Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pontenovense, um clube centenário

O Pontenovense Futebol Clube, de Ponte Nova, Minas Gerais, foi fundado em 11 de outubro de 1911, por um grupo de cidadãos, que queriam que a cidade tivesse um time de futebol.

E conseguiram o apoio do prefeito da época, o médico e fazendeiro Caetano Machado da Fonseca Marinho, que cedeu uma vasta área plana, da sua “Fazenda do Engenho”, para os treinos do time. Em 1913, o “stadium” já contava com os vestiários e os serviços de água e luz.

A primeira grande vitória do clube, em uma partida oficial, ocorreu em 1914, quando derrotou a equipe da vizinha cidade de Viçosa. Em outras excursões, como às cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte, o time local obteve vitórias memoráveis.

O Pontenovense se estruturou com o passar do tempo. Em 1923 foi publicado o seu primeiro Estatuto; em 1926, foi criada, também de forma pioneira na região, a equipe de basquetebol e, em 1929, foi instalado o seu Departamento Recreativo.

No dia 18 de agosto de 1935, quando a Sede Social ainda funcionava em imóvel alugado, foi inaugurada a Praça de Esportes, numa vasta área adquirida três anos antes, na Vila Oliveira. Aquele espaço ainda possuía quadras para a prática de Vôlei, Basquete e tênis.

O ano de 1950 também marcou a história do Pontenovense. Com festas suntuosas inaugurou-se a Sede Social, feita construir na Avenida Caetano Marinho.

Sete anos mais tarde, com as ruidosas apresentações dos “Aqualoucos” e do campeão sul americano de Saltos Ornamentais, foram inauguradas as duas piscinas da Praça de Esportes.

Outro acontecimento marcante, a criação do Departamento Cultural do Pontenovense Futebol Clube, ocorreu no ano de 1958. Em ofício encaminhado aos associados, o referido Departamento informava que entraram em atividade:

1 - Biblioteca (livros, revistas e jornais, para adultos e crianças). 2 - Secção de Xadrez e Damas. 3 - Escolinha de modelismo (aeromodelismo, modelismo naval). 4 - Jardim de Infância (dentro dos modernos princípios didáticos). 5 - Concursos de arte, com prêmios destinados aos expositores e participantes. 6 - Criação do Boletim do Clube. 7 - Escola de Ballet. 8 - Concertos e Recitais. 9 -  Exposição de Artesanato e Artes Plásticas. 10 - Cursos Práticos de Línguas. 11 - Exibição de Filmes para adultos e crianças. 12 - Excursões Culturais. 13 - Instituição do Clube do Disco e do Cinema e- Palestras periódicas (Literatura, Economia, Educação, Sociologia, Política, Administração, Relações Públicas, Legislação Fiscal e Trabalhista).

Em 2011, o Pontenovense Futebol Clube comemorou o seu centenário. São cem anos de muita história e de muitas glórias.

Nas comemorações do “Centenário”, entre outras realizações foi apresentado o projeto “Minas em Serenata”, com o apoio do SESC-MG, ACIP/CDL, Sindicomércio e Prefeitura Municipal de Ponte Nova.

Para marcar o centenário o Pontenovense Futebol Clube teve sua Historia eternizada em um livro escrito pelo historiador da cidade, Antônio Brant.

Toda a historia de criação e e construção do clube dentro de um contexto político e Histórico regional. O lançamento do livro ocorreu no mês de aniversário e teve uma linda tarde de autógrafos.

Para comemorar um século de existência, o Pontenovense Futebol Clube pautou sua programação em diversas atividades festivas. Como forma de homenagear todos os desportistas, dirigentes e admiradores, que já vestiram a camisa alvi-rubra, aconteceu o “jogo do século”, dia 15/10 de 2011.

A equipe do Pontenovense enfrentou o Esporte Clube Palmeirense que venceu partida classificatória, contra a equipe da Sociedade Esportiva Primeiro de Maio. O jogo ficou empatado em 1 X 1 no tempo normal, e nos pênaltis o Palmeirense venceu por 5 X 4.

A elegância, uma das marcas da sede social do Pontenovense, foi destaque no Baile de Gala, no dia 15. Além de homenagens o evento teve como atração artística a banda Super Som C & A.

As senhoras Maria Auxiliadora Harmendani de Freitas Castro (Dorita), Maria José Marinho Monteiro, Elza Maciel Martins da Silva e Maria Elisa Carvalho apagaram as velas do bolo de 100 anos. O baile em comemoração ao centenáriofoi realizado no dia 15 de outubro.

Ainda foi homenageado José Reinaldo de Lima, ou simplesmente Reinaldo, o maior artilheiro da história do Atlético Mineiro, clube cuja torcida o apelidou de Rei. Oriundo do Pontenovense ele chegou ao “Galo” no final de 1971, sendo considerado por todos como futuro craque (o que realmente se concretizou).

Mostrava habilidade impressionante nos treinos e era sempre o destaque nos jogos das categorias de base. Estreou profissionalmente no Atlético em 1973. (Pesquisa: Nilo Dias)


Uma das formações históricas do Pontenovense Futebol Clube. (Foto: Acervo fotográfico do clube)