Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A morte de "Vivinho"

Morreu ontem, domingo, no Rio de Janeiro, onde morava, o ex-jogador “Vivinho”, Ídolo do Vasco da Gama nos anos 80. Ele sofreu uma embolia pulmonar, que resultou em três paradas cardiorrespiratórias, no final da manhã e não resistiu. Chegou a ser levado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte,onde morreu.

Segundo nota da Secretaria Estadual de Saúde, “Vivinho” foi internado às 9h08min, com quadro grave de parada respiratória e morreu às 10h20min.

Há duas semanas ele havia sofrido afundamento da face e fraturado o nariz, depois de se chocar com o goleiro do Flamengo carioca, em um jogo de “masters”, em Belém do Pará e teve de passar por uma cirurgia no Norte do país, para depois retornar ao Rio.

Segundo seu filho Welver, “Vivinho” teria caído de uma escada após sofrer um mal súbito, em decorrência dessa cirurgia. Ele jogava na equipe vascaína da categoria “masters”, para ganhar algum dinheiro extra.

O ex-jogador entrou para a história do futebol ao marcar um gol espetacular num jogo contra a Portuguesa de Desportos, pelo Campeonato Brasileiro de 1988.

Ele deu três “chapéus” seguidos em “Capitão”, jogador do time luso e marcou um golaço, que lhe valeu uma placa no Estádio de São Januário. O Vasco da Gama publicou hoje nas redes sociais, o vídeo do gol histórico marcado por “Vivinho”.

Também foi dele a autoria do gol mais importante da história do Uberlândia Esporte Clube (UEC), que deu o título de campeão brasileiro da Segunda Divisão (Taça de Prata – 1984) para o “Verdão” mineiro, em partida realizada contra o Remo no Estádio “Parque do Sabiá”.

Welves Dias Marcelino, seu nome verdadeiro, nasceu em Uberlândia, no “Triângulo Mineiro”, no dia 10 de março de 1961. Começou a carreira no time da sua cidade, no qual jogou entre 1982 e 1986.

No Vasco da Gama ficou até 1990. Foi vestindo a camisa vascaína que conheceu os melhores momentos de sua carreira. Venceu o Brasileirão de 1989 e o Carioca de 1988.

Suas grandes atuações renderem convocações para a seleção brasileira. Foram quatro jogos e um gol com a camisa do time nacional, todos em 1989.

No Vasco, “Vivinho” fez parte de uma geração recheada de talentos, como Geovani, Mazinho, Bismark, Sorato e Romário. O ex-jogador também ficou marcado por algumas aventuras extracampo, mas depois entrou para igreja e chegou a virar pastor recentemente.

Defendeu, ainda, Botafogo (Rio de Janeiro), Atlético Paranaense, Goiás, Fortaleza, novamente Uberlândia e encerrando a carreira na Cabofriense, de Cabo Frio (RJ) em 1997.

O ex-atacante morava no Rio de Janeiro, onde dirigia uma escolinha de futebol em Cachambi.

A chegada do corpo do ex-atacante “Vivinho” a Uberlândia, está prevista para esta segunda-feira (14), às 19h30, no aeroporto Tenente Coronel César Bombonato.

Após a chegada, o corpo sairá em um carro do Corpo de Bombeiros até o Ginásio do “Sabiazinho” onde será velado a partir das 22h. O sepultamento acontecerá na tarde de amanhã (15), no cemitério “Campo do Bom Pastor”, após o velório.


Vasco da Gama e Atlético Paranaense, ambos defendidos por “Vivinho”, se enfrentaram ontem, domingo, no Maracanã. A partida teve um minuto de silêncio em homenagem ao ex-jogador. (Pesquisa: Nilo Dias)