vice-presidente da FIFA em 1960 e reeleito em 1968. Graças a ele muitos times estrangeiros visitaram Curaçao durante a sua presidência.

Um feito notável na história do futebol de Curaçao foi alcançado pela equipe do Curaçao Jong Colômbia, que chegou as finais da competição “Campeon dos Campeões Concacaf”, em 1978. Depois de nove partidas invicta, a equipe perdeu a final por 7 X 1 contra o FAZ, de El Salvador. 

Em 1986 Aruba saiu da Navu e filiou-se a FIFA, mudando o nome para FFK. Nos anos seguintes suas seleções nacionais de diferentes idades, categorias Sub-17 e Sub-20, começaram a participar de competições da Concacaf e da FIFA. Com uma preparação mais adequada e profissional, como resultado, a seleção sub-17 alcançou a segunda fase em 1996.

O futebol de Curação teve profundas mudanças graças a um projeto da FIFA, que doou um terreno edifício adquirido em 2002, dando condições para que a Navu pudesse começar a construir seu próprio centro de treinamento e desenvolvimento.

A inauguração aconteceu em 23 de janeiro de 2003, permitindo que Navu e FFK tivessem escritórios próprios, salas de reuniões e um dormitório. A ajuda financeira da FIFA deve garantir um maior desenvolvimento e uma equipe de futebol profissional mais competitiva nos próximos anos.

Em outubro de 2003 foi organizado o primeiro campeonato feminino na FFK, com cinco equipes. Um programa ambicioso de preparação para as rodadas de pré-qualificação para o Mundial de 2006 foi lançado. Seleções nacionais até 2003 consistiam de jogadores que vivem em Curaçao e Bonaire.

Agora, o foco se alarga e são recrutados ativamente jogadores com raízes antilhanas que vivem na Holanda e que participam nos níveis mais altos da competição nacional holandesa. 

Os técnicos Pim Verbeek  e Henk duut iniciaram a preparação no Caribe e na Holanda, e em 2004, a seleção de jogadores tanto do Caribe e da Europa ganhou dois torneios internacionais.

Ao longo dos anos um grande número de cursos para todos os aspectos de gestão de futebol e formação teve lugar em Curaçao. Cursos em arbitragem, treinador, gestão, futebol feminino e desenvolvimento de base, foram fornecidos pela FFK, FIFA e KNVB, a federação holandesa de futebol.

Também delegações de Curaçao foram enviadas para participar de competições da  FIFA, Concacaf e treinamentos olímpicos. O conhecimento adquirido está sendo aplicado em muitas participações em competições e torneios interinsulares e internacionais na região, em todas as categorias de idade.

Com o apoio da FIFA , um Centro de Saúde & Fitness e um campo de treinamento com relva artificial foram construídos. Devido a mudanças na estrutura das Antilhas Holandesas, Curaçao é agora independente dentro do Reino dos Países Baixos e a Navu não existe mais. Todas as atividades de futebol são executadas pela FIFA, FFK e Curaçao Federação de Futebol.

Em eliminatórias para a Copa do Mundo, não participou nenhuma vez nos anos de 1930 a 1954, quando se chamava Antilhas Neerlandesas. Para as Copas de 1958 a 2010, não se classificou. E como Curaçao (independente), também não conseguiu vaga para a Copa de 2014, disputada no Brasil. (Pesquisa: Nilo Dias)