Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Petković, o "Rambo" sérvio (1)

Dejan Petković, foi um dos grandes jogadores que vestiram a camisa do Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, em toda a sua história. Não era brasileiro. Nasceu em Majdanpek, Sérvia, antiga Iugoslávia, no dia 10 de setembro de 1972.

Ainda jovem mudou-se para a cidade de Niš para jogar nas categorias de base do clube local, o Radnički Niš. Estava seguindo os passos do irmão mais velho, Boban, e do pai, Dobrivoje, que também foram jogadores desse clube.

Tornou-se o mais jovem jogador da história do futebol iugoslavo a atuar numa partida oficial, estreando em 25 de setembro de 1988 (quando tinha 16 anos e 15 dias de idade) em vitória por 4 X 0 sobre a equipe bósnia do Željezničar Sarajevo.

No Radnički, ganhou o apelido pelo qual ficou conhecido em sua terra natal, “Rambo”, em referência ao personagem de Sylvester Stallone, por seu físico robusto à época. Até hoje, faz contribuições ao seu primeiro clube, entre material esportivo e dinheiro.

O grande salto na sua carreira ocorreu em 1991, quando foi para o poderoso Estrela Vermelha, de Belgrado, capital da então Iugoslávia e que recém havia conquistado o título da “Copa dos Campeões da UEFA”. Ficou no clube até 1995.

Em sua primeira temporada, 1991/1992, o Estrela Vermelha foi campeão iugoslavo e faturou também a “Copa Intercontinental”, mas Petković não chegou a ter participação relevante nos dois títulos.

Ainda não havia conseguido espaço no elenco, repleto de jogadores de renome inclusive internacional, como Dejan Savićević, Darko Pančev, Siniša Mihajlović, Vladimir Jugović e Miodrag Belodedici.

Aquela edição, a última do campeonato iugoslavo a ter contado com equipes macedônias e bósnias, marcou também a saída destes astros que, com o agravamento da Guerra Civil Iugoslava, foram jogar no exterior.

A equipe do Estrela precisou então ser reformulada e “Rambo” finalmente obteve chances. Por dois anos, foi o arquirrival Partizan quem faturou o campeonato. Até que, na temporada 1994/95, Petković foi o grande nome no meio-campo do grupo que reconquistou a liga iugoslava.

Ele foi o único campeão a jogar as 36 rodadas, sobressaindo-se em relação a colegas que posteriormente tiveram mais prestígio na Europa que ele, como Goran Đorović, Darko Kovačević e Dejan Stanković.

Depois dessa conquista, foi contratado pelo Real Madrid. Quem esperava que explodisse no grande clube espanhol, se enganou. Isso não aconteceu. Contratado em agosto, foi obrigado a ficar por mais cinco meses no Estrela Vermelha, que se classificou para a fase preliminar da Liga dos Campeões da UEFA de 1995.

O clube acabou eliminado precocemente, mas Petković só chegou ao Real em dezembro. Apesar de ter feito uma estreia de luxo, em que marcou o gol da vitória do seu time por 3 X 2 no clássico contra o Atlético de Madrid, em jogo amistoso realizado no dia 29 de dezembro em Alicante, valendo o “Troféu de Natal”, não conseguiu mais chances com o técnico Jorge Valdano.

Em razão disso, ele foi emprestado ao Sevilla, dando espaço para o Real contratar o croata Davor Šuker. O empréstimo durou quatro meses.

No Sevilla, Petković foi titular, mas era quase sempre substituído, sob a justificativa de que só ficaria no clube até meados de 1996 e o clube precisava armar um esquema sem ele.

Pet não teve sorte mesmo. Na mesma rodada em que estreou pelo Sevilla, o Real perdeu e Valdano foi demitido. Para piorar, fraturou o pé pouco tempo depois.

Quando o empréstimo terminou e ele voltou ao Real, desentendeu-se com o novo treinador, o italiano Fabio Capello, e foi novamente emprestado, desta vez para o Racing Santander.

Teve uma passagem ruim pelo Racing. Foi quando aceitou convite do time brasileiro do Vitória, da Bahia, que o descobriu após participar de um torneio amistoso em que o sérvio se destacou pela equipe B do Real.

O rubro-negro baiano, em parceria com o Banco Excel, contratou também as estrelas Túlio e Bebeto. O "gringo" veio justamente para substituir Bebeto, que fora para o Botafogo, do Rio de Janeiro.

Inicialmente, o grande objetivo de Petkovick, ao aceitar a proposta de empréstimo ao Vitória, era jogar bem para atrair nova atenção europeia.

Desconhecido no Brasil, poucas eram as expectativas em cima dele, que, logo na estreia, contra o União São João, marcou um gol de falta e deu passe para Túlio também marcar no empate por 2 X 2 contra o time paulista.

Em oito partidas em 1997, marcou duas vezes. Em 1998, começou o ano em ritmo vagaroso, marcando poucos gols, mas ainda assim se destacando.

Acabou sendo vice-campeão do Campeonato Baiano e do torneio regional, contabilizando 11 gols nas duas competições.

No Brasileirão de 1998 marcou 14 gols em 21 partidas, fazendo com que o São Paulo chegasse a oferecer suas promessas França e Dodô por ele, na época.

Seus gols e assistências ficaram marcados na memória da torcida leonina, com a boa fase seguindo no ano seguinte, o do centenário do Vitória. No Estadual foi o artilheiro com 19 gols em 16 jogos.

Porém, se machucou, quando da final do Campeonato Baiano de 1999, marcada por guerras judiciais. A Justiça achou por bem declarar Vitória e Bahia campeões.

Em 1999, Petković também se consagrou como artilheiro da Copa do Brasil, ao lado de Romário, mesmo com o Vitória sendo eliminado ainda nas oitavas-de-final frente ao Palmeiras.

Petković conseguiu seu retorno ao futebol europeu, sendo contratado pelo Venezia, da Itália, indo no meio do ano para jogar a temporada 1999-2000.

Em agosto de 1999, mesmo tendo saído recentemente, o iugoslavo foi eleito pela “Revista Placar”, com 44% do júri popular o maior jogador do Vitória no século XX.

Na Europa, "Pet" ficou novamente sem espaço, decidindo aceitar um retorno ao Brasil no semestre seguinte, no início de 2000, desta vez para o Flamengo, do Rio de Janeiro, que pagou 7 milhões de dólares por sua contratação.

No primeiro semestre de 2001, após um fraco Torneio Rio-São Paulo do Flamengo, Petković viveu uma das melhores fases de sua carreira. Conquistou dois títulos estaduais e um nacional.

Destacou-se especialmente por suas ótimas cobranças de faltas, sendo que duas foram decisivas em finais daquele ano contra o Vasco da Gama (Campeonato Carioca) e São Paulo (Copa dos Campeões).

No coração da massa rubro-negra, Petković virou "Pet". Com tantos momentos marcantes, incluindo ainda um em que a torcida cantou-lhe parabéns em partida realizada no dia de seu aniversário, o sérvio finalmente passou a considerar o Brasil sua segunda casa.

Afetado por três meses de salários atrasados, chegou a ajuizar ação contra o clube para obter seu passe na véspera do segundo jogo da semifinal da Copa Mercosul de 2001, fora de casa, contra o Grêmio, dias antes também da partida decisiva contra o Palmeiras que poderia livrar a instituição do rebaixamento.

Porém, no início de 2002, o ambiente voltou a ficar ruim na Gávea, com a perda da Copa Mercosul nos pênaltis para o San Lorenzo (a decisão seria em dezembro de 2001, mas a partida na Argentina teve de ser adiada para janeiro em razão dos tumultos populares gerados pela crise econômica que assolava o país).

E, posteriormente, com a decepcionante campanha na Libertadores, onde o Flamengo foi eliminado na primeira fase, ficando em último em seu grupo. O time também ficou longe das fases finais do Torneio Rio-São Paulo e do Campeonato Carioca de 2002.

Chegou ao Vasco da Gama no meio de 2002, em surpreendente transferência do rival, não chegando a ser campeão carioca pelo clube cruzmaltino, pois se transferira pouco antes para o futebol chinês.

Começava a cair nas graças da torcida quando foi anunciada sua saída em virtude de um contrato de mais de R$ 10 milhões oferecido pela equipe chinesa do Shanghai Shenhua.

Após um ano na China (onde faturou o campeonato local), chegou a ser sondado pelo Botafogo, justamente o único grande time carioca que ainda não defenderia. Petković voltou ao Rio de Janeiro para jogar novamente no Vasco, durante o Campeonato Brasileiro de 2004.

Tendo liderado a equipe na campanha que garantiu a permanência, marcando 18 gols e distribuindo 11 assistências (sendo artilheiro e maior "garçom" do elenco), Petković recebeu finalmente sua primeira Bola de Prata da Revista Placar, tornando-se o primeiro (e, até o holandês Clarence Seedorf ganhar a sua, em 2013, o único) europeu a ganhar a premiação. (Continua amanhã) (Pesquisa: Nilo Dias)