Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 4 de outubro de 2015

A morte do artilheiro "Kita"

Morreu às 13h15min da tarde de ontem, 3, o ex-jogador de futebol João Leithardt Neto, mais conhecido como “Kita”, de 57 anos. Na quinta-feira, ele não se sentiu e foi internado no Hospital do Trauma IOT, em Passo Fundo (RS), onde residia. 

O ex-jogador era diabético e lutava contra um câncer agressivo no fígado, que lhe comprometeu diversos órgãos.

Os problemas de saúde se avolumaram a partir de julho de 2011, quando precisou amputar um dos seus pés após um quadro de infecção generalizada, quando era paciente de uma cirurgia para reconstrução dos ligamentos do tornozelo. 

Era diabético e em razão disso, teve de ficar internado na UTI do Hospital Prontoclínica durante várias semanas, em estado grave, mas acabou se recuperando.

O velório de “Kita” ocorreu a partir do final da tarde de ontem, no Memorial Vera Cruz, em Passo Fundo. O sepultamento aconteceu às 9 horas da manhã de hoje, no Cemitério dos Ribeiros. A prefeitura de Passo Fundo, onde o ex-jogador trabalhava, decretou luto oficial de três dias no município. O ex-jogador deixou mulher e três filhos.

“Kita” nasceu no dia 6 de janeiro de 1958, em Passo Fundo. Começou a carreira como meia-direita do Gaúcho, de sua cidade natal. Passou também por 14 de Julho, de Passo Fundo, Criciúma, de Santa Catarina, Esportivo, de Bento Gonçalves, Guarani, de Garibaldi, Internacional, de Porto Alegre, Internacional, de Limeira (SP), Flamengo, do Rio de Janeiro, Brasil, de Pelotas (RS), E.C.Pelotas, Juventude, de Caxias do Sul, onde foi comandado por Luiz Felipe Scolari, Portuguesa de Desportos, de São Paulo, Grêmio e Atlético Paranaense.

Em 1983 foi artilheiro do Campeonato Gaúcho, pelo Juventude sendo contratado pelo Internacional, em 1984, sagrando-se campeão gaúcho. Nesse mesmo ano ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles defendendo a Seleção Brasileira. Otime tinha a base do próprio Internacional, tendo Jair Picerni como treinador.

Também foi campeão paulista pela Inter de Limeira, em 1986, e brasileiro com o Flamengo no ano seguinte. Pelo Grêmio, em 1989, ganhou o “Gauchão” e Copa do Brasil.

“Kita” viveu o auge da carreira quando esteve na Internacional, de Limeira, em 1986. Na oportunidade, anotou um dos gols que deu o título de campeão paulista a equipe, na decisão contra o Palmeiras, em pleno Morumbi, quando a Inter venceu por 2 X. 1. Aquela conquista foi a primeira de um clube interiorano paulista na história.

O time de Limeira era formado por Silas - João Luiz - Juarez - Bolivar e Pecos. Gilberto Costa - Manguinha e João Batista - Tato - Kita e Gilcimar. Destes, Juarez e Pecos também são falecidos, ambos em acidentes de trânsito.

Além de sagrar-se campeão paulista, o ex-jogador foi o artilheiro da competição com 23 gols, cinco a mais do que Mirandinha, do Palmeiras, que veio logo atrás.

Quando teve o seu problema de saúde agravado,"Kita" passou a ser ajudado financeiramente por ex-companheiros com jogos de exibição. O time do interior paulista, atualmente na Série A3 estadual, comercializou camisas com o rosto do atacante para arrecadar dinheiro e ajudar na sua recuperação. 

No Flamengo para onde foi depois de sair da Inter, de Limeira, “Kita” estreou fazendo dois gols sobre o Corinthians. No Atlético-PR, foi artilheiro do Paranaense de 1990, conquistado pela equipe rubro-negra.

Jogando pela Seleção Olímpica Brasileira nos Jogos de Los Angeles, em 1984, conquistou a medalha de prata. Começou no banco de reservas e conseguiu chegar à titularidade no quinto jogo. Em quatro confrontos, marcou um gol.

Em 1987, quase que “Kita” foi parar no Corinthians. Só não foi porque o presidente do time paulista na época, Vicente Matheus, lhe ofereceu menos do que ele ganhava no Flamengo. 

Após encerrar a carreira, fixou residência em Passo Fundo e até tentou ser treinador. Mas não decolou na carreira, passando a ter uma vida simples e modesta.(Pesquisa: Nilo Dias)

“Kita”. (Foto: Divulgação)