Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 25 de julho de 2017

A tragédia de Valley Parade

No dia 11 de maio de 1986 aconteceu uma das maiores tragédias da história do futebol, quando um incêndio de grandes proporções matou 56 torcedores e deixou mais de 250 feridos, no estádio de Valley Parade, em Bradford, na Inglaterra. Na ocasião jogavam as equipes do Bradford City, já campeão e do Lincoln City, pela Terceira Divisão Inglesa.

O fogo começou pouco antes do término da primeira etapa na Tribuna de Honra, construída em 1908. O árbitro da partida, Don Shaw, avisado por uno dos seus auxiliares terminou o primeiro tempo três minutos antes.

Graças a isso a maior parte dos torcedores conseguiu pular para o campo de jogo, pondo-se a salvo, visto que os portões estavam fechados para evitar que alguém entrasse sem pagar ingresso.

As investigações realizadas depois da tragédia, concluíram que a causa do incêndio foi um cigarro mal apagado, jogado no lixo acumulado de anos, abaixo dos assentos de madeira, causando um efeito devastador.

Em questão de quatro minutos o fogo se espalhou. Não fosse a ação de um torcedor eu pediu socorro aos fiscais de segurança do estádio, a tragédia poderia ter sido maior.

Morreram 54 torcedores do Bradford e dois do Lincoln. A maioria morreu esmagada em uma das saídas, que estava fechada e ficaram presas nas roletas. Outros morreram tentando sair pelos banheiros. Também pereceram dois idosos sentados na arquibancada, incluindo um ex-presidente do Bradford City, Sam Firth, de 86 anos.

O desastre poderia ter ceifado mais vidas, não fosse também o heroísmo de algumas pessoas que salvaram muitos torcedores, forçando as saídas do estádio, enquanto populares nas ruas ajudaram a arrebentar os portões, permitindo a fuga dos torcedores em pânico.

Ainda bem que o velho e arcaico estádio não tinha tela de proteção que impedisse parte da torcida de ir para dentro do gramado. Se existisse a tela, certamente o número de mortos chegaria a milhares de pessoas.

A tragédia serviu para que as autoridades britânicas decidissem por aplicar uma nova legislação que combatesse a insegurança e os atos de vandalismo, nos estádios esportivos.

Como consequência do devastador incêndio, o Bradford City se viu obrigado a jogar suas partidas na temporada 85/86 e na primeira rodada de 86/87 em outros estádios. Estas foram jogadas no Odsal Stadium, de Bradford, propriedade do Bradford Bulls, no Leeds Road, do Huddersfield Town e no Elland Road, do Leeds United. Em 14 de dezembro de 1986, perante um público de 15 mil torcedores foi inaugurado o novo estádio do Bradford City.

O Valley Parade foi construído em 1886, servindo de sede ao Manningham Rugby Football Club, até 1903, quando a equipe deixou de praticar o rugby football, e trocou sua atividade principal para o futebol, passando a chamar-se Bradford City.

Desde então o Valley Parade passou a ser o local de jogos do clube, ainda que o estádio fosse propriedade de um fundo de pensões. O presidente da instituição era Gordon Gibb. Em 17 de março de 1932, o Bradford City adquiriu a área.

O estádio também serviu para os jogos do Bradford (Park Avenue) por uma temporada e pela equipe de rugby Bradford Bulls, por dois anos. Assim como para jogos das seleções menores da Inglaterra.

O arquiteto Archibald Leitch foi encarregado da remodelação do estádio quando o Bradford City subiu para a Primeira Divisão do futebol inglês, em 1908. Desde então o estádio não experimentou maiores reformas até 11 de maio de 1985, data da tragédia.

O público recorde no estádio aconteceu em 1911, quando 39.146 torcedores assistiram o jogo entre Bradford City X Burnley, pela FA Cup.