Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A maldição do bode

Este blog trata mais do futebol de campo do que qualquer outro esporte. Mas não existe nenhuma proibição de que não se conte fatos relacionados ao basquete, beisebol,voleibol ou qualquer outro esporte. O que vamos contar hoje é algo único na história dos esportes.

Quando foram fundados, os “Cubs” tinham um dos melhores times de beisebol a época nos Estados Unidos. Durante seus primeiros 75 anos, a equipe conquistou 16 títulos da “National League” e duas “World Series “de forma consecutiva, em 1907 e 1908, respectivamente.

Com várias presenças na final do beisebol americano, a equipe de Chicago tinha tudo para ser um time de glórias e conquistas até hoje, mas tudo mudou por um fato curioso.

Na final da "World Series" de 1945, o “Cubs” enfrentou o “Detroit Tigers”. Os primeiros três jogos foram em Detroit, e a equipe de Chicago foi para seu estádio vencendo a série por 2 X 1, precisando de duas vitórias em três jogos para levar o título após 37 anos.

O grego Billy Sianis comprou dois ingressos, um para si e outro para o seu bode, chamado "Murphy". Sim, o cara levou um bode no estádio e pagou um ingresso para ninguém reclamar. Enquanto o jogo acontecia, o cheiro de "Murphy" atrapalhava quem estava ao redor. Billy, juntamente com o seu bode, foi convidado a se retirar do “Wrigley Field”.

Revoltado, chamou o dono da franquia, que ao perguntado por Billy sobre a sua retirada do estádio, respondeu “porque seu bode fede”, sem mais palavras. Então o grego lançou a maldição, dizendo que o “Cubs” nunca mais conquistaria nada.

Parecia uma bobagem, mas que começou a assustar os torcedores aos poucos. Naquele mesmo ano, o “Tigers” virou a série para 4 X 3 e se sagrou campeão. Depois, o “Cubs” não conquistou mais nada.

Quando esteve perto de chegar a final da “National League”, um gato preto passou em frente ao seu banco de reservas e após isto o cenário se inverteu em apenas oito rodadas.

Desde então, o "Cubs" tem tido uma má sorte lendária. Ao longo de mais de 100 anos, os fãs do “Cubs” vivem a agonia de consecutivos apagões do time na fase final da temporada, mesmo quando a vitória parecia certa.

Nos anos de 1969, 1984, 1989 e 2003, o “Chicago Cubs” esteve perto de avançar para a "World Series" e não conseguiu segurar a liderança até o final do campeonato. Esta falta de sorte é atribuída ao bode por qualquer pessoa que conhece a história, vendo os “Cubs” tendo estranhas e quase cômicas derrotas consecutivas em momentos decisivos.

Com um jejum de títulos desde 1908, o “Cubs” é o time com a maior sequência de derrotas em todos os esportes (se considerados os clubes que já ganharam algum título anteriormente).

O "Chicago Cubs" não vence a “World Series” desde 1908, e muito menos disputava um jogo decisivo desde 1945. Em 2003, o “Cubs” teve a grande chance de espantar esta longa fase sem títulos em uma final de “National League“. Abriu uma vantagem de 3 x 1 um contra o "Florida Marlins", em uma bateria de melhor de sete jogos.

Bastava apenas vencer um jogo nos três restantes para levantar um título depois de tanto tempo. E o time de Chicago ainda tinha a vantagem de jogar as duas últimas partidas em casa. Perdendo para o "Florida", o quinto jogo seria disputado em Chicago. A partida estava tranquila para o “Cubs”, vencendo por 3 X 0 e faltando apenas dois "innings" para o fim (no jogo de beiseball, temos um total de nove "innings", que são equivalentes aos sets no volei e no tênis).

A atmosfera era a melhor possível: depois de 58 anos o “Cubs” estava à beira de ganhar um título, jogar o “World Series” e enfim acabar com a “maldição do bode”. Tudo estava perfeito, até que Luis Castillo, do “Florida Marlins”, rebateu a bola que marcaria a história do beisebol.

A bola voou e se direcionou para a arquibancada, próximo às cadeiras. Esse era o exato local do assento 113, onde estava sentado Steve Bartman. Todos os torcedores do local instintivamente se levantaram e o atleta Moisés Alou, do “Cubs”, correu para tentar evitar que a bola saísse. Se Moisés pegasse a bola, a vitória estaria praticamente certa. Steve Bartman esticou os braços para tentar pegar a bola, e a desviou de Moisés Alou.

Steve nem ficou com a bola, que escapou de sua mão e foi para outra pessoa. Moisés olhou com toda a sua fúria para Bartman, com a certeza de que pegaria a bola. A plateia silenciou apavorada, assim como o time, que parecia não acreditar.

Apesar de ainda estar na frente no placar, o sopro da maldição silenciou o estádio. O “Florida Marlins” iniciou uma reação na casa do “Chicago Cubs”, vencendo o jogo por 8 X 3.

A cena da bola de Steve foi reprisada várias vezes por canais de todo o país e os torcedores em volta de Steve pareciam querer linchá-lo. Bartman saiu do estádio escoltado por seguranças, para não ser agredido.

Steve Bartman era o bode expiatório ideal para alimentar mais ainda a “maldição do bode”, e contra a sua vontade ele virou uma celebridade nacional procurada por jornalistas para entrevistas. Programas de humor caçoavam dele o tempo todo, e toda a torcida do “Cubs” o odiava.

A bola daquele evento foi leiloada em dezembro de 2003 para um restaurante que comprou por US$ 113.824,16 e foi destruída meses depois em um evento público realizado pelo próprio restaurante. A cadeira de Steve Bartman (Seção 4, Linha 8, Assento 113) virou ponto turístico para amantes do beisebol no “Wrigley Field”.

Steve Bartman já recebeu ofertas milionárias para comerciais e filmes, tendo recusado todas elas. Ele não dá entrevistas e nunca mais foi a um jogo de beisebol. Bartman sumiu do mapa, após receber diversas ameaças de morte e o ódio de uma torcida inteira. O “Chicago Cubs” não ganhou aquele “play-off”, e nenhuma sequência decisiva desde aquele jogo. A culpa não é de Steve, é do “Cubs”.

Recentemente no filme “De volta para o futuro 2”, o doutor Brown e Marty McFly chegam ao futuro no dia 21 de outubro de 2015, e anunciam que o “Chicago Cubs” venceria o “World Series”.

Infelizmente a profecia não se concretizou, pois o “New York Mets” atropelou o “Chicago Cubs” em pleno “Wrigley Field”, por 8 X 3, fechando a final da “Liga Nacional” em 4 X 0, carimbando o passaporte para a decisão da "Major League Baseball (MLB)".

Para vencer a maldição se tentou de tudo. Já fizeram com que Sam, o sobrinho de Billy, levasse um bode numa limusine para confrontos da pós-temporada. Não adiantou em nada. 

Um padre grego foi chamado para exorcizar qualquer maldição que rondasse o “Wrigley Field”. Também não adiantou. Até tiraram a culpa da derrota de 2003 das costas de Bartman e o convidaram para voltar ao estádio, mas ele nunca apareceu.

A primeira edição do “World Series” ocorreu em 1903 e, a cada ano, põe fim a uma longa temporada: é uma temporada regular de cinco meses, com 162 jogos, seguida de uma série da Divisão de melhor de cinco e uma série do Campeonato de melhor de sete para cada liga antes do evento principal.

Mas todos os caminhos levam para o “World Series”, pois os 30 times se reduzem a: o campeão da “American League (AL)” contra o líder da “National League (NL)”. O embate se dá em uma série de melhor de sete para definir quem será o campeão do “World Series”.

As partidas se alternam entre uma curta séries de jogos na cidade de cada um dos times. A liga que vencer o “MLB All-Star Game” (uma seleção com os melhores jogadores de cada liga) tem a vantagem de disputar a partida decisiva em seu próprio estádio se a série tiver todos os sete jogos.

O melhor prêmio, claro, é juntar-se aos lendários vencedores do “World Series”. Mas existe também o cobiçado “Troféu do Comissário”, prêmio da MLB aos vitoriosos; e, na temporada seguinte, o time inteiro é presenteado com anéis da “World Series”. Jogadores, técnicos, diretoria, equipe de apoio: todos recebem um anel especial.

O lendário time do uniforme listrado, o “New York Yankees”, venceu 27 vezes o campeonato do “World Series”, mais do que qualquer outro time. Os "Bombardeiros do Bronx", um dos apelidos do time, participaram de 40 campeonatos, o dobro do “Giants”, vencedor do campeonato de 2014 e o 2º participante mais frequente. O “St Louis Cardinals” conquistou 11 títulos; o “Oakland Athletics”; 9 e o “Giants” e o “Boston Red Sox”, oito. Ainda existem oito times que nunca ganharam uma “World Series”.

A “World Series” é uma competição cercada de maldições, condizentes com sua história lendária. Uma delas envolve o “Red Sox”, que não venceu nenhum campeonato entre 1918 e 2004. Superstições e lendas colocam a culpa na "maldição do bambino", referindo-se à venda de Babe Ruth, um dos melhores jogadores de Boston para os “Yankees” em 1920.

E é claro, a maldição que cerca o “Chicago Cubs”, que continua sem vencer um campeonato, o maior jejum da história da liga. Talvez o título só se concretize depois que Steve Bartman for absolvido pelo torcedor. Ou quando levantarem a estátua de uma cabra no “Estádio Wrigley”. Crendices que perpetuam os maiores ídolos e fantasmas de qualquer esporte. (Pesquisa feita em sites na Internet)

Billy Sianis e seu bode são impedidos de entrar no Wrigley Field em 6 de outubro de 1945. (Foto: Estadão)Leia Mais:http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,na-seca-desde-1908--clube-da-mlb-vai-a-final-para-acabar-com-maldicao,1781167l,na-seca-desde-1908--clube-da-mlb-vai-a-final-para-acabar-com-maldicao,1781167Estadao no Twitter