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quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Um espetáculo único no mundo

Os moradores da pequena cidade de "Čierny Balog", localizada na região central da Eslováquia, com apenas 5.186 moradores, eram até pouco tempo os únicos a desfrutarem do privilégio de assistirem um espetáculo inédito no mundo: a passagem de um trem pelo interior de um estádio de futebol.

É isso mesmo. Mas, graças a um vídeo postado no “YouTube” por Alexander Loidl, um advogado de Linz na Áustria, que é funcionário do Museu Ferroviário de Steyr, com o auxilio de Dušan Janosovka, jornalista, do “Tribune”, o mundo descobriu este "segredo", 

Loidl é um aficionado pelo tema e aproveita os finais de semana para viajar e fotografar antigas estradas de ferro e estações da Europa Central, que oferecem roteiros pela Áustria, Alemanha, República Checa. Foi assim, que ele se surpreendeu quando o “Trem Museu” em que viajava, atravessou um campo de futebol bem no meio de uma partida.

O pequeno estádio, de gramado impecável, pertence ao “TJ Tatran Cierny Balog”, um clube amador fundado em 1933, que de repente tornou-se a maior atração turística do lugar. Os dirigentes do clube eslovaco estão adorando essa fama, maior que muito time grande profissional. E tem publicado em sua página no Facebook todas as notícias referentes a esse fato extremamente inusitado.  

A ferrovia foi construída antes do estádio. O trem que circulava por ela era chamado popularmente de “Grande Trem Preto'', ou "Čierny Hron Railway”, na língua local. Entre 1898 e 1982, era utilizada para o transporte de passageiros (a partir de 19 de Julho de 1927) e madeira das serrarias de Cierny Balog e Hronec, na antiga Tchecoslováquia. Em meados do século 20, a estrada de ferro tinha um comprimento total de 131,97 km, a mais extensa rede ferroviária florestal na Tchecoslováquia.

Tempos depois perdeu sua função e a linha foi fechada dando lugar ao estádio do “TJ Tatran Cierny Balog”.  Mas em 1992, 10 anos após a linha ser desativada, os moradores da cidade decidiram restaurá-la.

O futebol era praticado pelos próprios ferroviários. Ali mesmo, em torno da linha ferroviária foi que surgiram os primeiros clubes, ainda no século 19. Após a separação do país, a ferrovia foi declarada monumento cultural da Eslováquia e desde 1992 funciona como museu.

A Eslovaquia é formada por gente que cultua a história, preserva seu passado e evita que modernos predadores destruam suas ligações com o ontem. Quando o Museu foi recuperado nesses últimos 10 anos, ficou decidido pela comunidade que tanto a linha ferroviária quanto o estádio deveriam ser preservados.

E agora, um comboio turístico proporciona quatro passeios diários na alta temporada pela linha de 17 quilômetros. A responsável pela ferrovia é Mary Bílkov, que disse ter a ferrovia se tornado uma atração turística do lugar.

Gente dos mais variados lugares do mundo, agora visita a pequena cidade, só para ver o espetáculo único de um trem com locomotiva a vapor atravessar a lateral do gramado, enquanto os jogadores continuam tranquilamente a praticar o futebol. As vezes a fumaça atrapalha um pouco, mas nada que possa parar o jogo.

Os expectadores entram em delírio a cada vez que o trem passa. E o maquinista, sempre simpático, costuma cumprimentar a multidão e soprar o apito da máquina. Tudo sob os aplausos dos torcedores que acompanham a partida e tiram fotografias. Atualmente, quem vai ao estádio, na maioria, é para ver o espetáculo do trem. (Pesquisa: Nilo Dias)

Trilhos da ferrovia, entre a arquibancada e o gramado. (Foto: Smelyzajko sk)