Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

De Humberto I a Vila Mariana

Em 1 de setembro de 1914 foi fundado em São Paulo, capital, por membros da colônia italiana o Esporte Clube Humberto Primo, cujo nome homenageava a um rei daquele país. O clube tinha sua sede na rua Domingos de Moraes, 1768. Em 30 de outubro de 1942 mudou a denominação para Esporte Clube Vila Mariana.

Trata-se de um clube centenário que tem uma bonita e rica história. Nos seus 100 anos de atividades viu passarem por suas hostes nomes de expressão do esporte brasileiro e da música brasileira, como o lutador campeão mundial de boxe, Éder Jofre, os cantores Adoniran Barbosa e Cauby Peixoto, o goleiro bicampeão mundial Gilmar dos Santos Neves e o lendário presidente corinthiano Vicente Matheus, além de uma infinidade de políticos, empresários e artistas.

Nos seus áureos tempos o Esporte Clube Vila Mariana foi o grande destaque da vida cultural, esportiva e social do bairro. A história do clube remonta ao começo do século passado e aos tempos de ouro do futebol varzeano paulistano.

Fundado como Esporte Clube Humberto I, em razão da rua onde teve sua primeira sede, a agremiação viveu tempos de gala no futebol amador, chegando até a participar de algumas competições promovidas pela antiga Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), que durante quase 20 anos mandou e desmandou no futebol em todo o Estado de São Paulo. 

Longe ainda do profissionalismo, a Associação Paulista de Esportes Profissionais (APEP), entidade que comandava o futebol naquela época, organizava campeonatos como a Divisão Municipal, que era dividida nas Séries A e B. O Humberto Primo participou em 1922, pela primeira vez, da Série B, competição que reuniu, além dele, os seguintes clubes:

Aliança do Norte Futebol Clube, Associação Atlética ABC, Associação Atlética Concórdia, Associação Atlética Guanabara, Associação Atlética Liberdade, Associação Atlética Maranhão, Associação Atlética Ordem e Progresso, Associação Atlética Paulista, Associação Atlética Paulistana, Associação Atlética São Geraldo, Associação Atlética Sul América, Brasil Esporte Clube, Busiris Futebol Clube, Castellões Futebol Clube, Comercial Futebol Clube, Éden Liberdade Futebol Clube, Esporte Clube Aliança Militar, Estrela da Saúde Futebol Clube, Flor do Belém Futebol Clube, Oriente Futebol Clube, Osasco Futebol Clube, Paulista Futebol Clube, Rio Branco Futebol Clube, Spartanos Futebol Clube, Touring Futebol Clube, Tremembé Futebol Clube e Voluntários Futebol Clube.

Em 1935 foi convidado a disputar a Primeira Divisão Paulista, mas com o fim da Liga, a equipe acabou se afastando do profissionalismo.

Ainda com a denominação de Humberto I, em 1936 o clube foi campeão do Torneio Início do Paulista da APEA, ganhando no jogo final da Portuguesa de Desportos, que naquele ano foi campeã estadual. 

Depois de alguns anos, o clube transferiu sua sede para a Rua França Pinto, no prédio onde hoje se encontra a loja de instrumentos musicais Vitale. Em 1942, com o advento da Segunda Guerra Mundial, o Humberto I foi obrigado a mudar o nome para Esporte Clube Vila Mariana, em razão de um decreto governamental que proibia clubes com denominações estrangeiras.

O Brasil declarara guerra aos países do Eixo, e começou uma perseguição às colônias desses países no Brasil. Do mesmo modo, o Palestra Itália, temendo ser fechado e perder seu patrimônio, mudou de nome, passando a se chamar Palmeiras. Palmeiras e Humberto I tiveram ligações históricas, já que os dois foram fundados por famílias italianas.

Na década de 40, já com o novo nome, começou a ser erguida a sede atual, na rua Domingos de Morais, 1768, próximo a Estação do Metrô Vila Mariana, que foi inaugurada na década de 1950 com uma grande festa. Ali, durante muitos anos foram realizados campeonatos, concursos, shows, bailes e espetáculos. 

O clube ganhou destaque ao promover essas festas em seu salão social, que costumavam contar com a presença de artistas famosos  da época, como Vicente Leporace, Francisco Petrônio, Adoniran Barbosa, Ângela Maria e muitos outros.

No seu apogeu, que durou até o final dos anos 80, o clube chegou a ter dois mil associados. A decadência aconteceu por uma série de fatores, que fizeram com que os clubes começassem a experimentar um declínio.

Como se não bastasse tudo isso, nos anos 90 foi construída no bairro uma unidade do SESC, que trouxe mais prejuízos ao Vila Mariana, que não tinha como competir em termos estruturais com a nova concorrente. E aos poucos o clube também foi perdendo terreno para os condomínios e suas entidades privativas.

Atualmente o Vila Mariana restringe-se à prática de atividades esportivas em sua quadra, como vôlei e futebol de salão, além de ginástica, aulas de dança e à piscina.

O salão social ainda é alugado para eventos como festas e casamentos. Ainda assim o clube possui uma diversificada estrutura capaz de proporcionar lazer a todas as idades.

O clube se mantém através dos pagamentos das mensalidades dos sócios e das escolinhas de vôlei e futsal e nunca teve dívidas, e nem qualquer ajuda financeira do governo na formação de atletas no clube ou do clube.

O centro esportivo conta com uma área construída de 2.149 m² e apenas a academia, escolinha de futsal e vôlei são próprias, o restante das modalidades esportivas que tem no local (Badminton, Capoeira e Dança do Ventre) são de terceiros.

O espaço é alugado para professores de outros esportes ensinarem os seus alunos. É importante ressaltar que os pisos das quadras de Futsal, Vôlei e Badminton, foram feitos com uma tecnologia chinesa de última geração que amortece melhor as quedas.

Quem está acostumado com quadra de cimento ou madeira consegue sentir a diferença. A quadra está disponível para locação assim como o salão para festas e eventos que é bastante requisitado para confraternizações.

O Esporte Clube Vila Mariana disponibiliza a primeira aula grátis para qualquer aluno que queira conhecer. Para quem tiver interesse, é só ir até a sede levando duas fotos 3X4 e se matricular.

As escolinhas de futsal e vôlei possuem mensalidade de 50 reais e nas demais modalidades o valor é tratado direto com o professor. O clube está aberto de terça a domingo das 8 às 22 horas. (Pesquisa: Nilo Dias)

Hoje o clube se dedica a atividades sociais. (Foto: Divulgação)