Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Estado de coma que já dura 32 anos

Quem acompanha o caso do piloto alemão Michael Schumacher, que se encontra em estado de coma desde 28 de dezembro de 2013, quando se acidentou em uma estação de esqui, em Méribel, na França, talvez desconheça o drama vivido pelo ex-jogador de futebol Jean-Pierre Adams, que defendeu a Seleção da França. Ele se encontra há 32 anos em estado de coma, causado pela anestesia tomada para uma operação no joelho. .

São casos sérios e muito tristes. Em São Gabriel (RS), conheci uma jovem que também foi vítima de anestesia mal feita, quando de uma cesariana para ganhar seu primeiro filho. Isso faz muitos anos, não sei se a moça ainda está viva. 

O ex-jogador nasceu em Dakar, no Senegal em 10 de março de 1948. Com apenas 8 anos de idade, por insistência da sua avó, que queria lhe dar uma educação católica, mudou-se para a França, onde ficou aos cuidados da família Jourdain, em Loiret, um departamento um pouco ao sul de Paris, tendo estudado no afamado Colégio Saint-Louis, onde era conhecido pelo apelido de “White Wolf".

Um tio dele, Alexandre Diadhiou recomendou aos pais adotivos que só o deixassem jogar futebol, se tivesse notas boas na escola. Como isso aconteceu, ele pode jogar nos times do US Cepoy, CD Bellegarde e USM Montargis.

Depois é que foi defender o RC Fontainebleau. Nessa época, com apenas 19 anos de idade,  envolveu-se em um grave acidente de carro, quando sofreu pequenos ferimentos, mas seu amigo Guy Beaudot perdeu a vida.


Casou-se em abril de 1969, com a jovem Bernadette, com quem já vivia há algum tempo.O primeiro filho do casal, Laurent, nascido em dezembro de 1969, é atualmente o treinador do Sub-18 de Futebol Club-Aregno Calvi, Corsica. Ele se converteu depois de passar um ano na Divisão de Honra da Calvi como jogador. O casal teve um segundo filho, Frederick. 

Em 1970 Jean-Pierre foi jogar no Nîmes Olympique. Em 1973, com 22 anos transferiu-se para o Nice, um time grande, quando deixou de atuar cioo atacante e passando a ser zagueiro. Em 1977 jogou no Paris Saint Germain. 

Em 1979-1980 defendeu o FC Mulhouse. E finalmente em 1980, 1981 e 1982 atuou pelo FC Chalon, todos clubes franceses.

Foi em 17 de março de 1982, quando defendia o FC Chalon, que Adams teve uma ruptura ligamentar no joelho. Foi hospitalizado em Lyon e teve um broncoespasmo após tomar a anestesia, e isso gerou problemas de oxigenação no cérebro dele, entrando em estado de coma.

Depois de ficar um certo tempo no hospital e sem qualquer possibilidade de recuperação, foi levado para casa, que teve de passar por uma série de modificações, por conta da esposa Bernardete. Segundo o jornal inglês "The Guardian", isso colocou a família de Adams em sérias dificuldades financeiras.

Várias entidades fizeram doações, entre elas a Federação Francesa de Futebol (FFF), que em dezembro de 1982 doou 25 mil francos e depois 6 mil francos semanais, e os clubes Nimes e PSG, em que ele jogou, que doaram cada um, 15 mil fracos. 

A Variétés Club de France, entidade que existe até hoje e é apoiada por ex-jogadores como Zinedine Zidane, Michel Platini e Jean-Pierre Papin, também fez uma partida a fim de angariar fundos para a causa.

Embora em coma, Jean-Pierre sente, cheira, ouve e se assusta quando um cachorro late. Ele só não consegue ver e falar, disse Bernardette em uma entrevista concedida em 2007. Em 2012, a mulher de Adams falou ao "Midi Libre" sobre o caso: "Tive a sensação de que o tempo parou em 1982". Ela segue ao lado do marido até hoje.

No ano passado, testes realizados por um neurologista especializado em lesões cerebrais comprovaram que Adams teve sério comprometimento. No entanto, Bernardette rechaçou a ideia da eutanásia. "Isso é impensável", avaliou. (Pesquisa: Nilo Dias)

Jean-Pierre, no seu tempo de atleta. (Foto: Divulgação)